O que é o método CAWPILE de avaliação de livros?

by - 09:18

 


Já comentei algumas vezes que 2022 está sendo meu ano de organização e planejamento. Minha rotina está cada vez mais estabelecida e já compartilhei algumas ferramentas que têm me ajudado a tornar isso possível.

Uma das ferramentas que compartilhei chamou a atenção de vocês principalmente lá na Twitch, onde comento bastante sobre ela. A planilha que uso foi disponibilizada pela Book Roast neste vídeo e é feita usando o método CAWPILE. Mas, afinal, o que é CAWPILE?

CAWPILE é um método de avaliação de livros. A ideia do CAWPILE é ajudar a avaliar o livro com base em alguns critérios: personagens (Characters), ambientação (Atmosphere), escrita (Writing Style), enredo ou trama (Plot), envolvimento (Intrigue), lógica (Logic) e prazer ou divertimento (Enjoyment).  

Para cada um dos critérios o leitor dá uma nota de 1 a 10 e, para chegar na nota geral do livro, é preciso fazer uma média: somar as notas dos critérios e dividir por 7. O número final seria a nota mais assertiva. A lógica é:

1.1-2.2 = ⭐

2.3-4.5 = ⭐⭐

4.6-6.9 = ⭐⭐⭐

7-8.9    = ⭐⭐⭐⭐

9-10     = ⭐⭐⭐⭐⭐

Cada um pode usar o método da forma que achar melhor, seja para avaliar melhor os livros em plataformas como Goodreads e Skoob, seja para criar conteúdo sobre livros ou apenas para ter um entendimento melhor de como viveu a experiência de ter lido um livro. 

Esse método tem me ajudado bastante a entender as notas que antes eu dava de forma mais intuitiva, me ajuda a pensar mais a fundo em elementos do livro e da história e tem sido um belo registro das minhas leituras, ainda mais usando uma planilha que calcula tudo automaticamente. 

Venho usando a planilha tanto para guardar as leituras à medida que vou montando minhas TBRs, quanto para registrar livros que vou tendo contato à trabalho, mas que não posso marcar no Skoob ou Goodreads porque são confidenciais ou ainda não foram lançados. Assim consigo ver perfeitamente quando li o livro, o que avaliei nele e diversas outras informações que são englobadas pela planilha.

Uma das partes mais legais é que, como a planilha é toda automatizada, ao final do ano, poderei ter uma visão enorme sobre as leituras com gráficos e estatísticas (alô conteúdo futuro). Ao lado dessa planilha venho descobrindo cada vez mais ferramentas de organização e registro e está sendo uma experiência incrível tanto como leitora, quanto como pessoa que trabalha e vive os livros. 

E aí? Já conhecia o método CAWPILE ou ficou interessado? ♥

Participe do grupo exclusivo no Telegram para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados ♥

You May Also Like

0 comments