O que é um romance de formação?

by - 08:05


Você com certeza já deve ter ouvido falar de algum livro classificado como um romance de formação. Mas, afinal, o que é o tal do romance de formação?

O Bildungsroman, ou romance de formação, é um tipo de romance cujo enredo tem como um dos elementos centrais o processo de desenvolvimento de um personagem, seja esse processo físico, psicológico, emocial etc. O romance de formação é conhecido também como Bildungsroman por ter tido Wilhelm Meisters Lehrjahre, ou Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, do autor alemão Johann Wolfgang von Goethe, como marco inicial do que viria a se tornar um subgênero literário.

O romance de formação não precisa, necessariamente, acompanhar a vida inteira de um personagem, mas a cronologia tem um papel importante nesse subgênero. O processo de amadurecimento durante um determinado período de transição é o que caracteriza o romance como um romance de formação. Os momentos vividos pelo protagonista são responsáveis por moldar sua personalidade e lapidá-lo até determinado ponto.

A narração pode ser tanto em terceira quanto em primeira pessoa, ficando a critério do autor e da forma como ele acredita que representará melhor essa jornada do personagem.

ROMANCE DE FORMAÇÃO X A JORNADA DO HERÓI

Ao contrário do romance de formação que ficou conhecido como uma categoria dentro da literatura, a jornada do herói é uma estrutura de storytelling que tem como princípio a realização de algumas etapas vivenciadas pelo herói para alcançar o sucesso.

A jornada do herói não precisa se passar em um intervalo grande de tempo (como acontece com o romance de formação) e o romance de formação não precisa, necessariamente, da jornada do herói para sustentar seu enredo.


Inscreva-se na newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados. Faça parte da newsletter feita para os amantes dos livros ♥

You May Also Like

0 comments