Cursos para quem quer trabalhar no mercado editorial

by - 04:30


Trabalhar com livros se tornou um sonho que, aos poucos, vou transformando em realidade e sei que outras pessoas compartilham dessa mesma vontade. Aqui no blog eu já havia feito um post com graduações para quem quer trabalhar com livros, mas sempre recebo perguntas de indicações de cursos para quem quer trabalhar no mercado editorial e decidi montar uma lista com alguns dos sites e plataformas que conheço que oferecem esse tipo de serviço. É uma boa forma de se especializar cada vez mais e aprimorar o currículo ou de aprender um pouquinho sobre a indústria do livro com quem trabalha na área. 

Abaixo vou listar alguns cursos para quem quer trabalhar no mercado editorial, mas se você quiser saber um pouco mais do que penso de cada uma dessas opções, assista ao vídeo postado no canal aqui ou logo abaixo aqui mesmo no post. 

UNIVERSIDADE DO LIVRO

A Universidade do Livro, da Editora UNESP, foi um dos primeiros sites que conheci que oferecem cursos voltados para o mercado editorial e fiz meus primeiros cursos da área aqui. Eles oferecem vídeo-aulas online, gravadas, com apostilas e exercícios, além terem uma rotatividade de cursos interessante. Os cursos geralmente são de curta duração, com poucas semanas. 

LABPUB

O LabPub oferece alguns dos cursos mais atualizados do mercado, com profissionais que atuam em conhecidas e renomadas editoras e as aulas são ao vivo, mas podem ser assistidas gravadas posteriormente. Existem cursos de curta duração, com temáticas específicas, mas também é são oferecidos MBAs e pós-graduações para quem se interessar por algo mais demorado. 

CASA EDUCAÇÃO

A Casa Educação oferece alguns cursos bem parecidos com o LabPub e em formatos bem semelhantes, de aulas ao vivo, além de MBAs, pós-graduações e formações. 

A VIDA DO LIVRO

A Vida do Livro é um curso online que pretende ensinar e detalhar todas as etapas da feitura de um livro e debater o universo que o orbita, da concepção da ideia à comercialização e aos horizontes de futuro para o produto. Ministrado por Daniel Lameira. 

BOOKNANDO

A Booknando é uma plataforma de cursos online voltada principalmente para os livros digitais e ebooks. Além de cursos pagos que são referência para quem trabalha com conversão e publicação de livros digitais, existem cursos gratuitos e introdutórios. 

CASA PLANA

Apesar de oferecer poucos cursos e de forma mais esporádica, a Casa Plana tem cursos com um viés mais moderno e focado em tendências, principalmente para profissionais do design. 

NESPE

O Nespe oferece pós-graduações e cursos presenciais, no Rio de Janeiro, voltados para o mercado editorial. Durante a pandemia as aulas estão acontecendo de forma online e os cursos são de média duração, em torno de 5 meses. 

DICAS GRATUITAS PARA ESTUDAR E APRENDER SOBRE O MERCADO EDITORIAL E O TRABALHO COM LIVROS

PUBLISHNEWS

O Publish News é um site voltado para notícias sobre o mercado editorial brasileiro. Além de notícias, o site conta com releases, artigos escritos por pessoas da área, lista de mais vendidos, um podcast próprio e uma newsletter. É uma boa forma de se informar a respeito do que acontece na indústria do livro aqui no Brasil, é uma excelente ferramenta para ficar a par de tendências e opiniões de quem trabalha e atua nas editoras brasileiras, além de oferecer conteúdo gratuito diariamente. 

REEDSY LEARNING

Para quem pode ler em inglês (ou recorrer ao Google tradutor), o Reedsy Learning é uma plataforma que oferece uma infinidade de "cursos" bem pontuais e breves a respeito da indústria do livro, desde dicas para autores que recorrem à autopublicação, ao funcionamento de algumas das maiores editoras do mundo, ao algoritmo da Amazon. As informações são enviadas via newsletters, com pílulas diárias para melhor absorção do conteúdo. 

Inscreva-se na newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados. Faça parte da newsletter feita para os amantes dos livros ♥

You May Also Like

1 comments

  1. Nunca havia lido um texto com essa finalidade, ajudar em relação a formação de um desejável futuro, muito bom!



    Bela sem a Fera

    ResponderExcluir