Resenha: O que é a vida?

by - 11:11

 


Depois de Respire, tenho ficado cada vez mais atenta aos livros de não ficção da Editora Intrínseca, especialmente voltados para desenvolvimento pessoal e conhecimentos a respeito da forma como ocupamos o mundo.

Além disso, nos últimos tempos criei o hábito de acordar mais cedo que o normal para estudar assuntos que me interessam. É meu tempinho diário, um ritual necessário, que dedico apenas a consumir algum conteúdo que acrescente algo para além do trabalho ou das obrigações diárias. Pensando nisso, quando encontrei O que é a vida? me senti tentada a inserir a leitura nessa rotina.

Saiba mais sobre o livro escrito pelo ganhador do prêmio Nobel, Paul Nurse, na resenha de O que é a vida?

"O renomado geneticista e biólogo celular Paul Nurse dedicou a carreira a desvendar o funcionamento de células vivas. Em O que é a vida?, ele aceita o desafio de descrever o ciclo celular e, consequentemente, o que significa estar vivo de um jeito descomplicado e elegante, acessível a todos os leitores.

Para explicar o que é a vida, Nurse aborda cinco grandes ideias que são a base da biologia: a célula, o gene, a evolução por seleção natural, a vida enquanto química e a vida enquanto informação. Além de tratar de questões fundamentais e contar sobre o próprio trabalho e suas importantes descobertas (como quando identificou o gene cdc2), ele apresenta outros cientistas que contribuíram para os avanços mais notáveis. E, ao falar de suas experiências dentro e fora do laboratório, compartilha conosco os desafios, os lances de sorte e os momentos emocionantes de revelações.

Com uma linguagem direta e clara, o autor escreve sobre a riqueza da vida, conferindo à biologia o devido reconhecimento em nosso tempo. Afinal, para sobreviver aos desafios que enfrentamos todos os dias doenças, mudanças climáticas, pandemias, perda da biodiversidade e segurança alimentar, é vital que todos nós entendamos o que é a vida em seu estado mais primordial."

 

FICHA TÉCNICA
Título: O Que é a Vida?
Autor: Paul Nurse
Páginas: 256
Ano: 2021
Editora: Intrínseca
Nota: 3,5
Compre: Amazon 
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA

 

O que é a vida? Talvez essa seja a pergunta mais frequente já feita. Filósofos ao longo da história tentaram responder essa pergunta, escritores buscaram inspiração nos mistérios da vida para algumas das melhores histórias que conhecemos e até mesmo nós, em crises existenciais diárias, nos perguntamos sobre o que nos fez chegar até aqui. Paul Nurse, ganhador do prêmio Nobel, decidiu aceitar o desafio de responder a essa pergunta pelas lentes da biologia.


Nurse parte do princípio de que a vida é construída em cinco passos: a célula, o gene, a evolução por seleção natural, a vida enquanto química e a vida enquanto informação. Ao longo de cinco capítulos centrais o autor explica, de forma didática, acessível e divertida, algumas das questões centrais da biologia e do entendimento biológico para um entendimento maior sobre o que é a vida e de onde ela vem.

Assim como os livros de Stephen Hawking, O que é a vida?, de Paul Nurse, busca tornar o conhecimento mais acessível, mesmo para quem não tem esse tipo de livro como leitura comum. O autor mescla as explicações a respeito dos cinco passos da vida ou da biologia com suas experiências, reflexões de filósofos e analogias que tornam a compreensão das informações bem mais fácil.


Em tempos sombrios envoltos pelo negacionismo, Paul Nurse tenta reconquistar a confiança na ciência por meio dos ensinamentos básicos, que servem de fundação para tudo o que a ciência e a medicina se utilizam hoje. Assim como
Medicina Macabra 2O que é a vida? é publicado em um momento extremamente propício e necessário.

O conteúdo dos cinco capítulos centrais é interessante, mas não foge do que encontramos em livros didáticos ou aulas de biologia comuns, então a maior parte do livro acaba não saindo do que é óbvio (afinal, seu conteúdo é baseado em fatos e não em interpretações). Por isso, talvez, a leitura pode ser repetitiva para quem já teve contato com essas informações e, talvez, não tenha tanto interesse em relembrá-las no formato de um livro comercial. A linguagem lembra bastante a de textos como da revista Superinteressante, que trazem a mesma proposta.



Os ensaios finais, a meu ver, são o ponto alto do livro. É por meio deles que o autor mostra sua voz e discorre sobre a importância da informação pura e simples para a vida. Como jornalista e comunicadora, me pego refletindo constantemente sobre isso e é interessante ter essa visão por parte de um pesquisador tão renomado quanto Paul Nurse. O autor fala como coletar informações está relacionado a um senso de propósito e constrói o argumento com embasamento científico.

O que é a vida? fala também sobre a importância do conhecimento para entender nosso papel na terra e a forma como coexistimos. Paul Nurse traz um livro interessante, rico e oportuno para uma nova geração de leitores.

Gostou da resenha e quer uma indicação de livro do gênero? Então conheça Respire: A Nova Ciência de Uma ArtePerdida!


Participe do grupo exclusivo no Telegram para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados

You May Also Like

0 comments