Resenha: Respire: a nova ciência de uma arte perdida

by - 08:13

 


Você já parou para pensar na sua respiração? Você percebe sua respiração ao longo do dia? E se eu te contasse que a sua respiração influencia nas suas emoções? Na sua saúde física? Na forma como os seus dentes estão alinhados? No seu comportamento? 

Respire: A Nova Ciência de Uma Arte Perdida é um livro essencial e uma leitura imprescindível no momento em que vivemos. Com níveis de ansiedade e estresse altíssimos, além de doenças respiratórias cada vez mais frequentes, é importante olharmos para a nossa respiração e entendermos o que podemos fazer para respirar melhor e, consequentemente, viver melhor. 

Entenda mais sobre como isso é possível e porque a maior parte de nós está respirando errado com a resenha de Respire: A Nova Ciência de Uma Arte Perdida.


"Não há nada mais essencial para a nossa saúde e bem-estar do que a respiração. Apesar disso, a espécie humana parece ter desaprendido a respirar corretamente, e os maus hábitos nos trouxeram graves problemas.

Ao visitar escavações de antigas catacumbas, instalações soviéticas secretas, corais em Nova Jersey e ruas poluídas de São Paulo, o jornalista James Nestor procurou descobrir o que deu errado e o que é possível fazer para corrigir isso. O autor entrevistou homens e mulheres que estudam a ciência esquecida de antigas práticas de respiração e testou crenças há muito enraizadas sobre como respiramos. O que ele descobriu foi que basta um pequeno ajuste na forma de inspirar e expirar para melhorar o desempenho de um atleta, rejuvenescer nossos órgãos, deter o ronco, a asma e doenças autoimunes e até endireitar colunas com escoliose.

Valendo-se de textos médicos milenares e dos estudos científicos mais recentes nas áreas de pneumologia, psicologia, bioquímica e fisiologia humana, James Nestor promete transformar tudo que o leitor acreditava saber sobre nossa função biológica mais básica."


FICHA TÉCNICA
Título: Respire: A Nova Ciência de Uma Arte Perdida
Autor: James Nestor
Ano: 2021
Páginas: 288
Idioma: Português
Editora: Intrínseca
Nota: 5
Compre: Amazon / Submarino / Americanas
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA


Sabe quando você está extremamente cansada, agitada, com raiva, passando por um momento difícil, e alguém vira pra você e fala “respira”? Geralmente isso pode até causar mais frustração em quem ouve, mas é um dos melhores conselhos que alguém poderia receber: respire. Respire. Respire. Respire. O modo como respiramos interfere em nossos resultados e comportamentos, além de influenciar nas nossas emoções, na nossa mente e na saúde do nosso corpo como um todo, até mesmo no alinhamento dos nossos dentes!

A maior parte de nós não percebe que não respira direito até vivenciar algum momento, seja após um procedimento cirúrgico, um exercício de respiração diferente ou até o momento em que realmente prestamos atenção à nossa respiração e ao nosso corpo. 


“Este livro explorará muitas coisas: evolução, histórico médico, bioquímica, fisiologia, física, resistência atlética e muito mais. Mas, principalmente, vai explorar você.” Página 19

James Nestor, que sempre sofreu com problemas respiratórios tem uma experiência transformadora durante uma prática de yoga. Por alguns instantes, por meio de um exercício de respiração, ele sente que, pela primeira vez, em muito tempo, consegue respirar. E ele se vê profundamente instigado. A partir de então, ele começa a mergulhar a fundo no conhecimento (e na falta dele) a respeito da importância da respiração e da respiração correta para os seres humanos. James Nestor faz uma verdadeira viagem pelo mundo, para reunir conhecimento, opiniões, dados e testemunhos a respeito dessa arte que é tão natural para os seres vivos, mas que ainda assim vem sendo negligenciada pelos seres humanos.  

Respirar é imprescindível para a manutenção da vida do nosso corpo. Nosso corpo simplesmente não funciona sem o oxigênio trazido pela respiração. Mas quanto mais a respiração pode fazer por nós? Por você? A maior parte dos seres humanos não sabe respirar corretamente e isso pode até parecer irônico, já que na maior parte do tempo, para a maioria das pessoas, ela é um ato involuntário. 


Do ponto de vista da ciência, entre alguns benefícios de respirar melhor estão a redução da pressão arterial, aumento do desempenho atlético e equilíbrio do sistema nervoso. Nossos hábitos respiratórios afetam nossa estrutura dental e facial, o que explica porque os seres humanos, ao contrário dos outros animais, precisam lidar com dentes cada vez mais tortos. James Nestor traz dados bem interessantes a respeito dessa questão e trabalha bastante essas informações ao longo de alguns capítulos. O autor também fala sobre como a mastigação ajuda na construção óssea e expansão das vias aéreas e dá algumas dicas sobre como isso acontece e o que pode ser feito. 

“Esse livro é uma aventura científica sobre a arte e a ciência perdidas da respiração. Ele vai explorar a transformação que ocorre dentro de nossos corpos a cada 3,3 segundos, o tempo que leva para uma pessoa comum inspirar e expirar. Explica como os bilhões e. Ilheis de moléculas que você inspira a cada respiração construíram seus ossos, camadas musculares, sangue, Cérebro e órgãos, e a ciência emergente de como esses bits microscópicos influenciarão sua saúde e felicidade amanhã, na próxima semana, mês que vem, ano que vem s nas décadas que virão.” Página 17


Além do trabalho com livros, sou instrutora de yoga e meditação, então o ato de respirar e a atenção à respiração são constantes para mim. Pode parecer óbvio, afinal, todos respiramos, é o que nos mantém vivos. Mas quanta atenção e qualidade você tem nesse ato involuntário e vital? 

Do ponto de vista do Yoga, a respiração é sinônimo de vida porque é ela quem carrega e faz circular o prana, a energia vital. Por isso todos os asanas, as posturas do Yoga, são feitos alinhados à respiração. Por isso existem os pranayamas, os exercícios de respiração, que influenciam não apenas a execução e permanência nos asanas, mas também permitem que os praticantes acessem estados elevados de consciência. Não à toa esses exercícios foram e são adaptados para diversos fins, ao redor do mundo. 


Respire: A Nova Ciência de Uma Arte Perdida nos leva por uma viagem pela ciência e arte da respiração. Além de trazer, de forma clara, didática e explicativa, informações de interesse público, o livro também tem como objetivo mostrar e explicar porque respirar importa e como você pode e deve adotar algumas práticas simples no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida. 

É um livro importantíssimo para o leitor comum, mesmo aquele que não está acostumado a esse tipo de leitura porque ele traz, com uma linguagem bem didática e acessível, informações preciosíssimas que irão transformar a vida das pessoas. Além disso, profissionais de diversas áreas, principalmente da saúde, também encontrarão valia no livro porque ele traz informações novas, menciona estudos recentes e oferece passo a passo de alguns exercícios de respiração. Informações valiosas que podem ser passadas pra frente. 


O livro começa e termina no mesmo ponto. Acompanhamos o caminho percorrido pelo autor, suas descobertas, sua trajetória pessoal e sua volta ao ponto de partida. Sendo proposital ou não, o livro é todo conduzido com movimento, o que me lembrou bastante o próprio movimento da respiração, o ritmo de inspiração e expiração. 

Respire: A Nova Ciência de Uma Arte Perdida é um livro para te fazer respirar. Uma leitura imprescindível para todos aqueles que buscam mais qualidade de vida e para quem gostaria de ter mais controle sobre suas emoções, sua mente e seu próprio corpo. Em tempos de pandemia, níveis de estresse e ansiedade exorbitantes, aprender a respirar é aprender a não apenas existir, mas, de fato, viver. Então... respire. 

Gostou da resenha e quer conhecer outro livro para trazer mais qualidade para sua vida e seus dias? Então conheça Ikigai!


Participe do grupo exclusivo no Telegram para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados ♥

You May Also Like

0 comentários