Resenha: Cercado de idiotas

by - 09:18


 E se você pudesse encontrar uma maneira mais fácil de lidar com as pessoas do seu cotidiano? Cercado de idiotas é um guia que te ajudará a entender melhor aqueles ao seu redor, prever algumas reações e lidar melhor com seus comportamentos. Uma leitura rica e completa! Saiba mais na resenha de Cercado de Idiotas!

"Após uma entrevista desastrosa com um empreendedor de sucesso — genuinamente convencido de estar “cercado de idiotas” —, o especialista em comunicação Thomas Erikson passou a se dedicar à missão de entender como as pessoas funcionam e por que temos dificuldade de desenvolver uma conexão com certos tipos de indivíduo.

Após anos de estudos e treinamentos ministrados, nasceu o livro Cercado de idiotas, que se tornou um fenômeno editorial não só na Suécia, terra natal do autor, mas em diversos países, e já teve mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos. Nesta obra, Erikson traz uma proposta ao mesmo tempo simples e pioneira: um método de avaliação baseado em quatro tipos de personalidade — vermelho, amarelo, verde e azul. Ao compreender o funcionamento de cada cor, o leitor vai aumentar seu autoconhecimento, aprimorar suas habilidades sociais, mediar conflitos com confiança e tirar o melhor das pessoas com quem convive no dia a dia. Erikson também compartilha dicas simples sobre linguagem corporal e comunicação escrita, além de conselhos valiosos sobre quando é hora de ir com tudo ou se é melhor dar um passo atrás e agir com mais cautela.

Repleto de momentos de inspiração e considerado pela Publishers Weekly “um guia útil para se comunicar com os incomunicáveis”, Cercado de idiotas nos auxilia a entender melhor as pessoas que estão à nossa volta, inclusive aquelas que parecem estar além da compreensão."

FICHA TÉCNICA
Título: Cercado de idiotas
Autor: Thomas Erikson
Ano: 2020
Páginas: 304
Idioma: Português
Editora: Intrínseca
Nota: 4,5/5
Compre: Amazon (https://amzn.to/35WSVKq)
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA

Cercado de idiotas é um livro essencial para quem quer entender melhor aqueles ao seu redor, prever algumas reações e lidar melhor com seus comportamentos. Thomas Erikson traz um panorama interesse com base na ferramenta comportamental DISC, que faz uso de quatro cores - Vermelho, Amarelo, Verde e Azul - para classificar as pessoas. 

Nas primeiras 100 páginas do livro, Erikson nos apresenta os quatro tipos de comportamento humano de forma mais objetiva, falando sobre suas características e peculiaridades, ao mesmo tempo em que dá diversos exemplos de pessoas e experiências que ele conheceu que refletem essas categorias comportamentais. É interessante porque conseguimos visualizar perfeitamente a forma como as pessoas da nossa vida vão se materializando nas páginas do livro, incluindo nós mesmos.

“Então decidi aprender de uma vez por todas o que é provavelmente o mais importante conhecimento de todos - como as pessoas funcionam. Como eu me depararia com pessoas pelo resto da vida, fosse qual fosse a minha profissão, era fácil concluir que eu me beneficiaria desse aprendizado.” Página 10

Pegando a onda de livros como A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, Cercado de Idiotas traz, em linguagem acessível, informações a respeito de como podemos nos relacionar melhor com as pessoas à nossa volta, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. O título é uma isca perfeita para o leitor que descobrirá que idiotas não são as pessoas, mas as expectativas que criamos para com os comportamentos que não conseguimos entender. 

Consideramos idiotas todos aqueles que não são como nós e esse é um ponto interessante levantado por Erikson. “A comunicação acontece nos termos do ouvinte” é o nome do primeiro capítulo do livro e dita a premissa de Cercado de Idiotas. É necessário desenvolvermos a escuta não apenas em respeito às pessoas que se comunicam conosco, mas também para garantir que a informação seja assimilada da melhor forma possível para todos os envolvidos. 


Cercado de idiotas é uma leitura obrigatória para qualquer um que trabalhe em um ambiente corporativo e/ou queira melhorar a comunicação dentro das suas relações. O livro é bem voltado para o ambiente profissional porque faz uso de vários exemplos envolvendo trabalho, mas seu propósito pode muito bem ser usado da mesma forma para lidar com pessoas do convívio diário. 

Para aqueles que trabalham em contato direto com pessoas dos mais diversos perfis, Cercado de Idiotas é um livro para se ter sempre por perto. Além dos exemplos de como analisar e prever alguns comportamentos e reações de indivíduos correspondentes às quatro cores, o autor também oferece dicas de como lidar com crises, como melhor se comunicar com as pessoas, e como resolver conflitos da melhor forma possível para todos. 

“Minha missão é clara - quero que mais pessoas entendam esse método de classificação de personalidade. Muitos conflitos poderiam ser evitados de entendêssemos por que as pessoas à nossa volta se comportam de uma maneira ou de outra. Não tenho nada contra conflitos; geralmente não me incomodam porque sei lidar com eles. Mas quando as pessoas adoram um posicionamento mais destrutivo só que construtivo, acredito que devemos ser capazes de encontrar outros caminhos para seguir adianta. A vida é muito mais do que aprender com os próprios erros. Alguns deles você deve ser capaz de evitar completamente.” Página 134


Algo bem interessante e que fica bem claro ao final do livro é a exemplificação de que as pessoas trabalham melhor em meio à diversidade. Thomas Erikson deixa bem explícito que indivíduos com os mesmos pensamentos, vícios, hábitos e comportamentos precisam de outros diferentes para trabalhar melhor e para conviver melhor em sociedade. Em um mundo de bolhas e nichos, é interessante ter um estudo completamente concreto que mostra que as diferenças são necessárias e extremamente bem-vindas, tanto no ambiente profissional quanto no âmbito pessoal. 

Ao final do livro, o autor traz uma entrevista com uma CEO para mostrar como o estudo e a classificação dos comportamentos por cores foi aplicado com sucesso em uma empresa e como isso impactou as pessoas desse lugar. Mais exemplos são postos à mesa e mostram que essas percepções trazidas ao longo de toda a leitura podem facilmente ser aplicadas. 


Além disso, Thomas Erikson conclui um livro com um teste para entreter o leitor e para que ele possa sentir que absorveu todo o conteúdo da melhor forma possível. Consigo ver claramente esse teste sendo adotado por pessoas em cargos de liderança e profissionais de recrutamento de talentos. É uma boa forma de encerrar um livro que com certeza será leitura obrigatória para muitos públicos.

Gostou do livro e procura outra leitura extremamente atual e necessária? Então conheça Observações sobre um planeta nervoso!

“O livro que você tem em mãos é uma tradução da quarta edição de Cercado de idiotas, publicado originalmente na Suécia. Quando a edição sueca foi publicada, cerca de quinze mil pessoas o leram no país. Escrevi este livro porque por anos, em vários contextos, cursos de treinamento, palestras etc., sempre ouvi a seguinte pergunta: “Onde podemos ler mais sobre esse sistema?” Até então, a resposta sempre tinha sido: “Em lugar nenhum.” Então escrevi este livro que você acabou de ler.” Página 265


Inscreva-se na newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados. Faça parte da newsletter feita para os amantes dos livros ♥

You May Also Like

1 comments