7 graduações para quem quer trabalhar com livros

by - 04:57


Trabalhar com livros , escrevendo ou publicando-os, sempre foi o meu sonho e acredito que muita gente também tenha interesse em construir uma carreira no mercado editorial. Passar os dias fazendo parte da produção e materialização de histórias incríveis e ainda receber por isso é um sonho comum para todo leitor, certo? Existem graduações para quem quer trabalhar com livros e decidi reunir algumas delas para ajudar quem está prestando vestibular e ainda está um pouco perdido.
Gosto sempre de frisar que a escolha do curso é importante sim, mas não é tudo. Independente do curso que você escolher, é possível trilhar seu próprio caminho em direção à carreira ou ao mercado de trabalho que te interessa. Este post é apenas para dar uma mãozinha para quem está se sentindo meio perdido e gostaria de ter algumas opções.
Se você já estiver cursando uma graduação que não tem nada a ver com o que você gosta, não pense que mudar não é uma opção, mas caso existam empecilhos que te impeçam de trocar a faculdade, procure cursos de curta duração, workshops ou cursos à distância para te dar experiência na área que você realmente gosta e peso no currículo. Até um blog pode e é um belo portfólio. Não quer dizer que se você fizer um curso estará preso a ele, de forma alguma. Conheci pessoas que cursaram história e hoje são encarregadas de adquirir direitos de livros internacionais para determinadas editoras. Nada é impossível! Também posso indicar alguns cursos online relacionados ao mercado editorial que emitem certificado, caso tenha interesse não esqueça de deixar um comentário ;)
Dito isso, confira sete graduações para quem quer trabalhar com livros:

PRODUÇÃO EDITORIAL
Para quem não tem dúvidas de que trabalhar em uma editora de livros é a sua vocação, o curso de produção editorial é o caminho para mergulhar de cabeça nesse universo. Infelizmente é um curso pouquíssimo ofertado no Brasil, mas para quem mora em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Branco e Santa Maria (lugares onde existem universidades que oferecem o curso), pode ser a faculdade dos sonhos. Nessa graduação o aluno aprende como funciona todo o processo de produção do livro e, após a conclusão, deve ser capaz de exercer diversas funções dentro de uma editora, incluindo a de editor e/ou produtor editorial. É um curso para começar a viver desde cedo uma vida voltada para os livros.

JORNALISMO
Jornalismo é uma das graduações de humanas mais dinâmicas e oferece um leque de oportunidades em diversas áreas. Para o mercado editorial, por exemplo, um jornalista pode trabalhar na parte de imprensa, sendo encarregado de cuidar da imagem da editora ou até mesmo de determinado autor, é ele quem escreve e divulga releases a respeito de lançamentos e novidades da editora, ajuda a organizar eventos, se encarrega de produzir conteúdo para diferentes meios incluindo os da editora etc. Além de aprender a trabalhar com o texto, produzir conteúdo de qualidade, investigar e apurar, o jornalista é um profissional capacitado para trabalhar com assessoria de imprensa, setor importantíssimo para toda empresa que se preze.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA
O marketing é essencial para toda empresa porque é ele quem vai fazer com que determinada marca seja atraente para o consumidor e, no caso do mercado editorial, para os leitores. Às vezes pode não parecer, mas o livro é um produto e a editora, uma empresa. Isso significa que ela precisa vender livros que gerem lucro para que ela possa se manter e continuar publicando cada vez mais livros.
Muitas vezes o jornalismo e o marketing andam lado a lado dentro de uma editora e isso é ótimo, são duas áreas que precisam conversar entre si. É o profissional de marketing o responsável por pensar em ações de divulgação do livro, montar orçamentos viáveis, press kits atraentes e inteligentes etc. É um trabalho fundamental para conquistar leitores e fidelizar aqueles que já leram alguma obra da editora.

ADMINISTRAÇÃO
Toda empresa precisa de alguém capacitado para administrá-la, lidar com a burocracia e manter o negócio rentável, e com uma editora de livros não é diferente. Essa é uma ótima opção de graduação para quem sonha não apenas em trabalhar com livros, mas em ter sua própria editora de livros. É possível fazer estágio desde cedo e ir crescendo na carreira ao longo do curso. É uma boa alternativa para aqueles que gostariam de trabalhar com livros, mas não gostam de trabalhar com o texto em si.

LETRAS
Para quem gosta de trabalhar com texto, fazer letras pode ser uma ótima escolha. Para o processo de produção do livro é preciso ter profissionais de preparação e revisão de texto. Eles são encarregados por transformar um texto de word cheio de errinhos gramaticais, de pontuação, sintaxe, coesão e coerência na obra-prima que chega até as mãos dos leitores. São eles que propõem alterações no texto, pontuam aspectos que podem prejudicar a leitura e, algumas vezes, até recomendam que o autor reescreva determinadas partes. É um trabalho fundamental para que o livro tenha qualidade e clareza.
Além disso, existe um profissional importantíssimo para o mercado editorial: o tradutor. É ele quem você deve agradecer por ler uma história norueguesa incrível, uma fanfic alemã adaptada, ou até mesmo seu romance americano favorito. A graduação em letras é uma ótima alternativa para quem gosta de mexer com texto. É um trabalho muitos vezes cansativo e árduo, mas gratificante.

DESIGN GRÁFICO
Sabe aquela capa maravilhosa que você exibe com orgulho na estante? E sabe aquele livro todo bem diagramado, fácil de ler, cheio de elementos gráficos, letras bonitas e divisões de capítulo criativas? Existe um profissional por trás desse acabamento todo: o designer gráfico. Esse é um dos trabalhos mais importantes dentro da produção do livro porque, tecnicamente, o designer é o responsável por ajudar a materializar uma história e transformá-la em um livro bonito, atraente e compreensível para o leitor. É possível fazer tanto a graduação quanto cursos técnicos e especializações na área para poder trabalhar com livros. Muitas pessoas já têm um talento nato e alguma experiência aprendendo por conta própria a utilizar alguns programas de edição, mas é sempre bom considerar uma graduação na área para poder tirar proveito do máximo de conhecimento possível. Já pensou poder falar que a arte daquele livro de sucesso é obra sua?

BIBLIOTECONOMIA
Você tem o sonho de viver rodeado de livros por toda parte e adora visitar bibliotecas e livrarias? Essa pode ser uma ótima escolha! A biblioteconomia é a graduação responsável por capacitar o aluno para organizar acervos de livros, classificá-los, conservá-los e catalogá-los. É um trabalho bem flexível, podendo ser feito em bibliotecas, museus históricos, centros de documentação e até mesmo editoras de livros. É um curso oferecido pela maioria das universidades do país e o mercado de trabalho para os profissionais da área está crescendo devido a acervos digitais e leis federais que incentivam a leitura.

Viu como existem opções de graduações para quem quer trabalhar com livros? São cursos diferentes que atendem diversos perfis e interesses. Mas repito: cada um é capaz e responsável por trilhar seu próprio caminho. O curso escolhido por você é importante, mas não vai definir quem você vai ser ou o que você tem que fazer. Repare em quantas pessoas cursam a mesma graduação e acabam em lugares completamente diferentes. Escolha aquilo que te faça sentir bem e não se prenda, procure sempre o que for melhor para você.

*Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem podem ser feitas diretamente com nosso contato. Atenderemos prontamente. Fonte: steppingintopm


Quer ficar por dentro de todos os posts do Nostalgia Cinza? Então assine a newsletter! É só colocar seu email, prometo não encher sua caixa de entrada <3

You May Also Like

13 comentários

  1. Tenho muita vontade em trabalhar em editora.
    Estou finalizando marketing e acredito que é uma área que também auxilia para trabalhar lá e em qualquer outro lugar, aliás.
    E tenho muita vontade de fazer o curso de "produção editorial". Infelizmente o curso tem em poucos lugares. Conheço aqui em SP a Editora Unesp que oferece um curso de 3 meses e é bem em conta. Acho bem bacana e pretendo ainda fazer.
    Adorei a postagem.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Marketing é super necessário para toda empresa que se preze ahaha Já fiz 4 cursos da Editora Unesp e suuuuper recomendo!

      Excluir
  2. faz um posts com os cursos <3
    ajudaria muito
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. tem produção editorial na ufsm também, em santa maria/rs <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito obrigada pela informação! Acabei de acrescentar no post <3

      Excluir
  4. Confesso que não sabia que haviam tantas formas diferentes de fazer parte da produção de livros, que é algo que me encanta demais, então foi muito legal descobrir mais sobre o assunto !

    https://umapessoatagarela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz administração, mas aqui aonde eu moro o mercado não é tão bom assim pra parte editorial. De qualquer forma, considero uma boa faculdade, pois eu posso aliar com cursos rápidos e workshops. E se eu quiser abrir meu próprio negócio, sendo de livros ou não, administração é imprescindível.
    Ótimo texto e adorei seu blog.

    http://www.janeladesorrisos.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu comecei Letras a alguns anos. Tranquei quando engravidei. Não sei se voltaria. Infelizmente o curso é muito voltado pra quem quer ser professor e esse não é meu caso. Atualmente, o curso que mais considero é Biblioteconomia ou Jornalismo. Tenho curso de administração que fiz nos tempos no ensino médio.
    Um beijo

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre tive uma vontadezinha de trabalhar com livros, ter uma biblioteca ou um sebo, quem sabe. Como estou fazendo Design Visual tem a possibilidade de eu atuar fazendo as capas dos livros, deve ser incrível. Mas eu também tenho planos sobre outras áreas, nessa parte ainda estou meio perdida, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  8. Esse milton é seu? Bela edição.

    ResponderExcluir