9 livros para escritores

by - 07:46


Por trás da escrita de uma história existe mais do que criatividade e imaginação. Escrever um livro de sucesso exige muito trabalho, dedicação, força de vontade e, por que não, um pouco de sorte também. Transformar uma ideia em algo concreto na forma de um livro não é uma tarefa fácil e toda ajuda é bem-vinda. Pensando nisso decidi reunir alguns livros para escritores lerem e encontrarem inspirações, dicas incríveis e reflexões daqueles que entendem bem do assunto.
Além de livros escritos por grandes nomes como Stephen King, por exemplo, essa lista conta com indicações de livros com desafios divertidos para estimular a criatividade, reflexões e curiosidades a respeito do mundo da escrita criativa. Alguns eu já li e adorei, outros estão na minha lista de desejados que, com toda certeza, completarão minha estante num futuro próximo. Tenho mais algumas sugestões de livros para escritores que poderiam fazer parte de um segundo post, você gostaria? Deixe um comentário caso se interesse! ;) 
Confira 9 livros para escritores e comece agora mesmo a colocar suas ideias no papel:

GUIA DE ESCRITA - Steven Pinker
"Por que há tantos textos ruins? O que se pode fazer para mudar essa realidade? É verdade que a língua está se deteriorando devido às mensagens eletrônicas e às redes sociais?
Neste livro divertido e instrutivo, Steven Pinker – linguista, cientista cognitivo, escritor e autor de vários best-sellers – repensa o manual de uso da língua, trazendo-o para o século XXI. Em vez de lamentar a decadência do idioma, listar seus motivos de irritação preferidos ou reciclar regras que povoam os manuais de cem anos atrás, ele traz ideias da Linguística e das Ciências Cognitivas como auxílio no desafio de se construir uma prosa clara, coerente e elegante.
Guia de escrita, em brilhante tradução e adaptação para o português do linguista Rodolfo Ilari, destina-se tanto àqueles que escrevem (e deveriam melhorar muito), como aos que ainda têm medo de escrever e têm curiosidade em saber como as ciências da mente podem esclarecer melhor o funcionamento da linguagem."

ESCREVENDO COM A ALMA - Natalie Goldberg
"Escrevendo sob a perspectiva tanto de um experiente professor de redação como de um praticante do Zen, o livro de Natalie Goldberg tem como objetivo estimular escritores a confiar em si mesmos e pregar uma atitude complacente e generosa para com o ofício, ao mesmo tempo conferindo à disciplina seu devido papel. Segundo a autora, nós sonhamos poder contar as nossas histórias - descobrir nossa maneira de pensar, sentir e ver as coisas antes que a morte nos leve. A escrita é um caminho para nos encontrarmos e nos aproximarmos de nós mesmos. A obra mostra como a atividade de escrever traz mais confiança e ensina a despertar."

O CLUBE DE ESCRITA DE JANE AUSTEN - Rebecca Smith
"Jane Austen é uma das escritoras mais amadas do cânone literário inglês. Seus romances mudaram os rumos da ficção para sempre, e sua escrita permanece tão fresca, divertida e espirituosa quanto nos dias em que foram publicados. Repleto de exercícios úteis, belas ilustrações e citações esclarecedoras dos romances e das cartas da autora, este livro ensinará seus métodos, dicas e truques, a partir de técnicas de planejamento e caracterização para diálogo e suspense. Seja você um entusiasta da escrita criativa às vésperas de publicar seu primeiro romance, um professor em busca de mais inspiração para suas aulas, ou um curioso à procura de informações sobre os rituais diários de Austen, este é um companheiro essencial, garantido para satisfazer, informar e deliciar."

O ZEN E A ARTE DA ESCRITA - Ray Bradbury
"Neste livro exuberante, o incomparável Ray Bradbury compartilha sua sabedoria, experiência e estímulo de uma vida de escritor. Aqui estão dicas sobre a arte da escrita dadas por um mestre do ofício. Um livro que reúne tudo, desde encontrar ideias originais até desenvolver a própria voz e o estilo, bem como leituras, impressões da infância e os bastidores da notável carreira de Bradbury como um autor fecundo de romances, contos, poemas, roteiros de filmes e peças de teatro. O Zen e a arte da escrita é mais do que um simples manual para o aspirante a escritor, é uma celebração do ato da escrita, que vai encantar, exaltar e inspirar o escritor em você."

OFICINA DE ESCRITORES - Stephen Koch
"Stephen Koch, ex-catedrático do programa de pós-graduação em redação criativa da Columbia University, escreveu esse manual da arte da ficção, fazendo observações e análises técnicas a respeito de alguns escritores, conduzindo o leitor desde o primeiro momento, o momento da inspiração, à primeira versão e à concepção do enredo."

SOBRE A ESCRITA - Stephen King
"Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes."

VIVER & ESCREVER, Vol.1 - Edla van Steen
"Este é um trabalho sem precedentes na literatura bra­sileira. A escritora Edla van Steen teve a oportunidade de entrevistar – na década de 70 e no início dos anos 80 – alguns dos maiores romancistas, poetas e dramaturgos brasi­leiros em plena atividade literária.
'Viver & Escrever - Vol. 1' reúne 39 entrevistas com autores de diversas gerações, entre eles, grandes nomes da literatura que já não se encontram entre nós, mas que influen­ciaram uma infinidade de leitores, críticos e intelectuais."

NA SALA DE ROTEIRISTAS - Christina Kallas
"Um livro essencial para quem escreve, ou quer escrever, para TV, e indispensável para críticos e fãs.
De Seinfeld a Game of Thrones, passando por Família Soprano, Friends, Law and Order e Mad Men, as séries americanas revolucionaram a TV, conquistaram o mundo e se transformaram no palco do que há de melhor na dramaturgia hoje em dia. No centro dessa revolução está o autor e a bem-sucedida "sala de roteiristas", método de trabalho coletivo dos escritores de uma série de TV."

COMO NARRAR UMA HISTÓRIA - Silvia Adela Kohan
"Contar histórias é próprio do homem. Entretanto, transformar ideias em uma narrativa requer técnica apurada. Em "Como narrar uma história" a autora explica, passo a passo, como você pode construir um argumento e dar-lhe a devida forma literária por meio de um sentimento, uma sensação, uma imagem ou uma memória. Com abordagem prática, este volume trata de questões como: o trabalho com as ideias; os passos para a construção da história; a criação de uma atmosfera; as diferentes formas narrativas e muito mais."

*Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem podem ser feitas diretamente com nosso contato. Atenderemos prontamente. Fonte: rebloggy.
.


Quer ficar por dentro de todos os posts do Nostalgia Cinza? Então assine a newsletter! É só colocar seu email, prometo não encher sua caixa de entrada <3

You May Also Like

6 comments

  1. Adorei as dicas de livros! Não conhecia nenhum ainda, acho que vão me ajudar bastante porque eu tô querendo escrever um livro a um tempão, só que nunca sai do jeito que eu quero!
    www.boas-depapo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreve mesmo!! Vou querer ler ahaha Fico feliz que tenha gostado das dicas <3

      Excluir
  2. Vou anotar estes livros.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir