Resenha: Descender: Lua Mecânica Volume 2

by - 07:54

 


Em 2019 chegou ao Brasil mais uma série de quadrinhos idealizada por Jeff Lemire: Descender: Estrelas de Lata. Agora, quase dois anos depois, chega às livrarias a continuação que expande ainda mais esse universo e que, muito em breve, chegará às telas também.  

Saiba mais sobre Descender: Lua Mecânica Volume 2!

"No segundo volume da série vencedora do Eisner Awards, o androide Tim-21 chega a um novo planeta que pode ser exatamente o que ele procurava. Mas nem tudo é o que parece… A última lembrança de Tim-21 foi o beijo de boa-noite de sua mãe humana. Ao despertar, dez anos depois, ele se depara com uma realidade aterrorizante. Ao narrar a luta do jovem androide para sobreviver em um mundo que deseja aniquilá-lo, Jeff Lemire, criador de Black Hammer, e Dustin Nguyen deram vida a Descender, um épico comovente e apaixonante que conquistou milhares de fãs e foi agraciado com o Eisner, um dos prêmios mais importantes dos quadrinhos. No segundo volume, Lua Mecânica, que reúne os fascículos de 7 a 11, os autores dão sequência à jornada eletrizante de Tim-21 e seus amigos. Novas alianças se formam, antigas ameaças se fortalecem, e a chegada do robô a um lugar misterioso pode mudar drasticamente o destino da galáxia. No passado, robôs gigantes conhecidos como Ceifadores destruíram planetas e civilizações, criando nos que restaram uma aversão às máquinas. Desde então, foram implementadas políticas de perseguição e extermínio de robôs. Essa caça implacável põe em risco a vida de Tim-21, que pode conter em seu código vestígios dos assassinos do passado, o que faz dele o ser mais procurado do universo. Mas talvez ele não seja o único. Ao lado dos amigos, ele percorre planetas e galáxias, desviando de inimagináveis perigos para tentar sobreviver. Quando chega a um novo planeta, percebe que esse lugar surpreendente pode ser o que ele tanto procura: um lar. Mas será que é mesmo seguro?"


FICHA TÉCNICA
Título: Descender: Lua Mecânica (Descender #2)
Autor: Jeff Lemire
Páginas: 128
Ano: 2021
Editora: Intrínseca
Nota: 4,5
Compre: Amazon 
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA


Em Descender: Estrelas de Lata, Jeff Lemire nos apresenta um universo de sci-fi que agrada desde os fãs mais apaixonados pelo gênero até leitores de quadrinhos que estão começando a se aventurar na ficção científica. Em Lua Mecânica, Jeff expande ainda mais esse universo, trazendo evoluções perceptíveis na trajetória de alguns dos protagonistas. 


Um ataque de robôs quase divinos, conhecidos como Ceifadores, mudou a história da galáxia. No primeiro volume da série somos introduzidos a esse universo e às sequelas desse acontecimento. Tim-21, um jovem androide de aparência humana, criado para fazer companhia para crianças humanas, foi desligado e abandonado na lua Dirishu-6 pouco antes do ataque. Dez anos depois, ele desperta e se vê perdido e confuso em meio a uma realidade extremamente hostil aos robôs. 

Entretanto, Tim-21 tem em seu código o que pode ser a resposta para entender as origens dos Ceifadores e, de repente, a galáxia inteira está atrás do pequeno robô, que precisa lidar com essa nova realidade ao mesmo tempo em que precisa entender em quem pode confiar. 


Em Descender: Lua Mecânica Volume 2, Tim-21 desbrava novos cenários de um universo que parece querer atraí-lo cada vez mais. Mas até que ponto ele pode confiar nesses novos personagens que prometem um mundo mais pacífico e tolerante? Alguns personagens ganham ainda mais espaço como queridinhos dos leitores, enquanto outros chegam com desconfiança e prometem abalar as certezas dos próprios leitores.

Alguns elementos das histórias de Lemire continuam presentes em Descender como as relações e dramas familiares, mesmo que essa ligação não seja de sangue. Com Descender, Jeff Lemire e Dustin Nguyen trabalham a intolerância por meio de conflitos entre os seres de carne e osso e os androides. Em um mundo cada vez mais polarizado é importante observar a sétima arte abordando o tema com novas roupagens.


Descender continua sendo uma belíssima porta de entrada para a ficção científica. A série une a praticidade e acessibilidade das histórias em quadrinhos com uma narrativa fácil de envolver e de fácil compreensão, ao contrário de outros sci-fi's que exigem um pouco mais de familiaridade com o gênero. 

Descender tem um traço bem delicado, mesmo se tratando de uma história com bastante referência às novas tecnologias, e as páginas são bem coloridas, trazendo uma experiência visual agradável. Os fascículos são curtos e a HQ como um todo, na edição da Intrínseca, é maravilhosa. 


Valeu a pena esperar quase dois anos para a continuação chegar ao mercado brasileiro e mal posso esperar para continuar a mergulhar nessa trama que faz jus ao sucesso de Lemire. Descender é uma odisseia cósmica que discute família, amizade, intolerância e a relação muitas vezes conflituosa entre humanos e tecnologia. 

Descender já teve os direitos de adaptação para o cinema adquiridos pela Sony Pictures e para a TV pela NBCUniversal International Studios, então muito em breve teremos mais uma adaptação literária chegando. 

Outros trabalhos de Jeff Lemire publicados no Brasil para conhecer: 


Participe do grupo exclusivo no Telegram para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados ♥

You May Also Like

0 comments