Causos literários: Sherlock Holmes e os primeiros bookstans

by - 09:17

 

Foto de Chamindu Perera na Unsplash

Tem uma história fantástica que parece muito algo que poderia acontecer hoje no Twitter. Essa é uma das curiosidades que eu venho compartilhando lá no meu TikTok - sim, me rendi à rede da dancinha e estou amando, fica o convite para me acompanhar por lá também

Sherlock Holmes deve ser, até hoje, um dos personagens mais famosos não só da literatura, mas da cultura pop. Na época, um historiador chegou a dizer que, por causa do personagem, o Arthur Conan Doyle era tão famoso quanto a rainha Victoria. E esse não é um daqueles casos de fama póstuma não, o autor sofreu nas mãos dos fãs alucinados pelo detetive.

Em 1893 Sir Arthur Conan Doyle achou que tinha dado um fim para seu personagem na edição de dezembro da The Strand, um dos periódicos literários mais famosos da época, e onde as aventuras do Sherlock Holmes eram publicadas. Na época, os leitores faziam filas nas bancas no dia em que sairia a nova edição da Strand com capítulos novos da história do Sherlock.

O próprio autor teria ficado emocionado com o desfecho, afinal, era Sherlock Holmes né. Só que em uma época em que o Twitter estava longe de existir, Sir Arthur Conan Doyle não tinha como prever o que a ira de um grupo de bookstans poderia gerar.

Mais de 20 mil assinantes da Strand cancelaram sua assinatura indignados com a morte de Sherlock Holmes. Isso quase quebou a revista! Diz que a lenda que vários homens saíram nas ruas de Londres usando roupas pretas como se estivessem indo a um velório.

Grupos de leitores e fãs apaixonados começaram a se formar, o autor recebeu cartas indignadas. Ele não entendeu como poderia existir tamanha revolta. Pra gente, hoje, pode parecer algo passível de acontecer, mas na época foi uma coisa inédita. A palavra fã nem existia ainda desse jeito. 

Quando a pressão se tornou insuportável, o autor escreveu uma história pré morte do Shelock e, depois, até ressuscitou o personagem inventando que só o Moriarty tinha morrido. Segundo um artigo da BBC que explica essa história toda, foram os leitores de Sherlock Holmes que ajudaram a criar os fandoms como a gente conhece hoje. Ou seja, Sherlock Holmes foi responsável pelos primeiros bookstans.

Hoje em dia, com tantas adaptações do personagem, os fãs podem ficar tranquilos porque né, além dos livros, sempre vai ter histórias novas com Sherlock Holmes.

Se quiser conferir essas e outras curiosidades literárias, me segue lá no TikTok

Gosta do meu trabalho e quer apoiar de alguma forma? Conheça meu projeto no Catarse! Com esse apoio mensal é possível cobrir alguns custos para manter o trabalho, investir em equipamentos novos, pagar algumas continhas e dedicar mais tempo aos livros que tanto amo e quero apresentar para vocês ♥

You May Also Like

0 comments