Resenha: Vida de Gato

by - 15:07


Todo amante de gatos sabe a preciosidade de dividir uma vida com esses felinos tão especiais e sensitivos. Vida de Gato traz esse sentimento e companheirismo para as páginas de uma graphic novel emocionante, delicada e real. Um presente para todos aqueles que nós e para esses anjinhos peludos. Saiba mais na resenha de Vida de Gato!

"Em Vida de Gato, mais novo lançamento da DarkSide® Books, Baeken convida o leitor a conhecer o mundo visto a partir da perspectiva dos felinos. Mais especificamente, dos felinos que passaram por sua vida — e deixaram uma marca eterna em seu coração.
Há muitas histórias para conhecer neste quadrinho. Amizades que vêm e vão, mudanças para lugares distantes, a beleza da independência dos bichanos, o aconchego de um cotidiano cheio de travessuras, ronronadas e miados.
Ao conhecer as vidas de Mascavo — como, no começo, ele tinha apenas amigos humanos; como costumava ser o gato mais durão da vizinhança; como, ao ficar velhinho, ele se guiava com os bigodes pela casa — e seus companheiros (e foram muitos), também descortinamos a vida de seu dono.
O resultado é um quadrinho autobiográfico que vai ganhar o seu coração, mesmo que você não tenha um gatinho para chamar de seu. Baeken encanta com sua arte em preto e branco, rica em detalhes, e seu tom divertido e emocionante de contar histórias."

FICHA TÉCNICA
Título: Vida de Gato
Autor: Serge Baeken
Páginas: 88
Ano: 2020
Editora: DarkSide Books
Nota: 5
Compre: Amazon
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA






Vida de Gato acompanha os gatos que passaram pela vida de Martine, irmã do autor, com um foco maior em Mascavo, o gato que viveu por dezoito anos ao lado de sua dona. Cada gato é mencionado pelo menos uma vez, seguindo uma ordem cronológica de quando eles entraram na vida de Martine e de alguns momentos compartilhados por eles.


Vida de Gato traz uma graphic novel autobiográfica capaz de fazer com que todo leitor que já teve um gato em sua vida possa se identificar de maneira emocionante e delicada. Serge Baeken faz sua estreia nas estantes brasileiras com um relato doce, cômico e real, com direito a todos os perrengues e aventuras narrados pelos olhos dos próprios felinos.

Para humanos que são de gatos (porque sabemos que são os gatos que nos têm, não o contrário), Vida de Gato é um emocionante, mesmo que breve, recorte do que significa dividir a vida com esses felinos mais que especiais. Eles crescem conosco e nos transformam de maneira profunda e linda.


Vida de Gato é um daqueles presentes para famílias e pessoas que amam gatos. É possível se identificar em cada uma das páginas com os perrengues, as primeiras vezes, as frustrações, as risadas, as tristes despedidas e os lindos começos.

Quem convive com um gato sabe a delícia que é tentar ver o mundo pelos olhos dessas criaturinhas extremamente intuitivas e inteligentes, e Vida de Gato consegue trazer um pouco dessa visão para os quadrinhos. Serge Baeken faz uma linda homenagem aos felinos mais adorados do mundo e aos seus companheiros humanos que têm o privilégio de dividir momentos da vida.


Serge Baeken traz uma proposta bem interessante nas suas ilustrações. Apesar de todas as páginas serem divididas de forma igual, com 24 quadros do mesmo tamanho, Baeken explora cada um de forma pouco convencional, expandindo as ilustrações para outros quadros e movendo o olhar do leitor de forma única, mudando constantemente a lógica da leitura. Dá a impressão de que o próprio leitor acompanha a narrativa da forma como o gato achar melhor. Ficamos à mercê das escolhas narrativas de Baeken, através dos olhos dos gatos, e essa entrega é uma delícia.

Ao final da graphic novel, ainda temos vários rascunhos dos desenhos que criaram os personagens felinos do livro, um verdadeiro "Gatálogo". É uma delicia não apenas observar parte do processo criativo de Baeken, mas também continuar a se encantar pelas expressões que ele conseguiu colocar em todos os gatinhos que apareceram na história.



Tive o enorme prazer de poder ler a graphic novel enquanto meus três gatos me faziam companhia e isso tornou a leitura ainda mais comovente. A cada página relembrava um momento especial ao lado dos meus companheirinhos e poder sentir a gratidão de tê-los ao meu lado, reafirmada pela leitura de Vida de Gato, não tem preço. Dois deles, inclusive, invadiram as fotos que ilustram essa resenha. Uma graphic novel em homenagem a eles, enquanto eles homenageiam de volta ♥

Vida de Gato é uma graphic novel imperdível, para fãs desses gatíneos e para quem procura uma boa HQ para passar o tempo.

Gostou da resenha e gostaria de conhecer outra graphic novel? Então conheça Silvestre!





Inscreva-se na newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados. Faça parte da newsletter feita para os amantes dos livros ♥

You May Also Like

0 comments