Resenha: Inferior é o car*lho

by - 17:25


Inferior é o c*ralho é um livro que veio para desmistificar estereótipos e conceitos pré-estabelecidos que a ciência apresentou e que tomamos como verdade. Angela Saini traz uma proposta ousada e esclarecedora ao questionar algumas ideias já enraizadas na opinião popular. Com uma extensa pesquisa, linguagem clara e didática e posicionamentos empoderadores, Inferior é o c*ralho é uma das leituras feministas mais importantes da atualidade.

Conheça a obra de Angela Saini na resenha de Inferior é o c*ralho e entenda porque tudo o que você sabia sobre as mulheres estava errado!

"Existem alguns “fatos” sobre as diferenças entre os sexos que nós crescemos sabendo. Homens são fortes, durões, mais inclinados à promiscuidade e melhores ao estacionar carros. Mulheres são mais sensíveis, menos intelectuais, não tão favoráveis ao sexo casual e são melhores cuidando da família. Certo?
Errado.
Defendidas há séculos por evidências superficiais — e enraizadas em nossa sociedade sexista —, essas visões parecem naturais, imutáveis e até mesmo legítimas, chegando, inclusive, a se perpetuarem em nosso vocabulário. Porém, ao serem examinadas de perto, não se sustentam. Em Inferior é o Car*lhø, lançamento da linha Crânio da DarkSide® Books, a jornalista britânica Angela Saini convida você a esquecer tudo o que sabe sobre as diferenças entre os sexos e embarcar em uma jornada esclarecedora sobre as mentiras e meias-verdades que a ciência propagou ao longo dos últimos séculos."



FICHA TÉCNICA
Título: Inferior é o car*lho
Autora: Angela Saini
Ano: 2018
Páginas: 320
Idioma: Português
Editora: DarksideBooks
Nota: 5/5
Compre: Amazon
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA





Inferior é o c*ralho é um livro precioso. Em uma realidade que obriga as mulheres a aceitarem a inferioridade como senso comum, leituras feministas como essa são essenciais para ajudar a descontruir o pensamento e promover quebras de paradigmas.

Em seu livro, Angela Saini aborda assuntos como a razão biológica da menopausa para as mulheres, o papel das idosas na perpetuação da espécie, a libido supostamente menos ativa das mulheres em relação aos homens, a inferioridade do feminino em relação ao sexo masculino e muito mais. Ao invés de partir de um ponto opinativo e subjetivo, Angela busca embasamento científico para sustentar seus posicionamentos políticos e sua militância. Ela refuta a opinião popular com dados, estatísticas, falas de médicos renomados, especialistas em suas respectivas áreas e procura dar um panorama extremamente rico e detalhado para que o leitor possa entender os pontos levantados.


"Se os estudos parecem sexistas, é porque ocasionalmente o são. É impossível esperar que o profundo preconceito que manteve as mulheres fora da ciência por séculos não tivesse afetado até o sangue e os ossos da ciência. No passado e até hoje.
Mas a história não é essa." Página 30


Logo no primeiro capítulo Angela começa a discutir a forma como a ciência sempre procurou estabelecer uma divisão e uma diferenciação entre homens e mulheres, partindo do próprio conceito de homem e mulher. Ela discute como os hormônios foram, por muito tempo, usados como argumentos masculinizadores e feminizadores. Ela também conceitua, de forma extremamente necessária, a diferença entre sexo e gênero, o que é fundamental se quisermos entender a fundo uma parcela das discussões relacionadas ao embate feminino x masculino.

Inferior é o c*ralho é fruto de anos de pesquisa a respeito das explicações científicas que moldaram a forma como enxergamos as diferencias biológicas entre homens e mulheres e como isso afeta diretamente o pensamento de uma sociedade inteira. Além do posicionamento político e do envolvimento nas questões cotidianas, é preciso fazer uso da ciência e por em xeque as teorias que, ao longo de séculos, tomaram como base apenas o pensamento masculino e hétero. A própria escolha dos espécimes usados em pesquisas altera o método científico e, consequentemente, os resultados que foram perpetuados por anos. Angela faz um favor para a sociedade ao reunir em livro correntes de pensamento alternativas e mostrar que existe sim embasamento teórico, pratico e científico que desmentem a inferioridade da mulher.




Em Inferior é o c*ralho, Angela Saini entrevista homens e mulheres que estão relacionados às pesquisas que moldam o pensamento e traçam os rumos da desigualdade de gênero. É interessante como ela, de forma extremamente didática, apresenta e questiona preceitos que, mesmo falhos, passaram a ser perpetuados por gerações.

Além do próprio livro ser uma riquíssima pesquisa, oferecer um conteúdo imprescindível e ser uma leitura extremamente envolvente, também é um acervo bibliográfico valioso para quem busca mais referências literárias sobre diversos assuntos tratados ao longo do texto.


"Os fatos, na medida em que surgem, são importantes. Em um mundo onde tantas mulheres continuam a sofrer com o sexismo, a desigualdade e a violência, eles podem transformar o modo como vemos uns aos outros. Com boas pesquisas e dados confiáveis - com fatos -, os fortes podem tornar-se fracos, e os fracos, fortes." Página 59


Inferior é o c*ralho é um livro importantíssimo porque ajuda a fortalecer o discurso feminista no sentido de acrescentar embasamento científico às questões levantadas pelo movimento. Muitas pessoas contrárias às reivindicações das mulheres usam como argumento a “força masculina superior à feminina”, afirmam que existe algum tipo de propósito biológico que deve estar acima de qualquer escolhe das mulheres, defendem que o homem é, inquestionavelmente, superior e é a razão pela evolução humana da forma como foi. No livro, Angela Saini faz uso da própria ciência para refutar argumentos com suposto embasamento cientifico.

"Quando os homens compreenderem que a melhor maneira de resolver seus próprios problemas é ajudar as mulheres a resolver os problemas que os homens criaram para elas, eles terão dado um dos primeiros passos significativos rumo à solução. [...] A verdade tornará homens e mulheres livres." Página 293


Como material, a edição da Darkside é uma das mais lindas que já vi. A impressão em duas cores deu um toque especial ao livro e eles souberam como usar bem o vermelho sem que ficasse muito enjoativo ou cansasse a leitura.

Além disso, cada capítulo é aberto com uma frase célebre de alguma feminista famosa, podendo ou não ter a ver de forma explícita com o conteúdo do capítulo, que trata de alguma interpretação biológica que é questionada e reinterpretada com base na pesquisa de Angela. 

A divisão de capítulos também é um espetáculo à parte. Várias colagens com frases, fotos, ilustrações e desenhos gráficos dão um toque a mais para a edição que já é uma das queridinhas da minha estante. Um acabamento que faz jus ao conteúdo do livro e que poderia muito bem ter rendido pôsteres maravilhosos.


Inferior é o c*ralho é um livro essencial na estante. Como jornalista e feminista, é inspirador ter Angela como uma referência do que pode ser feito para ampliar as discussões, enriquecer os argumentos e desconstruir o pensamento em relação aos paradigmas da nossa sociedade.

Angela Saini nos presenteia com uma obra forte, impactante, estruturada de forma perfeita e extremamente relevante. Para que possamos seguir em frente e aprofundar nosso entendimento da realidade na qual vivemos, precisamos ter acesso a informações e diferentes posicionamentos. Inferior é o c*ralho apresenta uma maneira de rever conceitos, ideias e opiniões em busca de mudança e igualdade. Um livro que ainda vai dar muito o que falar, marquem minhas palavras.

Gostou da resenha e quer conferir outro livro feminista e essencial? Então conheça Viva a Vagina!


"O feminismo pode ser um aliado da ciência. Ele melhora o modo como a ciência é feita, pressionando os pesquisadores a incluir a perspectiva feminina. Por sua vez, a ciência pode mostrar que não somos tão diferentes uns dos outros como parecemos ser." Página 296



E se você quiser ficar por dentro de tudo que rola aqui no Nostalgia Cinza em primeira mão e de um jeito bem simples e objetivo? Então assine a newsletter! Prometo não encher sua caixa de entrada e ainda mandar conteúdos bem legais ;)

You May Also Like

3 comments

  1. Fiquei curiosa, amei a resenha :)

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei fascinada por esse livro! Me senti contemplada de um jeito completamente novo e surpreendente pra mim. O projeto gráfico da editora, a forma muito sensata como a autora tratou do assunto, as abundantes fontes no final, ficou totalmente perfeito!

    (PS: não sei se é só comigo, mas há um banner grande de propaganda piscando no canto esquerdo da tela. Não sei se você viu, Laura, mas veja se não tem nada naquela área no topo, à esquerda.)

    ResponderExcluir