Wishlist literária - Especial HQs

by - 14:36


Montar wishlists literárias e compartilhá-las aqui vem se tornando um hábito cada vez mais comum no blog. Além de conseguir reunir alguns títulos incríveis, é uma forma de indicar livros que chamaram a minha atenção antes mesmo de lê-los por completo. Quem está acompanhando o Nostalgia Cinza há algum tempinho com certeza já percebeu que estou procurando mais HQs para ler e venho postando resenhas de histórias em quadrinhos com uma frequência maior, né?

Em 2018 prometi que leria mais HQs e estou feliz por estar cumprindo essa meta e por estar entrando em contato com narrativas maravilhosas. Decidi montar uma wishlist especial apenas com HQs que pretendo acrescentar à minha lista de leituras e que já estou separando um espacinho especial na minha estante. Como adoro receber indicações literárias tanto quanto gosto de dá-las, por que não deixa nos comentários uma dica de HQ que preciso colocar nessa lista? Vamos montar juntos um post de indicações incríveis! Que tal? Confira as 15 HQs que entraram para a minha wishlist literária:


1. O MURO - Céline Fraipont
"O Muro é uma história poética, forte e pungente, desfiada por um desenho frio como o toque de um bisturi, que arrasta o leitor pelos caminhos obscuros de uma adolescência problemática ao som do punk rock. Estamos em 1988. Numa monótona cidadezinha do interior belga, Rosie, uma menina de 13 anos, se vê entregue à própria sorte: sua mãe fugiu com outro homem numa aventura amorosa, e seu pai vive mergulhado no trabalho. Roída por uma rotina morna e vazia, Rosie fica completamente desorientada. Assiste, impotente, à transformação de sua personalidade, ora apavorada, ora determinada, diante da melancolia que a invade e traça os contornos de sua nova vida."

2. ENTRE UMA E OUTRAS - Julia Wertz
"Nesta inebriante graphic novel autobiográfica, Julia Wertz (criadora da cultuada HQ The Fart Party) documenta o ano em que decidiu ir embora de São Francisco, sua cidade natal, para ganhar as ruas desconhecidas de Nova York. Mas não se engane: esta não é aquela história manjada de redenção da jovem que supera todas as adversidades ou bobagens desse tipo. É um livro pra lá de engraçado às vezes incisivo, é verdade , repleto de ilustrações divertidas, de um humor ácido e de muita autodepreciação. De quadrinho em quadrinho, Wertz passa por quatro apartamentos toscos, sete empregos sofríveis, problemas familiares, viagens fracassadas e uma infinidade de garrafas de uísque."


3. UMA BOLOTA MOLENGA E FELIZ - Sarah Andersen
"As incríveis tirinhas de Sarah Andersen são para nós, que não economizamos dinheiro na livraria, vivemos à base de café, deixamos tudo para a última hora, somos especialistas em roubar o blusão alheio, não sabemos nos comportar em situações sociais e insistimos em Pensar Demais. Esta segunda coletânea continua exatamente onde a primeira parou: debaixo de uma pilha de cobertas, evitando as responsabilidades do mundo real. Este volume traz tiras que acompanham os altos e baixos da montanha-russa implacável que é o começo da vida adulta, além de ensaios ilustrados sobre experiências pessoais da autora ligadas a ansiedade, carreira, relacionamentos e amor por gatinhos. Tudo isso com o mesmo tom sincero, leve e divertido que já conquistou mais de 2 milhões de fãs no Facebook."

4. UMA DOBRA NO TEMPO - (DarkSide Graphic Novel)
"Um clássico que atravessou o tempo para inspirar. Mestres da literatura, agora em quadrinhos. Há mais de 50 anos, as palavras de Madeleine L’Engle encantam gerações de leitores e inspiram escritores a quebrarem as barreiras terrestres para explorar novos mundos. Uma Dobra no Tempo é aquele tipo de livro que tem lugar cativo na estante e no coração dos leitores, e de vez em quando cai nas mãos de seu dono para que ele possa voltar no tempo. E verdade seja dita: quem se aventurou por suas páginas nunca mais enxergou noites escuras e tempestuosas da mesma maneira."


5. DESCONSTRUINDO UNA - Carol Christo 
"West Yorkshire, 1977. Um assassino em série está aterrorizando o pequeno condado inglês, e a polícia encontra dificuldade em resolver o caso – mesmo tendo interrogado o assassino (sem o saber) nada menos que nove vezes. Enquanto a história se desenvolve ao seu redor, Una, então com 12 anos, vivencia uma série de atos violentos pelos quais se culpa. Por meio de um entrelace de imagem e texto, Descontruindo Una examina o significado de se crescer em meio a uma cultura na qual a violência masculina não é punida ou questionada. Com uma retrospectiva de sua vida, Una explora sua experiência e se pergunta se algo realmente mudou, desafiando a cultura que exige que as vítimas de violência paguem por ela."

6. NÃO ERA VOCÊ QUE EU ESPERAVA - Fabien Toulmé
"Como lidar com uma filha com deficiência? Nesta graphic novel autobiográfica, Fabien Toulmé fala com emoção, humor e humildade sobre um encontro inesperado de um pai com sua filha que possui Síndrome de Down. O casal enfrenta o nascimento de uma criança especial. É como uma tempestade inesperada, um furacão. Quando a menina nasce com a síndrome, até então não diagnosticada, a vida de Fabien desmorona. Indo da fúria à rejeição, da aceitação ao amor, o autor fala sobre a descoberta de como é ser diferente."


7. O MELHOR QUE PODÍAMOS FAZER - Thi Bui
"Esta é uma história sobre a busca por um futuro melhor e saudosismo pelo passado. Explorando a angústia da imigração e os efeitos duradouros que o deslocamento tem sobre uma criança, Bui documenta a difícil fuga de sua família após a queda do Vietnã do Sul, na década de 1970, e as dificuldades que enfrentaram para construir uma nova realidade. O melhor que podíamos fazer traz à vida a jornada de Thi Bui em busca de compreensão e fornece inspiração a todos aqueles que anseiam por um futuro melhor enquanto recordam o passado de privações."


8. ROSALIE LIGHTNING - Tom Hart 
"Rosalie Lightning é o belíssimo memorial do cartunista Tom Hart, já indicado ao Prêmio Eisner 2017, sobre a morte prematura de sua pequena filha Rosalie. As ilustrações comoventes atingem em cheio qualquer leitor e nos conduzem na jornada da família de Hart após sua perda. Com a expressão gráfica que representa como ele e sua esposa buscaram sentido na esteira da morte de Rosalie, o autor explora os temas do luto, da desesperança, do renascimento e, por fim, da redescoberta da esperança."


9. JUSTIN - Gauthier
"Quando o professor de Educação Física pede para a turma formar uma equipe de meninas e uma de meninos, Justine permanece no meio. Ela sente que não pertence ao gênero que lhe foi atribuído, mas está convencida de que todo mundo sabe disso, exceto seus pais.
Ao longo de sua vida como criança, adolescente e jovem adulta, muitas vezes maltratada e incompreendida, Justine, por fim, compromete-se a viver como quem ele sempre foi, isto é, Justin."




10. BLACKSAD, UM LUGAR EM MEIO ÀS SOMBRAS - Volume 1 - Juan Diáz Canales
"Neste livro somos apresentados ao protagonista da série, John Blacksad, um gato preto que trabalha como investigador particular. Em um cenário de filme noir dos anos 1950, esse detetive deve solucionar assassinatos misteriosos e enfrentar gângsteres perigosos."




11. O ESCULTOR - Scott McCloud
"Após um acordo com a Morte, o jovem escultor obtém seu desejo de infância: esculpir o que quiser com as mãos nuas. Mas agora que só lhe restam 200 dias de vida, decidir o que criar é mais difícil do que ele pensava. Descobrir o amor de sua vida na penúltima hora não ajuda em nada.
Uma história sobre paixão que supera os limites da razão; sobre o compasso frenético e desajeitado do amor jovem; e um retrato belíssimo das ruas da cidade mais fantástica do mundo. Daqueles momentos pequenos, queridos e humanos da vida cotidiana... e das forças enormes que revolvem logo abaixo da superfície."


12. A ORIGEM DO MUNDO - Liv Strömquist 
"Por que as sociedades alimentaram uma relação tão esquizofrênica com a vagina ao longo dos séculos? Por que a menstruação é um tema apagado de nossa cultura quando costumava ser algo sagrado para os povos ancestrais? A origem do mundo escancara interditos e desafia mitos e tabus. Um livro genial, catártico e absolutamente necessário."





13. UMA MORTE HORRÍVEL - Pénélope Bagieu
"Zoé trabalha em excesso e ainda precisa suportar o namorado desempregado e grosseiro. Até que cruza o caminho de Thomas, um escritor de sucesso à procura de inspiração.
Nada intelectual, ela não sabe diferenciar Balzac de Batman, mas vai ter que ficar esperta... porque Thomas esconde um segredo que coloca Zoé no meio do que pode se tornar o escândalo literário do século."





14. AQUI - Richard Mcguire 
"Aqui conta a história de um canto de uma casa, e o que aconteceu ali durante centenas de milhares de anos. Aguardada há quase três décadas, Trata-se da versão final de uma ideia que McGuire publicou numa revista independente nos anos 1980. Dramático, cômico e amplamente inovador, é o testemunho não apenas de um grande artista no auge de sua forma, mas também das possibilidades infinitas da linguagem dos quadrinhos. Ao extrapolar regras e inverter convenções, McGuire criou uma obra única, que não poderia ser contada de outra forma, um trabalho pioneiro que vai marcar para sempre o cenário das HQs."


15. HITOMI - Ricardo Hirsch, George Schall
"Hitomi é a mais nova publicação da Balão Editorial. Com roteiro assinado por Ricardo Hirsch e arte de George Schall (desenhos e cores), o livro conta a história da menina Hitomi. Trata-se de uma garotinha curiosa que mora em uma pequena vila no interior do Japão, em meados da década de 80. Seu pai está constantemente viajando, e a relação dela com a mãe é complicada.
A vida de tédio e desapontamentos dessa menina de oito anos está prestes a mudar. Em um sótão até então desconhecido, Hitomi encontra uma máquina fotográfica com propriedades especiais que a levarão a uma grande aventura em uma jornada de autoconhecimento. Dessa forma, a independente Hitomi passa a explorar o mundo de uma maneira diferente, conhecendo novas figuras, descobrindo sua expressão artística e aprendendo a lidar com problemas, emoções e dilemas intensos.
A obra é inspirada em clássicas narrativas orientais, em quadrinhos, animações e filmes, em uma trama bem engendrada e divinamente ilustrada. O resultado é uma publicação universal e tocante que vai cativar quem colocar os olhos nela."

Quer ficar por dentro de todos os posts do Nostalgia Cinza? Então assine a newsletter! É só colocar seu email, prometo não encher sua caixa de entrada <3

You May Also Like

8 comments

  1. Boa tarde, como vai? eu gostei bastante dessa wihslist, nossa quantos livros maravilhosos
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Quantos livros incríveis!
    Justin Gauthier me deixou super curiosa ... eu gosto de livros assim..
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Me interessei pela história da Hitomi, adoro narrativas orientais, boa lista a sua, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da sua wishlist literária os livros são maravilhosos cada título bom, fiquei curiosa pelo livro Uma Morte Horrível gostei muito da sua seleção bjs.

    ResponderExcluir
  5. Vou querer ler esse A origem do mundo! Não q o outros eu não queira rsrs

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia nenhum dos títulos, acredita? Gostei da descrição de vários. Até anotei aqui Desconstruindo Una...vou procurar.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal sua whistlist literária eu não conheço nenhum deles... Mas Boa leitura p vc.

    ResponderExcluir
  8. Estou com Uma Dobra no Tempo aqui em casa e estou muito ansiosa para fazer a leitura!
    Já leu Pétalas, do Gustavo Borges? Sou apaixonada por essa HQ. É curtinha e acho que você iria gostar.

    Abraços!

    ResponderExcluir