Resenha: O Leão e a Pátria

by - 09:31

 


Um dos últimos quadrinhos lidos por aqui foi essa adaptação de duas histórias do uruguaio Horácio Quiroga, pelas mãos de Odyr.

👉🏼 Já havia tido contato com o trabalho de Odyr com a adaptação de A Revolução dos Bichos (que já tem resenha lá no blog e menciono direto) e nunca esqueci o traço do artista. Ao contrário da história de Orwell, não conhecia as de Quiroga e foi interessante poder ter esse primeiro acesso por meio dos quadrinhos, ainda mais pelas mãos de um artista já conhecido. Confira a resenha de O Leão e a Pátria!


FICHA TÉCNICA
Título: O leão e a pátria
Autores: Horacio Quiroga (texto) e Odyr (quadrinista)
Páginas: 88
Ano: 2022
Editora: Quadrinhos na Cia (Companhia das Letras)
Nota: 4
Compre: Amazon
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA


"“Uma flecha que, cuidadosamente apontada, sai do arco para ir direto ao alvo.” Assim o uruguaio Horacio Quiroga (1878-1937) definiu a arte do conto, gênero que o consagrou como um dos maiores escritores latino-americanos do século XX. Influenciado pela vida em Misiones e no Chaco missioneiro, no nordeste argentino, e cada vez mais obcecado por relatos fabulares e parábolas à Kipling, Quiroga escreveu onze contos reunidos sob o título de El desierto, publicado em 1924. São deste livro as duas parábolas recolhidas, adaptadas e ilustradas pelo gaúcho Odyr: “O leão” e “A pátria”. Na primeira, um leão é ludibriado de modo a submeter-se à civilização. Na outra, um grupo de animais decide, a exemplo dos homens, fundar uma pátria, humanizando-se e traindo sua existência selvagem. As consequências são misteriosas e sombrias.

O leão e a pátria, ao combinar as extraordinárias visões de Odyr e Quiroga, sugere uma meditação profunda sobre homens, animais, meio ambiente e as complexas relações entre natureza e cultura."



Essa edição traz duas histórias de Horácio Quiroga, a primeira O Leão e, a segunda, A Pátria. Na primeira, um leão é ludibriado de modo a submeter-se à civilização. Na outra, um grupo de animais decide, a exemplo dos homens, fundar uma pátria, humanizando-se e traindo sua existência selvagem. As consequências são misteriosas e sombrias.

🪶 Duas fábulas sutis, mas poderosas O Leão e a Pátria nos convidam a refletir sobre a profunda relação entre os humanos, o ambiente e os animais. Ambas exploram a convivência entre nós e outros seres, brincam com o contato e as relações criadas a partir desse encontro, e nos fazem questionar o que entendemos como humanidade.



Mesmo com duas narrativas curtas é possível perceber a potência da escrita de Quiroga e sua capacidade de trabalhar com os detalhes daquilo que nos faz quem somos. Já com Odyr, encontramos um universo de cores claras, pastéis, e pinceladas grossas que convidam nossos olhos a ficar um pouco mais por ali.

O Leão e a Pátria foi uma grata surpresa, mais um quadrinho excelente que pude ter contato e deixo a recomendação aos fãs de HQs 🦁🐆

Gostou da resenha e quer conhecer outro trabalho de Odyr? Confira a resenha de A Revolução dos Bichos HQ!


Gosta do meu trabalho e quer apoiar de alguma forma? Conheça meu projeto no Catarse! Com esse apoio mensal é possível cobrir alguns custos para manter o trabalho, investir em equipamentos novos, pagar algumas continhas e dedicar mais tempo aos livros que tanto amo e quero apresentar para vocês ♥

You May Also Like

1 comments

  1. Oi minha linda.

    Que livro maravilhoso, essa edição está linda demais!!
    Fiquei super com vontade de ler.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir