Resenha: Daqui pra baixo

by - 12:24


 Daqui pra baixo já é um dos melhores livros que li nos últimos tempo. Com uma narrativa em forma de verso, Jason Reynolds nos leva por uma narrativa breve, mas extremamente impactante. Um verdadeiro suspense de tirar o fôlego. Saiba mais na resenha de Daqui pra baixo!


"Aos 15 anos, Will conhece intimamente a violência. Ela está à espreita no dia a dia de seu bairro, nos avisos para que não volte tarde para casa, nos sussurros dos vizinhos sobre mais uma pessoa que foi morta. Dessa vez, os sussurros são sobre seu irmão mais velho. Shawn foi assassinado na rua onde a família mora.

Contado do ponto de vista de Will, Daqui pra Baixo é uma narrativa ágil que se passa em pouco mais de um minuto — o tempo que o elevador do prédio leva para chegar ao térreo. Esse é o tempo que Will tem para descobrir se vai seguir as regras de sua comunidade ou se é possível não perpetuar o ciclo de violência.

A regra número 1 é não chorar. A número 2, nunca dedurar alguém. A terceira, a crucial: se fazem algo com você ou com os seus, é preciso se vingar. A curta trajetória do elevador é ritmada pelas paradas em cada andar e por aqueles que aos poucos ocupam a cabine e os pensamentos de Will. Cada rosto tem uma história de vida e de morte. Will, em questão de segundos, vai definir a dele.

Originalmente escrito em prosa, depois em verso, Daqui Pra Baixo faz a emoção — a confusão, a revolta, o medo — de um garoto armado que sai para vingar o irmão crescer também no peito de quem lê. Um livro impossível de ignorar."


FICHA TÉCNICA
Título
: Daqui pra baixo
Autor: Jason Reynolds
Ano: 2019
Páginas: 320
Idioma: Português
Editora: Intrínseca
Nota: 5/5
Compre: Amazon
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA


Daqui pra baixo é um daqueles livros impactantes desde a primeira página. Jason Reynolds consegue capturar o leitor desde o primeiro verso e é simplesmente impossível largar o livro até virarmos a última página. Daqui pra baixo é um livro todo escrito em forma de poemas, mas que narra a história de Will, um garoto que perde seu irmão em um ciclo de violência que, infelizmente, é comum a muitos jovens. 


William tem 67 segundos dentro de um elevador para decidir se vai vingar seu irmão e repetir um padrão ou escrever uma nova história. E é durante esses segundos intermináveis que o leitor ganha espaço para vivenciar a história pelos olhos desse jovem. E que experiência literária... 

Jason Reynolds nos presenteia com um dos livros mais interessantes dos últimos tempos. A escolha de contar uma história tão forte em versos não poderia ter sido mais acertada. Temos em mão um formato riquíssimo e que consegue ser profundo em cada detalhe. 


Daqui pra baixo é um livro que exala uma tensão tão poética que chega a doer. Jason Reynolds mostra como um bom autor não precisa de muitas palavras para passar uma mensagem. Com a escolha certa de palavras, o tom perfeito e uma edição que faz jus ao enredo, Daqui pra baixo é impossível de largar. 

A Intrínseca também entrega uma edição maravilhosa. Além da capa original, que já impacta o leitor no primeiro olhar, com um efeito metálico, as páginas são diagramadas com os poemas soltos e um fundo que simula as paredes de um elevador já muito gasto. Onde as próprias riscas no metal refletem as cicatrizes das histórias de todos os nomes que passam por ali, naquele curto espaço de tempo. 

Os espaços em branco das páginas contam uma história por si só. Em determinados momentos, temos uma página inteira dedicada a apenas uma palavra ou um nome. Nesses momentos, esse recurso foi responsável por causar mais impacto do que uma página inteira de descrições de cenas e sentimentos. 


Daqui pra baixo já se mostra como uma dessas leituras obrigatórias. Jason Reynolds nos mostra uma realidade facilmente ignorada por muitos, invariavelmente necessitada de olhares mais atentos e de atitudes práticas. Palpáveis. O autor consegue nos fazer olhar para esses cenários em que a violência se faz diária de forma extremamente empática e poderosa.

Daqui pra baixo é um livro para se ler de uma vez. Não apenas por conta da fluidez da escrita e do ritmo de leitura, mas porque Jason Reynolds cria uma história que merece ser lida com todo o nosso tempo e atenção. Mesmo sem conhecer William, o protagonista, é possível ouvir sua voz narrando a trágica história. Cada verso é uma imersão impossível de largar. Casa estrofe é um mergulho sem volta nessa narrativa assustadoramente real. Daqui pra baixo é um desses que se começa e só se termina quando passamos a última página. E mesmo assim a história continua. No mundo. Na vida. Em nós.  


Daqui pra baixo mostra, mais uma vez, o poder da literatura ao nos fazer refletir, nos emocionar e nos tirar da nossa zona de conforto de forma irreversível e irreverente. 

Gostou da resenha e quer outra indicação de um livro importantíssimo? Então conheça Minha Sombria Vanessa




Inscreva-se na newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados. Faça parte da newsletter feita para os amantes dos livros ♥

You May Also Like

1 comments

  1. Fiquei muito curiosa quanto à essa leitura, o estilo é bem diferente de tudo o que já li. Já anotei essa indicação aqui.

    Beijos, blog Mais um Capítulo . ♥

    ResponderExcluir