Qual a diferença entre Young Adult e New Adult?

by - 05:27


Você com certeza já ouviu falar de YA ou NA. Alguns dos livros mais queridos (e polêmicos) dos últimos anos de encaixam em uma das duas categorias. A legião de fãs de cada um dos gêneros não deixa dúvidas de que são livros que vieram para ficar e mudar completamente o mercado de livros. Mas você sabe qual a diferença entre eles?

YOUNG ADULT

O Young Adult, ou Jovem Adulto, é uma categoria que engloba leitores dos 14 aos 20 e poucos anos. Geralmente os personagens também estão dentro dessa faixa etária e a trama corresponde ao nível de complexidade aceito pelos leitores em questão. Os dramas vividos pelos personagens também são correspondentes ao nível de identificação do público.

No YA, alguns dos principais conflitos abordados envolvem dúvidas em relação ao futuro, descoberta da sexualidade, problemas entre amigos, família e em relacionamentos, existe dramatização de alguns acontecimentos, o ambiente geralmente é escolar ou familiar etc. São características que correspondem à realidade do leitor ou elementos que ele pode se relacionar.

https://www.instagram.com/nostalgiacinza/
NEW ADULT

Já o New Adult, ou Novo Adulto, engloba uma faixa etária mais velha, acima dos 20 anos, e costuma receber leitores que tinham o Young Adult como gênero preferido. Nessa categoria, os livros abordam escolhas e conflitos mais adultos, como traumas e vidas trágicas, traz descrições mais explícitas de cenas de violência, sexo, uso de drogas lícitas e ilícitas e apresenta mais a fundo transtornos psicológicos etc.

Geralmente as histórias se passam em um ambiente universitário, que é bastante caracterizado como um marco dos processos de transformação, amadurecimento e descobertas. Além disso, o romance é um dos elementos mais presentes e que costumam ganhar mais destaque nessas histórias, então romances muito intensos e dramáticos são encontrados de forma quase que obrigatória no New Adult.

https://www.instagram.com/nostalgiacinza/
*Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem podem ser feitas diretamente com nosso contato. Atenderemos prontamente Photo by Christin Hume on Unsplash

Inscreva-se na newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados. Faça parte da newsletter feita para os amantes dos livros ♥

You May Also Like

1 comments

  1. Laura eu não sabia dessa diferença na faixa etária, achei bem interessante saber disso. É muito bom esse tipo de post pois, além de tirar a nossa curiosidade nos mantém bem informados.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir