Resenha: O Grande Livro dos Gatos

by - 09:02


E se existisse um livro, escrito por gigantes da literatura, todo em homenagem aos gatos? O Grande Livro dos Gatos é uma coletânea com contos de alguns dos autores mais consagrados falando sobre esses felinos que tanto amamos. Um livro para quem ama contos, para quem ama ler, para quem ama gatos. Saiba mais sobre O Grande Livro dos Gatos!

"Um pequeno grande livro para os amantes de gatos. Bichanos se esparramando pelo sol, felinos endiabrados e gatinhos falantes são apenas alguns exemplos do que o leitor encontrará nesta deliciosa coletânea.
Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas precisamos concordar que são os gatos os melhores amigos da literatura. Grandes escritores como Patricia Highsmith, Raymond Chandler e Haruki Murakami são conhecidos por seu amor e dedicação aos bichanos. Nesta coletânea, estão reunidos os contos mais clássicos sobre a relação dos felinos com a humanidade.
Desde Théodore de Banville, passando por Émile Zola, Charles Perrault, Honoré de Balzac, Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft, Guy de Maupassant, Arthur Conan Doyle e muitos outros, os gatos são protagonistas dessas histórias cheias de mistério, reviravoltas e… sonecas. Bem ao estilo felino."



FICHA TÉCNICA
Título
: O Grande Livro dos Gatos
Autores: Vários
Páginas: 216
Ano: 2020
Editora: Alfaguara (Companhia das Letras)
Nota: 4
Compre: Amazon
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA



Há quem diga que os gatos são os verdadeiros companheiros do ser humano. Com seu jeito desconfiado, personalidades fortes e independência nata, esses felinos conquistaram a humanidade há séculos atrás. Sendo reverenciado por algumas culturas, perseguidos por outras e aclamados pela literatura, os gatos fazem parte do nosso cotidiano e, como humana de três deles, é impossível imaginar um mundo onde eles não existem.

"Ora, de todos os animais, o gato é o que tem o instinto mais perseverante, o mais perpétuo. Selvagem ou doméstico, permanece o mesmo, obstinadamente, com serenidade absoluta, sem perder por nada sua beleza e sua graça suprema."


O Grande Livro dos Gatos nada mais é do que uma coletânea de contos, ensaios e narrativas que têm os gatos como ponto central. Alguns contos mais desconhecidos se mesclam com grandes histórias como a do famoso Gato de Botas em um livro que homenageia esses felinos misteriosos, fortes, espirituais e intensos. O resultado? Um apanhado de narrativas para todo tipo de leitor.

O Grande Livro dos Gatos é uma belíssima coletânea não apenas por homenagear os felinos mais amados do mundo, mas por reunir em um único livro nomes de peso dos mais variados gêneros literários. Um verdadeiro deleite para o leitor. Em um único livro temos contos de suspense, terror, romance de época, ensaio e tudo carimbado por nomes como Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft e Arthur Conan Doyle, tudo para mostrar a universalidade da presença dos gatos e de sua presença no imaginário popular e na literatura.

"O gato é um animal críptico e afeito a coisas estranhas, invisíveis ao homem. É a alma do Antigo Egito e o guardião das histórias vindas de cidades esquecidas em Meroé e Ofir. É parente dos senhores da floresta e herdeiro dos segredos da África ancestral e sinistra. A Esfinge é prima dos gatos, que também falam sua língua; porém eles são ainda mais antigos do que a Esfinge, e lembram de coisas que ela mesma esqueceu."


A princípio pode-se cair na armadilha de acreditar que o ser humano seria capaz de, imparcialmente, trazer uma coletânea que busca, de forma altruísta, honrar os animais que fazem parte do dia a dia de muitas pessoas ao redor do mundo. Em grande parte do livro isso de fato acontece, entretanto, é possível perceber claramente a forma como projetamos nos animais algumas características que julgamos ser universais quando, na verdade, são algo de mais humano que carregamos. No conto de Lucy Maud Montgomery, por exemplo, isso fica explícito.

"Está aí a perfeição da moralidade inglesa, voltada exclusivamente para as aparências, já que esse mundo não passa, infelizmente, de aparência e decepção."


Os gatos são criaturas tão intensas que despertam o que há de melhor em seis companheiros humanos, mas também exaltam o que há de pior neles. O Grande Livro dos Gatos traz também alguns contos que mostram a maldade humana sendo descarregados nesses felinos de forma bem intensa e angustiante. É um alívio que a maior parte desses contos traga uma mensagem por trás dessa representação, mas não deixa de ser terrível.

Para contrabalancear essa intensidade macabra, alguns contos falam sobre o companheirismo entre homem e felino, como os gatos são companheiros mais silenciosos que os cachorros, por exemplo, mas cuja presença é responsável por gerar um amor profundo e sincero.


O Grande Livro dos Gatos é uma homenagem a esses felinos e seu papel fundamental na literatura e nas nossas vidas. O livro reúne uma coletânea de contos escritos por célebres escritores sobre a vida com esses felinos irresistíveis, incluindo narrações sob o ponto de vista dos próprios gatos. Incluindo autores como Edgar Allan Poe, O Grande Livro dos Gatos é um achado para amantes de gatíneos e de uma boa dose de literatura.

O Grande Livro dos Gatos também pode ser lido com um olhar de quem busca diversos arquétipos da psique humana, escritos e representados na pele de alguns dos gatos mais interessantes que iremos conhecer.

"Muitas criaturas acham que os gatos são animais desprovidos de inteligência, afeitos a sossego, interessados unicamente em ratos e leite. Mas a verdade é que os gatos têm mais personalidade do que muitos seres humanos e extraem consideravelmente mais prazer da vida. De todo o reino animal, os gatos são as criaturas mais multifacetadas."

Confira os contos presentes em O Grande Livro dos Gatos:

  • O gato, Théodore de Banville
  • A gata persa da Tia Cynthia, Lucy Maud Montgomery
  • O paraíso dos gatos, Émile Zola
  • O gato de botas, Charles Perrault
  • Penas de amor de uma gata inglesa, Honoré de Balzac
  • O gato preto, Edgar Allan Poe
  • Os gatos de Ulthar, H. P. Lovecraft
  • Sobre os gatos, Guy de Maupassant
  • O gato, Mary E. Wilkins Freeman
  • O gato-brasileiro, Arthur Conan Doyle
  • A fase felina de Maurice, Edith Nesbit
  • Vida e opiniões filosóficas de um gato, Hippolyte Taine
  • O gato que caminhava só, Rudyard Kipling
  • Tobermory, Saki
  • Tom Vieiro, Mark Twain
  • Gato, Banjo Paterson
  • A gata branca, Edith Nesbit

Gostou da resenha e quer conhecer mais um livro que homenageia esses felinos maravilhosos? Então conheça Vida de Gato!


Inscreva-se na newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados. Faça parte da newsletter feita para os amantes dos livros ♥

You May Also Like

5 comments

  1. Estou encantada em achar essa obra perfeita para quem ama gatos! E mais, ver que nela o grande mestre do terror, Edgar A. Poe, meu escritor favorito, não foi esquecido... É gratificante. Não conhecia esse título e digo que ele já entrou para a minha booklist.

    Conheci seu trabalho pelo blog a Vanessa (parafraseandocomvanessa.com.br) e estou curiosa para saber sua autora favorita... <3

    Agradeço ao Universo por ter encontrado seu conteúdo autêntico e que contribui muito pra literatura. Stay strong! Stay safe! <3

    Beijos!
    Neila Bahia ♥️
    neilabahia.com | Instagram | Pinterest 

    ResponderExcluir
  2. Oi! Conheci seu blog através da Vanessa (do Parafraseando). ♥ Já amei e mega me identifiquei. Sou apaixonada por livros! Quanto à resenha: não conhecia ainda, mas achei bem interessante. Tenho cachorro, mas sei o quanto gatos também são especiais e com personalidade forte! E tem muito nome de peso nessa coletânea, né? Dica anotada! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  3. OI Laura, cheguei aqui através da entrevista no blog da Vanessa. Gostei muito. Gostei da dica de livro. Adoro gatos. Já tive alguns e eles rendem boas histórias. Agora tenho uma cachorrinha.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  4. As fotografias ficaram tão amorosas com o gatinho :)

    ResponderExcluir
  5. Ah, que simpático esse livro. Adoraria ler ~ e também achei uma ótima opção de presente para aquele amigo/parente que AMA gatos. <3

    ResponderExcluir