Resenha: Objetos Sobrenaturais: histórias reais e artefatos sombrios

by - 15:43



O que cria um objeto sobrenatural? Como encontrar um? O que fazer ao se ver diante de um objeto que esconde uma história arrepiante? Objetos Sobrenaturais: histórias reais e artefatos sombrios é um guia para amantes de histórias paranormais e uma referência para quem busca entender mais do assunto. Conheça mais!


"Encontrar uma bela boneca antiga em uma venda de garagem é uma sensação incrível, até você levá-la consigo e ela decidir caminhar pela casa após a meia-noite. Antiquários, feirinhas de rua, heranças de família: os objetos assombrados estão em todos os lugares e invadem nossas vidas de uma maneira discreta, quase acidental. Será mesmo?
Objetos Sobrenaturais, mais um lançamento da DarkSide® Books chega através de nossa linha direta com o além. Tão instigante e surpreendente quanto o casal Ed & Lorraine Warren, a caça-fantasmas Stacey Graham convida você a repensar o uso da prataria de sua avó. Ou a olhar com outros olhos aquela caixinha de joias que sempre parece mudar de lugar.
Ao folhear as páginas tenebrosas e ricas em detalhes, os leitores irão conhecer uma seleção variada de itens assombrados e amaldiçoados, desde crânios que gritam até bonecas demoníacas — e entender como eles afetam as vidas de seus respectivos donos.
Com uma prosa divertida e objetiva, Stacey Graham traz respostas para diversas perguntas, dá conselhos e discute teorias sobre os tipos de fantasma que existem. Você já se perguntou por que nos sentimos atraídos por histórias que envolvem objetos assombrados? Ou como um objeto se torna assombrado? Será que um fantasma se espremeu entre as moléculas e ficou incrustado no objeto pelo medo do desapego?
Só lendo para descobrir. E, de preferência, mantendo as luzes ou velas acesas. A edição traz em sua capa as peças criadas pela artista plástica Dianne Hoffman, e se tem uma coisa que ela mostra é que nunca se sabe o que pode estar escondido na escuridão. Ou na prateleira do seu quarto."


FICHA TÉCNICA
Título
: Objetos Sobrenaturais
Autora: Stacey Graham
Páginas: 224
Ano: 2019
Editora: DarkSide Books
Nota: 4
Compre: Amazon
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA





Objetos Sobrenaturais é um verdadeiro guia para todos aqueles que buscam entender mais sobre artefatos sombrios e todo o mistério em torno desses objetos. É um livro que já começa de maneira bem didática, ao explicar o que são objetivos sobrenaturais, explicitar os lugares onde se pode encontrá-los e conceituando os tipos existentes de fantasmas e entidades capazes de amaldiçoar objetos.

“O que cria um objeto sobrenatural? O que forma algo sem alma e faz com que carregue consigo a dor de um coração partido ou a violência de uma norte? Sejam eles abençoados ou amaldiçoados, esses objetos geralmente caem em nossas vidas criando situações tão estranhas quanto inusitadas aos nossos olhos e crenças. Retratos sobrenaturais, cadeiras que condenaram pessoas a morres horríveis ou bonecas que você achava que eram coisa de filme ruim - o objeto mundano cria seu horror com as lembranças de seus antigos proprietários e as transmutem aos novos. Agora, você talvez pense duas vezes antes de visitar a próxima venda de garagem.” Página 12




O livro é dividido em capítulos que abordam bonecas e objetos demoníacos, ossos amaldiçoados, casas e mobílias assombradas, experiências pessoais, oceanos macabros, hotéis assombrados, mandingas e maldições e até mesmo uma parte voltada para histórias assustadoras de Hollywood, minha parte favorita do livro. Inclusive, acredito que esse capítulo por si só poderia render um novo livro, com mais aprofundamento e detalhes nas histórias, além de incluir outras que com certeza ficaram de fora. Fica a dica aqui, hein, DarkSide ;)

Por fim, para os amantes de assuntos paranormais, a parte de “consultas sobrenaturais” é um verdadeiro tesouro de referências bibliográficas. Para que a leitura não termine ao final do livro.
Objetos Sobrenaturais tem um foco em histórias norte-americanas. É praticamente unânime os relatos se passarem nos Estados Unidos, tendo em vista a nacionalidade da autora. Entretanto, como já estamos acostumados a consumir esse tipo de narrativa pelas séries, filmes e documentários estadunidenses, não é algo que prejudica a leitura. Pelo contrário, nesse sentido é bem interessante ter contato com algumas das histórias e curiosidades de determinadas cidades abordadas pela autora. Para quem já conheceu alguns desses locais, fica ainda mais interessante.


Seja pela linguagem ou pela abordagem dada pela autora, Objetos Sobrenaturais é um livro excelente para jovens leitores que se interessam por temáticas de mistério e terror, por historiais paranormais. A maneira como a autora escreve dá uma leveza inegável ao livro, o que o torna mais acessível para diversos públicos, incluindo o jovem.

“Conforme exploramos mais a respeito de objetos sobrenaturais, nos permitimos afastar para o lado o mundano e ver o que existe por baixo. Nossa curiosidade nunca está satisfeita. Nossa jornada para descobrir como o além interage com o mundo dos vivos apenas começou.” Página 217


A linguagem é um dos pontos mais altos do livro. Além da escrita envolvente, a autora tem uma forma bem cômica de conduzir o leitor pelas páginas do livro, sempre com muito humor e ironia. Mesmo sendo um livro que aborda temas e histórias arrepiantes, é impossível não soltar algumas risadas ao longo da leitura. Eduardo Alves conseguiu entregar uma tradução que mantivesse o estilo da autora, mas que não perdesse o sentido ou a fluidez da leitura.

Até mesmo Ted Bundy é mencionado como uma das aparições contadas no livro. Um dos mais célebres assassinos em série do mundo também rendeu alguns relatos de assombração e foi interessante ter acesso a mais esse detalhe da história do homem que ficou conhecido por sua crueldade notória. Isso só reforça a característica de Objetivos Sobrenaturais de trazer diversas curiosidades sobre o tema.


Mais uma vez a DarkSide Books entrega aos leitores uma edição colecionável para as nossas estantes. A diagramação do livro recebeu um cuidado especial, com uma fonte própria para deixar a leitura mais fluida, um espaçamento entre linhas bem agradável também, e até as notas de rodapé receberam uma formatação diferente. Além disso, o projeto gráfico do livro é muito bonito como um todo. Várias ilustrações e fotografias enfeitam as páginas, capturando o olhar e fazendo com que passar as páginas seja ainda mais agradável.

Ao longo do texto também são inseridas algumas citações de notórios escritores do gênero terror e celebridades envolvendo assuntos sobrenaturais. Nomes como Stephen King, H.P. Lovecraft, Charles Dickens, Shirley Jackson, Ed e Lorraine Warren, e muitos outros aparecem ao longo das páginas como frases famosas, citações ou comentários a respeito de determinado assunto. Além de deixar as páginas ainda mais atraentes para os olhos do leitor, é uma bela maneira de dar mais autoridade ao livro.


Objetos Sobrenaturais é um livro pequeno, com pouco mais de 200 páginas e uma diagramação que favorece bastante a rapidez da leitura, mas não é apenas o projeto gráfico que faz com que seja fácil devorar o livro. A escrita de Stacey Graham, a escolha da divisão do tema em subtópicos, e a tradução bem feita fazem com de Objetos Sobrenaturais um livro imperdível para fãs de boas histórias reais de terror e mistérios inexplicáveis. Recomendo a leitura também para um leitor mais jovem, que já tenha apreço pelo tema, e para todos aqueles que buscam uma leitura envolvente, sombria e muito divertida.

Gostou do livro e gostaria de conhecer outro título semelhante? Então conheça O Mundo de Lore!

Por que os vivos são atraídos por histórias de fantasmas com objetos sobrenaturais? Porque somos curiosos. Não apenas sobre o que acontece depois da morte, mas também para responder ao verdadeiro mistério - por que um objeto se torna sobrenatural. Será que todo retrato tem um histórico? Será que toda cama se lembra de quem dormiu ali? Por que alguns itens manifestam atividade paranormal e outros não dão um pio? Se serve de algum conforto, pesquisadores paranormais ainda observam e esperam para aprender mais das interações do além com os vivos. Conforme nos esgueiramos para mais perto da verdade, contudo, precisamos perguntar a nós mesmos se estamos confortáveis com as respostas que encontramos. Então deixe aquela luminária por perto - só de garantia.” Página 13



Inscreva-se na newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados. Faça parte da newsletter feita para os amantes dos livros ♥

You May Also Like

0 comments