Resenha: O Mundo de Lore - Criaturas Estranhas

by - 08:43


Lore já é um sucesso absoluto no mundo dos podcasts, com mais de 180 milhões de reproduções, e até ganhou série de TV pela Amazon Prime. Agora, com uma edição feita para os fãs de boas histórias de terror, O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas, chega no formato de livro pela DarkSide Books.

Quer saber um pouco mais sobre esse livro e entender o porquê de Lore estar ganhando públicos nos mais diversos formatos? Então confira a resenha!

"Elas vivem nas sombras, ocultas nas trevas da noite, habitando os cantos mais obscuros de nossas mentes. Conhecemos algumas delas através de superstições, fábulas e lendas urbanas. Ou, quem sabe, por meio de contos sinistros sussurrados de geração para geração. Elas. As criaturas estranhas.
Acomode-se ao redor da fogueira e tente não temer os vultos sinistros na escuridão. A DarkSide® Books vai contar uma história para você. Uma não, várias. Uma mais aterrorizante do que a outra. E todas elas podem ser encontradas nas páginas de O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas.
Originado do premiado podcast Lore — cujos episódios se inspiram nas famosas creepypasta dignas de pesadelos —, o livro de Aaron Mahnke encontrou seu verdadeiro lar na editora mais tenebrosa do Brasil.
Imagine que anos atrás havia um especialista em vampiros alugando seus serviços a quem precisasse. Ou que zumbis realmente existem. Ou ainda que há áreas na Islândia que não devem ser visitadas para proteção do mágico povo escondido.
Compartilhando detalhes fascinantes sobre monstros assustadores e bizarros, O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas explora o encanto que nós, humanos, temos por saber o que já houve de fantástico neste mundo em que vivemos. Seja um vilarejo europeu onde gremlins tocam o terror ou uma casa nos Estados Unidos assombrada por um boneco chamado Robert.
As belíssimas ilustrações de M.S. Corley aumentam ainda mais o ar de encantamento que percorre todo o texto. E o “mundo” do título vem bem a calhar: além do podcast de sucesso que contabiliza mais de 180 milhões de reproduções e do livro de arrepiar, o projeto foi transformado em série pela Amazon Prime Video, e já conta com duas temporadas disponíveis em português no Brasil.
A verdade realmente pode ser mais apavorante do que a ficção. Mas quem tem um coração dark batendo no peito gosta — e inclusive pede mais."

FICHA TÉCNICA
Título
: O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas
Autor: Aaron Mahnke
Ano: 2019
Páginas: 256
Idioma: Português
Editora: DarkSide Books
Nota: 4/5 
CompreAmazon
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA




O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas é uma homenagem ao sobrenatural. Ao reunir em uma coletânea histórias de terror que realmente aconteceram e foram relatadas ao redor do mundo, Criaturas Estranhas explora o fascínio que temos com narrativas misteriosas e arrepiantes.

"Porque às vezes, seja a criatura uma coisa que inventamos, seja simplesmente o foco de uma obsessão pessoal, o caçador está sempre em risco de se tornar a própria coisa que persegue" Página 31


Criaturas Estranhas não é um livro de terror daqueles que vai te deixar com medo de apagar as luzes ao final da leitura, Criaturas Estranhas não faz parte dessa parte do gênero. Eu particularmente não tenho o hábito de ler histórias de terror e encontrei em O Mundo de Lore uma narrativa divertida, repleta de curiosidades e de leitura extremamente fácil e gostosa.

Aarom Mahnke, em O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas, mostra que a realidade pode ser bem mais assustadora que a ficção, basta que seus acontecimentos sejam narrados com a intensidade certa. É uma aula de história que se baseia nas culturas dos mais diferentes povos e de seus mitos, sejam eles duendes, vampiros, lobisomens, fantasmas, bonecos assombrados etc. Aaron Mahnke consegue trazer para uma realidade palpável, determinadas situações que pensamos serem difíceis de acreditar. O livro é praticamente um estudo científico, antropológico e social de algumas das maiores histórias e personagens de terror.


O livro brinca o tempo todo com a dualidade entre fato e ficção. Apesar de todas as histórias serem relatadas com a premissa de retratar a realidade, a maneira com a qual são narradas se assemelha muito à ficção, tanto no conteúdo dos relatos quanto na maneira de contar cada fato buscando manter o suspense, sempre com um desfecho de arrepiar ou de te fazer olhar para trás pelo menos uma vez.

"Ninguém quer morrer. Se o projeto humano passasse por uma revisão, essa seria uma das características modificadas. Nossa mortalidade é uma obsessão desde o princípio da própria humanidade. Humanos anseiam por maneiras de evitar a morte, ou pelo menos torná-la suportável." Página 36

O fascínio dos seres humanos em relação ao sobrenatural está muito associado à tentativa de explicar acontecimentos da vida cotidiana, como doenças e até mesmo má sorte. Aaron Mahnke traz uma explicação para contextualizar historicamente os acontecimentos até chegar nos relatos e usá-los para dar embasamento às crenças humanas, deixando para que o leitor decida se acredita em tudo aquilo ou não.


A linguagem do autor é bem informal, o que facilita a leitura, lembra bem o formato de podcast mesmo, e ajuda a fazer com que a sensação que se tenha ao longo da leitura, é de estar sentada em volta de uma fogueira, ouvindo histórias macabras, bem o que o livro promete mesmo.

O livro também conta com ilustrações de M.S. Corley que dão um toque a mais a uma edição que já é linda por si só. Elas ajudam a dar vida ao livro, ao mesmo tempo em que quebram a narrativa, dando ao leitor tempo para respirar entre os relatos, enquanto observa traços que, mesmo retratando o sobrenatural, são adoráveis e delicados. Ainda no quesito edição do livro, o acabamento em capa dura, típico da DarkSide Books, combinou perfeitamente com a proposta do livro, ainda mais com os riscos propositais que deixam o livro com uma cara mais desgastada. Como sempre, um toque simples, mas que faz toda a diferença para quem gosta de colecionar edições maravilhosas.

Além do livro em si, a bibliografia ao final do livro é bem interessante e dá outro horizonte para quem tem interesse nos relatos assustadores e gostaria de saber mais a respeito.


Algo que me incomodou ao longo da leitura foi que não existe uma divisão muito bem delimitada de temas para todos os capítulos. Apesar de existir uma lógica na separação das partes do livros, muitas vezes, quando eu achava que determinado tema já havia sido abordado, sentia que um relato estava desconexo em um capítulo que não deveria estar. Isso afetou um pouco a expectativa que eu tinha para cada capítulo e me deixou um tanto quanto incomodada, mas esse detalhe não tira a experiência de leitura e a forma primorosa com a qual Aaron Mahnke nos faz mergulhar no mundo do terror da vida real.


O livro é extremamente coerente com sua proposta de trazer uma coletânea de relatos assustadores, um panorama sobre o sobrenatural em algumas culturas ao redor do mundo e uma nova narrativa dentro do gênero de terror. O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas, é um livro que agrada tanto os fãs de terror, que encontrarão no livro um aperitivo do que o mundo guarda de mais assustador, quanto os leitores que não estão tão inseridos no nicho, mas que gostariam de expandir seu universo literário com um livro curioso, divertido e arrepiante.

Gostou do livro e quer conhecer outro título incrível da DarkSide Books? Então confira a resenha de Lady Killers!

"Das colinas antigas da Islândia e do Brasil às ruas asfaltadas da urbana América, nosso fascínio com "os outros" tem sido uma obsessão constante e implacável. Mas se muitas histórias só nos fazem sorrir por ser pura fantasia, algumas são impossíveis de ignorar. Elas nos deixam com mais perguntas que respostas. E nos obrigam a enfrentar uma verdade assustadora: se não estamos sozinhos neste mundo, também não estamos seguros, então." Página 49


Quer ficar por dentro de tudo que rola aqui no Nostalgia Cinza em primeira mão e de um jeito bem simples e objetivo? Então assine a newsletter! Prometo não encher sua caixa de entrada e ainda mandar conteúdos bem legais ;)

You May Also Like

2 comments

  1. Cada vez que leio mais sobre esse livro mais quero ler ele. Parece um livro incrível 😍😍😍😍

    ResponderExcluir