Resenha: Listografia

by - 13:49


Sempre fui a louca das listas. Adoro rabiscar rascunhos com listas de supermercado, listas de leitura, ideias para posts e até listas pessoas com pequenas coisinhas que me fazem sentir bem. Mas em 2018 isso se tornou ainda maior.

Escrever à mão sempre foi um prazer enorme pra mim, mas desde que comecei a fazer um scrapbook, um tipo de bullet journal e um diário de textos e colagens, parece que fiquei ainda mais animada para voltar às origens e rabiscar pensamentos por aí. Pensando nisso escolhi conhecer um pouco mais sobre o livro Listografia, publicado pela Intrínseca e já posso dizer que está sendo um belo hobby.

"O livro definitivo para todas as listas da sua vida! Nostalgia . Essa foi a inspiração de Lisa Nola para inventar um tipo inusitado de autobiografia. Quais foram os melhores presentes que você já recebeu? Os lugares mais estranhos onde já fez sexo? As coisas que mais irritam você? Seus momentos mais embaraçosos? Os lugares que adoraria conhecer?
Neste livro, o leitor vai rememorar episódios engraçados da própria vida, filmes e livros interessantes, pessoas que conheceu e muito mais. Com diversas perguntas bem-humoradas e ilustrações bastante divertidas, Listografia o incentivará a colocar no papel pedaços de sua história pessoal. Ao final, Lisa convida o leitor a soltar sua imaginação e inventar suas próprias listas personalizadas. Esta é, acima de tudo, uma reflexão leve e sensível sobre os nossos interesses, nossa memória e nossos sonhos, e as páginas preenchidas podem servir de lembrança para os momentos de nostalgia ou revelar características intrigantes e inusitadas do seu dono.
Com proposta semelhante a sucessos como Destrua este diário e Termine este livro, Listografia é completamente interativo, convidando o leitor a intervir na obra e criar suas próprias listas.
A obra traz inúmeras ilustrações divertidíssimas de Nathaniel Russell, incentivando o leitor a desenhar também suas criações."

FICHA TÉCNICA
Título: Listografia
Autora: Lisa Nola
Ano: 2014
Páginas: 160
Idioma: Português 
Editora: Intrínseca
Nota: 4/5
Compre: Amazon
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA


O propósito do livro Listografia é fazer com que o leitor escreva uma biografia em forma de listas. É uma proposta bem legal porque permite que você carregue o livro é vá preenchendo ao longo do tempo, não tem aquele trabalho maçante de fazer tudo de uma vez ou de se sentir na obrigação de escrever todo dia. É um passatempo divertido e que rende diversas recordações.

Assim que recebi o livro, fui passando as páginas enquanto conversava com meu namorado. Além de preencher algumas listas com acontecimentos recentes, fomos relembrando momentos e compartilhando histórias. Mais do que uma autobiografia diferente, Listografia é ótimo para render conversas e dividir momentos em comum.


As listas envolvem desde temas mais sérios e que podem te levar por um caminho de reflexão e autoconhecimento até temáticas mais descontraídas como "liste as maiores figuras com quem você já trabalhou" e "liste os lugares mais estranhos onde você já fez sexo". É uma boa pedida tanto para quem gosta de pensar sobre temas mais sérios e reflexivos quanto para aqueles que querem registrar histórias que renderam boas memórias e boas risadas. As listas podem ser sérias, mas também podem ser apenas um escape cômico em meio à rotina.


Para quem tem dificuldades em manter um diário, pode ser uma ótima alternativa porque ajuda a relembrar momentos e é uma iniciativa fácil de manter como um hábito. Como as listas são guiadas, não é preciso muito esforço criativo além de exercitar um pouco a memória e definir algumas prioridades. Para aqueles que querem algo mais livre, as últimas páginas têm espaços em branco para que o leitor crie suas próprias listas e as preencha da forma que achar melhor, seguindo a temática que for mais agradável.


Listografia é um livro incrível para carregar na bolsa e para presentear. É um ótimo exercício de memória, um diário inusitado e uma autobiografia descontraída. Preencher as listas rende boas conversas, reflexões e lembranças que vão te fazer querer carregar o livro para todo lugar.

Gostou da resenha e quer conhecer outro livro diferente e incrível da Intrínseca? Então confira a resenha de Como não ser um babaca!









Quer ficar por dentro de todos os posts do Nostalgia Cinza? Então assine a newsletter! É só colocar seu email, prometo não encher sua caixa de entrada <3 

You May Also Like

7 comments

  1. Gente, que sensacional, amei isso, já quero comprar esse livro, também sou a louca das listas, e amo ficar escrevendo sobre meu dia a dia, sobre o que está acontecendo no momentos, essas coisas, como se fosse coisas de diário mesmo, rss.
    Muito sucesso pra você! 🌸😽

    Blog Amanda Passos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que livro sensacional, muito interessante. rs
    Me lembrou muito uma personagem d eum livro que eu li, ela fazia listas de tudo e para tudo, era muito legal!
    Eu amo escrever, mas não me atento muito a listas, fica tudo na memória mesmo, nada como exercitar o cérebro. rs

    ResponderExcluir
  3. Vi esse livro na loja mas não sabia se ia gostar. Depois de ver essa resenha vou correndo comprar. Amei ♥

    ResponderExcluir
  4. Que livro maravilhoso!!! Quero comprar pra já mim!
    https://blogisabellaoliveira.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  5. parece uma ideia interessante... eu tenho listas de tanta coisa ahsuhushausshasuhaUS
    UM DESSES talvez me fosse útil no sentido de criar novas listas e anotações diárias...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  6. Oi Laura! Eu me encontro completamente apaixonada e cobiçosa desse livro! Quero muito. Eu sou a maníaca das listas. Uma amiga costuma me zoar, falando que eu só não faço lista pra tomar banho, porque isso seria passar dos limites haha quero muito e já vou colocar na minha wish list pra ontem! E amei as fotos que você colocou. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Lembro que quando esse livro foi publicado aqui no Brasil eu queria muito ele. Meio que ainda o quero. Sou a louca das listas, mas agora faço elas no meu bujo hehe. Acho muito legal elas serem mei oque guiadas, porque ai a gente vai lembrando de coisas aleatórias. Acho que é interessante também dividir ele com outra pessoa ou responder juntos. Deve ser legal.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir