12 livros para ler em 2018

by - 08:28


Adoro estipular metas de leitura e adoro ainda mais cumpri-las, pensando nisso decidi montar o post com 12 livros para ler em 2018. Depois de ver tantas blogueiras fazendo metas semelhantes, decidi fazer o mesmo para me obrigar a ler, ainda em 2018, alguns livros que estão esperando na minha estante para serem lidos. 

Quem tem o hábito de ler sabe que é um ciclo viciante. Existem mais livros do que somos capazes de ler e nem todas as compras na Amazon são suficientes para cessar nossa vontade de ler cada vez mais e mais. Geralmente leio de acordo com os livros que chegam das editoras e seguindo minha vontade no momento, e por mais delicioso que isso seja, acabo deixando de lado livros que queria muito ler, mas que não são leituras urgentes. Definindo esses 12 livros específicos para 2018, me obrigo a cumprir minha meta, mergulho em histórias que já estão me chamando a atenção há tempos e ainda produzo mais resenhas e dicas de leitura por aqui. Só aspectos positivos, certo?

A maioria dos livros selecionados para esse desafio já estão na minha estante, outros pretendo comprar para ler nos próximos meses. É uma lista bem variada para sempre refrescar a mente com histórias novas. Não defini meses específicos para cada livro então vamos ver qual destes vai dar a cara aqui no blog primeiro ;)

Você também fez uma lista de 12 livros para ler em 2018? Me conta nos comentários quais são os seus e se você já leu algum destes: 

AUTOBIOGRAFIA DE UM IOGUE - Paramahansa Yogananda
"Uma das mais proeminentes personalidades do cenário espiritual do século XX, Paramahansa Yogananda já conquistou legiões de seguidores desde que lançou Autobiografia de um Iogue, em 1946. Traduzido para 18 idiomas e reeditado continuamente, o livro se tornou uma obra fundamental sobre os princípios da meditação, da ioga e das doutrinas orientais.
Explicando as leis espirituais sutis, mas bem definidas, que estão por trás do "poder" dos iogues, Paramahansa faz de seu relato um pano de fundo para explorar os profundos mistérios da existência e revelar os traços comuns entre as grandes religiões do oriente e do ocidente."

FARMÁCIA LITERÁRIA - Susan Elderkin, Ella Berthoud
"Lido no momento certo, um livro pode mudar sua vida. “Farmácia literária” é um tributo a esse poder. Mais de 400 livros para curar males diversos, de depressão e dor de cabeça a coração partido Para criar esta obra, as autoras viajaram por dois mil anos de literatura, selecionando livros que promovem felicidade, inspiração e sanidade, escritos por mentes brilhantes que nos mostram o que é ser humano e nos permitem identificação ou até mesmo catarse. Estruturado como uma obra de referência, em “Farmácia literária” os leitores podem simplesmente procurar por sua “doença”, seja ela agorafobia, tédio ou crise da meia-idade, e encontrarão um romance como antídoto."

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (Edição em Capa Dura) - J.K. Rowling
"Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais."

O QUE O SOL FAZ COM AS FLORES - Rupi Kaur
"Da mesma autora de outros jeitos de usar a boca, best-seller com mais de 100 mil exemplares vendidos no Brasil. O que o sol faz com as flores é uma coletânea de poemas arrebatadores sobre crescimento e cura. ancestralidade e honrar as raízes. expatriação e o amadurecimento até encontrar um lar dentro de você. Organizado em cinco capítulos e ilustrado por Rupi Kaur, o livro percorre uma extraordinária jornada dividida em murchar, cair, enraizar, crescer, florescer. uma celebração do amor em todas as suas formas."

O FUTEBOL EXPLICA O BRASIL - Marcos Guterman
"De esporte de elite a entretenimento das massas, do amadorismo ao profissionalismo, dos salários modestos à globalização-exportação, o uso político do esporte e o uso da política pelo esporte. Quando se estuda futebol no Brasil, não se fala "só" de um jogo, mas da própria história do país, emaranhada com a evolução nas quatro linhas do campo.
O jornalista e historiador Marcos Guterman mostra a trajetória do futebol no país desde sua chegada da Inglaterra, a formação dos primeiros clubes, os craques, os grandes fracassos, as peculiaridades. O livro narra os acontecimentos do último século no Brasil, mas principalmente mostra como política, economia, sociedade e futebol estão muito mais associados do que costumamos imaginar. Assim, o esporte mais popular do mundo, se lido corretamente, consegue explicar o Brasil."

HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS - Edgar Allan Poe
"Edgar Allan Poe é o mestre do terror. Mas ele não cultiva o terror pelo terror. É inteligente demais para isto. Em seus contos está sempre presente a discussão filosófica, moral ou religiosa, e os conflitos íntimos de seus personagens podem ser considerados como verdadeiros tratados psicanalíticos."






RELATOS DE UM GATO VIAJANTE - Hiro Arikawa
"O gato Nana está viajando pelo Japão. Ele não sabe muito bem para onde está indo ou por que, mas ele está sentado no banco da van prata de Satoru, seu dono. Lado a lado, eles cruzam o país para visitar velhos amigos. O fazendeiro durão que acreditaque gatos só servem para caçar ratos, o simpático casal dono de uma pousada que aceita animais, e o marido abandonado pela esposa que ama animais. Mas qual é o motivo dessa viagem? E por que todos estão tão interessados em Nana e Satoru? Ninguém sabe muito bem o que está acontecendo e Satoru não diz nada, mas quando Nana descobrir o motivo da viagem, seu pequeno coração passará por uma das mais difíceis provas de suas sete vidas. Narrado em vozes alternadas, esse romance emocionante e divertido nos mostra um jovem de grande coração e um narrador-gato muito esperto, numa amizade que desafia as fronteiras de um país e da própria vida."

O PRÍNCIPE CORVO - Elizabeth Hoyt
"Chega uma hora na vida de uma dama...
Anna Wren está tendo um dia difícil. Depois de quase ser atropelada por um cavaleiro arrogante, ela volta para casa e descobre que as finanças da família, que não iam bem desde a morte do marido, estão em situação difícil.
Em que ela deve fazer o inimaginável...
O conde de Swartingham não sabe o que fazer depois que dois secretários vão embora na calada da noite. Edward de Raaf precisa de alguém que consiga lidar com seu mau humor e comportamento rude.
E encontrar um emprego.
Quando Anna começa a trabalhar para o conde, parece que ambos resolveram seus problemas. Então ela descobre que ele planeja visitar o mais famoso bordel em Londres para atender a suas necessidades “masculinas”. Ora! Anna fica furiosa — e decide satisfazer seus desejos femininos… com o conde como seu desavisado amante."

O CAMINHO DO ARTISTA - Julia Cameron
"O caminho do artista reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos. Organizadas num programa de 12 semanas, essas técnicas vão guiá-lo por uma viagem de autodescoberta, ajudando-o a enfrentar seus medos, crenças e inseguranças – os maiores obstáculos para quem deseja expressar qualquer forma de arte.
Este livro desmistifica a ideia de que o processo criativo precisa ser sofrido e extenuante, embora ele requeira uma boa dose de persistência e prática. Com este método, você vai aprender a abandonar as desculpas que o impedem de transformar suas ideias em realidade. Você vai descobrir como criar com mais liberdade e menos autocrítica, usando de forma consciente o potencial criativo que estava represado até agora."





PRINCESA DE PAPEL - Erin Watt
"O primeiro livro da série The Royals, a nova sensação new adult dos EUA. Ella Harper é uma sobrevivente. Nunca conheceu o pai e passou a vida mudando de cidade em cidade com a mãe, uma mulher instável e problemática, acreditando que em algum momento as duas conseguiriam sair do sufoco. Mas agora a mãe morreu, e Ella está sozinha. É quando aparece Callum Royal, amigo do pai, que promete tirá-la da pobreza. A oferta parece tentadora: uma boa mesada, uma promessa de herança, uma nova vida na mansão dos Royal, onde passará a conviver com os cinco filhos de Callum. Ao chegar ao novo lar, Ella descobre que cada garoto Royal é mais atraente que o outro – e que todos a odeiam com todas as forças. Especialmente Reed, o mais sedutor, e também aquele capaz de baixar na escola o “decreto Royal” – basta uma palavra dele e a vida social da garota estará estilhaçada pelos próximos anos. Reed não a quer ali. Ele diz que ela não pertence ao mundo dos Royal. E ele pode estar certo."

CARBONO ALTERADO - Richard K. Morgan
"Um eletrizante thriller noir de ficção científica em adaptação para série do Netflix No século XXV, a consciência de uma pessoa pode ser armazenada em um cartucho na base do cérebro e baixada para um novo corpo quando o atual para de funcionar. A morte, agora, nada mais é que um contratempo inconveniente, uma falha no programa. Takeshi Kovacs, um ex-militar de elite, após sua última morte, tem sua consciência transportada a Bay City, a antiga São Francisco, e é trazido de volta à vida para solucionar o assassinato de um magnata. Isso só para descobrir que seu contratante é a própria vítima, que voltou à vida em um novo corpo, mas sem as memórias do crime. Mal sabe Kovacs, porém, que essa investigação irá lançá-lo no centro de uma conspiração perversa até para os padrões de uma sociedade que trata a existência humana como um produto a ser comercializado."

SERIAL KILLERS: ANATOMIA DO MAL - Harold Schechter
"Entre na mente dos psicopatas. O dossiê definitivo sobre assassinos em série. O que faz pessoas aparentemente normais começarem a matar e não pararem mais? O que move – e o que pode deter – assassinos em série como Ed Gein, o psicopata americano que inspirou os mais célebres maníacos do cinema, como Norman Bates (Psicose, de Alfred Hitchcock), Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper) e Hannibal Lecter (O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme). Como explicar a compulsão por matar e o prazer de causar dor, sem qualquer arrependimento? De onde vem tanta fúria?
As respostas estão no novo lançamento da editora DarkSide Books: Serial Killers – Anatomia do Mal, dossiê definitivo sobre o universo sombrio dos psicopatas mais perversos da história. Escrito por Harold Schechter – que pesquisa o tema há mais de três décadas e já publicou, inclusive, a biografia de Ed Gein (Deviant, 1998) -, o livro é referência fundamental a todos os que se interessam pelo universo da investigação e da criminologia."





Quer ficar por dentro de todos os posts do Nostalgia Cinza? Então assine a newsletter! É só colocar seu email, prometo não encher sua caixa de entrada <3

You May Also Like

19 comments

  1. Que edição LINDA de Histórias Extraordinárias! Deve ser antiga, mas essas são as melhores em minha opinião <3
    Adorei sua lista, têm muitos livros interessantes. O que mais me interessou (já que eu nem conhecia) foi Relatos de Um Gato Viajante, parece ser muito bacana =D
    Beijinhos e boa sorte com suas leituras!

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  2. São todos muito bons mas eu gostei do "o que o sol faz com as flores, penso que é bom.

    ResponderExcluir
  3. Oiiiie,
    Quanta livro!, anotei alguns a sua lista ta bem legal, parabéns, ''PRINCESA DE PAPEL - Erin wat'' foi um dos que eu mais gostei na sua lista, fora os outros q também estão incríveis

    ResponderExcluir
  4. Arrasou nas dicas!
    Desses eu só conheço Princesa de Papel e o HP!
    Boa leitura...

    ResponderExcluir
  5. Sou doida pra ler Farmácia literária. Já li Harry Potter e é maravilhoso. Gostei de conhecer alguns títulos que não conhecia. Boas leituras

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Oi Lau!
    Queria tanto fazer isso e conseguir seguir a regra, mas meu humor é meu maior inimigo na empreitada. Quando bate a ressaca, como esses dias, nada me agrada, começo vários livros e não consigo levar nenhuma leitura adiante, além de que o gênero aqui também depende do humor kkk, apesar de ler de tudo, não é sempre que estou receptiva.
    Na minha meta desse anos existem muitos, principalmente aqueles comprados e deixados de lado, na lista estão a princesa de papel e o príncipe corvo, quem sabe não lemos juntas para se apoiar? kk
    Boa sorte aí amiga!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, Laura!

    Sim, o mais prazeroso das metas é conseguir cumpri-las. Eu sou uma pessoa ansiosa por natureza, então, fico muito frustrada quando não consigo. Por isso é que agora faço metas mais realistas, parecida com essa que você fez. Quando enchemos demais nossa lista de leituras do ano acabamos não dando conta, pois novos livros aparecem e queremos lê-los e quando vemos criamos uma grande confusão e nos sentimos culpadas porque não lemos os que planejamos. Eu sou assim.kkkkkkkkk...

    É a primeira vez que ouço falar de "Farmácia Literária" e fiquei muito, muito curiosa mesmo! Vou dar uma pesquisa! Fiquei interessada no livro. Histórias Extraordinárias eu quero ler faz algum tempo, mas ainda não tive oportunidade. O Príncipe Corvo e Anatomia do Mal eu também quero!

    Da sua lista o único que li foi Harry Potter e a Pedra Filosofal.

    Sim, eu também tenho uma lista de doze leituras pro ano. Foram as minhas escolhas para um desafio do facebook, o Desafio 12 Meses Literários:

    JANEIRO: Dom Casmurro - Machado de Assis
    FEVEREIRO: Sidney Sheldon
    MARÇO: A Promessa da Rosa - Babi A. Sette
    ABRIL: O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini
    MAIO: A Filha - Jane Shemilt
    JUNHO: Segredos de Uma Noite de Verão - Lisa Kleypas
    JULHO: Do Amor e Outros Demônios - Gabriel García Márquez
    AGOSTO: Fortaleza Digital - Dan Brown
    SETEMBRO: Herdeiro Inesperado - Sharon Kendrick
    OUTUBRO: Ladrão de Almas - Alma Katsu
    NOVEMBRO: Harry Potter e o Cálice de Fogo - J. K. Rowling
    DEZEMBRO: A Utopia - Thomas More

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Velho, adorei suas indicações, sobretudo o brilhante livro HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS, do Poe. Tem apenas um conto que eu adicionaria nele, que é O HOMEM DA MULTIDÃO. Acho que, se vc ler as extraordinárias, este conto e o Corvo, vc já vai ter uma puta bagagem do Poe. Agora, tem uma outra indicação que eu estou louco pra ler: CRIME SCENE. Poxa, vou esperar sua resenha pra ver se vale a pena :D

    ResponderExcluir
  9. São tantos livro dessa lista que eu quero ler! Mas esse ano já estabeleci minha meta: não compro mais nenhum livro enquanto eu não ler todos que já tenho! No momento estou lendo A Garota no Trem.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Laura. Quantos livros legais! Vou falar dos que eu conheço rs. Eu to relendo a série de HP, um por mês, então pretendo pegar a série toda esse ano. Eu li a série The Royals em inglês e amei. Comprei as versões brasileiras e quero reler ainda esse ano também. E quero MUITO ler essa coleção da Elizabeth Hoyt. As minhas amigas que leram estão apaixonadíssimas!
    Eu tenho alguns livros que quero ler ainda esse ano, espero conseguir. Boa sorte nas suas leituras. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Sua lista está top hein, nem me arrisco em procurá-los porque a minha meta desse ano é esvaziar a minha estante, pois acumulei muitos kkkk Com certeza voltarei para saber o que você achou.


    Até mais

    Beto

    www.coisastriviais.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei suas indicações, o Príncipe Corvo e Harry Potter e a Pedra Filosofal já li. Quero muito esse Carbono Alterado

    ResponderExcluir
  13. Olá, menina! =)

    Cara eu não consigo com metas , sabia? Mas tenho tantos livros antigos aqui parados na estante que pensei em fazer isso esse ano para os próximos meses já que estamos indo para o terceiro.

    De suas indicações gostaria muito de ler o do "gato viajante" e "Farmácia literária".

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Instagram: @vidaeletras

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Não costumo fazer lista de livros para ler, mas esse ano resolvi participar de um projeto para ler um clássico a cada mês, então essa foi a única lista que programei. Desses livros que você citou, preciso muito ler Harry Potter, e estou com Princesa de Papel para ler também. O Príncipe Corvo é outro livro que desejo. Adorei a diversidade de sua lista!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Princesa de Papel tá na minha lista desse mês ainda... A trilogia toda na verdade...
    E Principe Corvo está na minha lista desde o lançamento, mas ainda não tenho o livro, então, sei lá quando vou conseguir ler.
    Espero que você consiga ler todos da sua lista e que curta muito a leitura :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  16. Desses eu só li o Harry Potter (e amo!). Alguns da lista morro de vontade de ler!
    Adorei o post e boa sorte com as leituras :)
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. O Caminho do Artista <3 Estou lendo e adorando, espero que goste também.
    Harry Potter também é um xodózinho meu, gosto demais. Espero que você consiga ler todos os livros que deseja :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  18. Oi Tudo bem?
    Adorei sua lista e tem vários livros nela que também estão minha lista de metas, como Carbono Alterado e O Príncipe e o Corvo. Mas de todos os 12 o melhor com certeza é Harry Potter, essa série é vida!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Relatos de um gato viajante parece bastante interessante.

    ResponderExcluir