7 Livros para leitores

by - 18:22


Livros para leitores? Como assim? São livros que falam sobre livros! Sei que pode parecer estranho, mas existem livros que foram escritos para aquelas pessoas que são verdadeiramente apaixonadas por livros e já se tornaram leitores assíduos. Mais do que contar histórias, esses livros são dicas para aqueles que já têm a leitura como hábito.

Separei alguns títulos bem interessantes que falam sobre ler, que têm indicações de livros diversos, que incentivam o leitor a interagir e refletir sobre leituras anteriores e muito mais. Ou seja, para quem já ama ler, esta lista é perfeita! Garanto que você vai sair com vários livros novos pra colocar na lista de desejados do Skoob ;) Confira 7 livros para leitores e mergulhe no mundo da literatura de um jeito novo e incrível <3

COMO LER LIVROS, O GUIA CLÁSSICO PARA A LEITURA INTELIGÊNCIA - Mortimer J. Adler
Neste clássico, Mortimer Adler nos ensina a praticar a leitura em diferentes níveis – elementar, inspecional, analítica e sintópica – e nos ajuda a adequar nossa expectativa e forma de leitura ao tipo de livro que pretendemos ler. Não se lê um romance da mesma forma que se lê ciência. Não se lê ciência da mesma forma que se lê história. Mais que um livro de técnicas de leitura, trata-se de um verdadeiro tratado de filosofia da educação.


#POR QUE EU LEIO, AVENTURAS INTERATIVAS NO MUNDO DOS LIVROS - Vários autores
Para se inspirar, se colocar no lugar do outro, viver aventuras... Por que você lê? Seja qual for o motivo, nesse livro cheio de atividades você pode despejar todo o seu amor pelo universo da leitura e soltar a criatividade. Seja lembrando suas personagens e obras preferidas ou jogando bingo com clichês literários, você vai fortalecer ainda mais sua relação com os livros e se divertir muito no processo.

FARMÁCIA LITERÁRIA, MAIS DE 400 LIVROS PARA CURAR MALES DIVERSOS, DE DEPRESSÃO E DOR DE CABEÇA A CORAÇÃO PARTIDO - Susan Elderkin, Ella Berthoud
Lido no momento certo, um livro pode mudar sua vida. “Farmácia literária” é um tributo a esse poder. Mais de 400 livros para curar males diversos, de depressão e dor de cabeça a coração partido Para criar esta obra, as autoras viajaram por dois mil anos de literatura, selecionando livros que promovem felicidade, inspiração e sanidade, escritos por mentes brilhantes que nos mostram o que é ser humano e nos permitem identificação ou até mesmo catarse. Estruturado como uma obra de referência, em “Farmácia literária” os leitores podem simplesmente procurar por sua “doença”, seja ela agorafobia, tédio ou crise da meia-idade, e encontrarão um romance como antídoto. A biblioterapia não discrimina entre as dores do corpo e as da mente (ou do coração).

A LITERATURA COMO REMÉDIO, OS CLÁSSICOS E DA SAÚDE DA ALMA - Dante Gallian, Leandro Karnal
Não há dúvida de que a leitura dos grandes clássicos da literatura universal seja um meio privilegiado para o nosso desenvolvimento intelectual e cultural. Mas e se nos dissessem que, além disso, esta leitura pode nos curar de muitas doenças da alma? Baseado numa experiência desenvolvida originalmente numa escola de medicina, este livro fala sobre um experimento (o Laboratório de Leitura) que, partindo da leitura e discussão coletiva dos clássicos, tem propiciado um poderoso efeito humanizador e terapêutico que vem transformando a vida de muitas pessoas.



HISTÓRIAS SOBRE LEITURAS (PARA GOSTAR DE LER) - Vários autores
Este volume da série Para Gostar de Ler celebra a importância da leitura e os 50 anos da Editora Ática. São onze narrativas que falam sobre a paixão pelos livros. Com a maestria que os caracteriza, grandes nomes da literatura exibem seu talento em textos curtos e saborosos.

LIVRO - UMA HISTÓRIA VIVA - Martyn Lions
Há 2.500 anos, livros têm sido usados para legislar, registrar, idolatrar, educar e divertir. Esta história ilustrada explora uma das tecnologias mais versáteis, úteis e duradouras já inventadas. 'Livro - uma história viva' apresenta a evolução e a influência dos livros em todo o mundo, desde as tabuletas cuneiformes dos sumérios, até a emergência da revolução moderna da informação. Entre as imagens, o leitor encontrará códices maias, papiros egípcios, iluminuras de manuscritos medievais, clichês das primeiras impressões de Gutenberg e muito mais.

UMA HISTÓRIA DA LEITURA - Alberto Manguel
De certa forma, todo livro escolhe seu leitor, mas "Uma História da Leitura" parece ter um modo muito particular de exercer essa escolha: talvez com uma ou outra exceção, todos que se dispõem a lê-lo integram a comunidade anônima das pessoas que "gostam" de ler. Por isso, cada uma delas encontra aqui certos fragmentos de sua própria experiência: o encantamento do aprendizado da leitura, a leitura compulsiva de tudo (livrinhos de escola, cartazes de rua, rótulos de remédio), o prazer solitário de ser amigo do peito de Sinbad, o Marujo, de acompanhar a multiplicação dos significados de uma palavra, de descobrir o final da história. Como um volume da biblioteca impossível de Borges, o livro de Alberto Manguel contém um pouco da autobiografia de cada um de seus leitores.

Quer ficar por dentro de todos os posts do Nostalgia Cinza? Então assine a newsletter! É só colocar seu email, prometo não encher sua caixa de entrada <3

You May Also Like

1 comments

  1. Não sabia que tinha tantos livros assim. Eu tenho mutia vontade de comprar o Farmácia literária.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir