Resenha: O universo numa casca de noz

by - 09:45


            Tudo começou quando assisti ao filme A Teoria de Tudo. Fiquei fascinada pela história de Stephen Hawking, por sua vida e inteligência sem iguais. Me arrisquei a ler Uma breve história do tempo e me encantei de vez. Os assuntos que me despertaram interesse, a facilidade de leitura que me fez devorar cada página e o senso de humor único de um gênio; tudo isso contribuiu para que seu livro virasse um dos favoritos da minha estante. Até que li O universo numa casca de noz.

“O universo é realmente infinito ou apenas muito grande? E é eterno ou apenas de longa duração? Como nossas mentes finitas abrangem um universo infinito? Não é presunção de nossa parte até mesmo tentar fazê-lo? Corremos o risco de conhecer o mesmo destino de Prometeu, que na mitologia clássico roubou o fogo de Zeus para dá-lo aos humanos e foi punido por sua temeridade seno acorrentado a uma rocha para uma águia bicar seu fígado?”

            O universo numa casca de noz me provou de vez que alguém que sempre detestou física na escola pode se encantar com as ideias e teorias da física teórica, por mais complicadas que elas possam parecer. Eu era uma negação durante o ensino médio no que dizia respeito a exatas, principalmente física. Surpreendi a mim mesma decidindo ler um livro que, a princípio, parecia não ter absolutamente nada a ver comigo. Gostei tanto de Uma breve história do tempo que não pensei duas vezes antes de escolher O universo numa casca de noz. E não me arrependi, muito pelo contrário.

            Nessa reedição do livro de Stephen Hawking, é tudo bem melhor. Já no primeiro livro, Hawking defendia a ideia de que não o escreveu apenas para aqueles que entendem do assunto e sim para as pessoas dispostas a aprenderem um pouco mais sobre as teorias que buscam explicar o nosso universo. Nesse livro, sua didática é ainda melhor. No primeiro todos os capítulos eram conectados de alguma forma, para entender o próximo era preciso ter entendido o capítulo anterior. Em O universo numa casca de noz cada capítulo é razoavelmente independente, não tem problema pular algumas páginas para ler sobre algum assunto que interesse e voltar mais tarde para ler as outras.


            Já o primeiro capítulo me fez mergulhar na leitura. Nas primeiras páginas, Stephen Hawking faz um resumo da vida e das ideias de Einstein, considerado um dos maiores gênios da humanidade. Suas teorias são apresentadas de uma forma fácil de ser entendida, a impressão que fica é a de que estamos lendo uma biografia, não um livro de física. É um capítulo extremamente relevante uma vez que Einstein está extremamente em pauta com a confirmação das ondas gravitacionais. É ótimo para entender um pouco mais da importância de tal descoberta.
            Sem dúvidas a principal característica que diferencia essa edição de Uma breve história do tempo, é sua formatação. O livro é lindo, muito bem organizado, com boxes que resumem as informações das páginas e fotos e ilustrações incríveis. Dá gosto passar as páginas, cada página é mais interessante que a anterior. A leitura ficou muito mais prazerosa e fácil, não fica cansativo em momento algum, mesmo tendo várias informações complexas para absorver. Isso foi o que mais me impressionou.
            Stephen Hawking tem um jeito peculiar de contar suas ideias e repassar o conhecimento que adquiriu ao longo de anos de trabalho. Seu senso de humor é admirável, dá um toque a mais na escrita. O livro deixa de ser um livro de física e se torna uma troca de ideias. Com exemplos pessoais, piadas e referências à histórias mitológicas e exemplos históricos, Hawking escreveu um livro divertido, interessante e fascinante para qualquer leitor.


             O universo numa casca de noz é um complemento para Uma breve história do tempo – não é preciso ler um para entender o outro, mas seria interessante. Com dados atualizados sobre as descobertas no campo da física teórica, Stephen Hawking explora os limites da mente mesclando imaginação e realidade. Desde os mistérios que envolvem os buracos negros, até viagem no tempo, passando por visitas a outras galáxias, os assuntos são interessantes e despertam a curiosidade. Será que vamos algum dia ser capazes de juntar todo o conhecimento em uma teoria unificada que explique praticamente tudo?

            Meus capítulos favoritos (envolvendo os assuntos que mais me interesso):
1.      Uma breve história da relatividade: Como Einstein lançou as bases das duas teorias fundamentais do século XX: a relatividade geral e a teoria quântica.
2.      A forma do tempo: A relatividade geral de Einstein dá forma ao tempo. Como conciliar isso com a teoria quântica.
4.       Prevendo o futuro: Como a perda de informação nos buracos negros pode reduzir nossa capacidade de prever o futuro.
5.      Protegendo o passado: A viagem no tempo é possível? Uma civilização avançada poderia voltar e mudar o passado?
6.      Nosso futuro? Jornada nas Estrelas ou não?: Como as vidas biológica e eletrônica continuarão a ganhar complexidade a uma taxa cada vez maior.


            Assim como o anterior, O universo numa casca de noz é curto, com 220 páginas recheadas de imagens, gráficos e até trechos de poemas. Para ser devorado de uma vez ou apreciado com o tempo, é um livro simplesmente necessário na estante de qualquer um que busca entender um pouquinho mais de como teoricamente funciona não só o mundo, mas o universo em que vivemos. Não posso deixar de repetir o que disse na resenha anterior: “Se você tem o mínimo de curiosidade a respeito da sua existência, encontrou um professor perfeito.” Indispensável, apenas.

O universo numa casca de noz foi escrito por Stephen Hawking e publicado pela editora Intrínseca.

            Classificação: 5/5 estrelas.
“Em 1988, quando Uma breve história do tempo foi publicado, a Teoria de Tudo definitiva parecia estar logo ali, no horizonte. Até que ponto a situação mudou desde então? Estamos mais próximos de nossa meta? Como será descrito nesse livro, avançamos bastante depois disso. Entretanto, a viagem continua em curso, e o fim ainda não está à vista. Segundo um velho ditado, é melhor viajar com esperança do que chegar ao destino. A busca por descobertas estimula nossa criatividade em todos os campos, não apenas na ciência. Se chegássemos ao fim da linha, o espírito humano feneceria e morreria. Mas acho que nunca vamos ficar estagnados: devemos crescer em complexidade, quando não em profundidade, e seremos sempre o centro de um horizonte de possibilidades em expansão.”

Gostou da resenha? Já leu o livro ou ficou com vontade de ler? Então não esqueça de deixar uma curtida ou um comentário ;)

You May Also Like

15 comments

  1. Nossa que demais fiquei ate cuirosa para bens pela postagemSeu blog e demais parabéns sua linda vou volta sempre estou seguindo ja *----*
    Migaa fica com deus ta um beijo da Juh Margarida!
    juizo no corpo e na alma! A nao se esqueça de vim me ver ok:
    www.politicamenteincorreta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda! Espero te ver mais vezes aqui no blog, hein? <3

      Excluir
  2. Parece ser incrivel, sou apaixonada por fisica e pelo Hawking <3
    Beijos
    Isa Nonemacher

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a resenha!
    Eu já li A Teoria de Tudo e Uma Breve História no tempo e adorei. Agora fica faltando O Universo numa Casca de Noz. Já está na lista dos próximos livros que quero ler hehe
    É a primeira vez que visito seu blog e estou adorando tudo por aqui. Parabéns!
    Beijo!

    https://mundodalis.wordpress.com/
    https://www.facebook.com/mundodalis/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você leu os outros dois então vai adora esse, garanto! Muito obrigada, espero que volte mais vezes <3

      Excluir
  4. Nossa parece ser muito bom! Fiquei super com vontade de ler!!!

    Beijos ♥
    linhas-embranco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu texto.com certeza aumentou ainda mais o meu interesse pela leitura de "O Universo numa Casca de Noz". Todavia, não li ainda os dois, A Teoria de Tudo e Uma Breve História do Tempo. Não sei qual seria a importância ou não de se começar a leitura por esses dois. Abs

    ResponderExcluir
  6. Oi laura brand eu gosteei muito da resenha do capitulo 1 ficou muito bem agora es gostaria de leer o capitulo dos sobre a forma do tempo voce tem ese ai??

    ResponderExcluir
  7. Se foi triste muito triste

    ResponderExcluir
  8. Sempre adorei Física, e adoro assuntos relacionados a origem do universo.
    Estou lendo "Uma breve história do tempo" e fui pesquisar um pouco sobre o outro, "O universo numa casca de nos" para saber se seria interessante ler também.
    Obrigado pelas dicas, já vou emendar ele na sequência.

    ResponderExcluir
  9. Oi laura brand eu gosteei muito da resenha do capitulo 1 ficou muito bem agora

    เล่นหวยหุ้น

    ResponderExcluir