5 lições de Nossa luz interior, por Michelle Obama

by - 11:47

 


Em 2018 Michelle Obama conquistou o mundo com sua emocionante e inspiradora autobiografia. Minha História já apareceu por aqui no blog e foi uma das minhas leituras favoritas do ano quando saiu e ainda fica na minha cabeça sempre que penso em livros escritos por mulheres incríveis. 

Quatro anos depois a ex-primeira-dama dos Estados Unidos compartilha alguns conselhos e reflexões para manter a esperança e o equilíbrio em um mundo pós pandemia. Nossa luz interior: Superação em tempos incertos é um guia rápido e pessoal na voz de uma das mulheres mais conhecidas, adoradas e influentes do século XXI. 

Ao longo do livro que lembra uma continuação de Minha História, Michelle relembra alguns momentos marcantes de sua vida e compartilha alguns ensinamentos aprendidos nos últimos anos. Confira 5 lições de Nossa luz interior, por Michelle Obama: 

Ofereça a si mesmo a dádiva de se deixar absorver por algo 

No começo do livro Michelle Obama compartilha a angústia que sentiu durante a quarentena vivida na pandemia. Ela reflete sobre os detalhes que fizeram com que ela não se deixasse levar pela tristeza, pelo medo e pela dor e é, na minha opinião, a parte mais linda e tocante do livro. Ela fala sobre como aprender a tricotar ajudou não apenas a passar o tempo, mas a enxergar a grandeza de se permitir aproveitar pequenas coisas do dia a dia. 

O equilíbrio vem da associação 

Nesse ponto Michelle fala sobre alguns hábitos cultivados na época em que ainda estava na Casa Branca, sobre como o hábito de plantar e de fazer isso em comunidade. Ela discorre sobre saber olhar para o jardim e entender o que está faltando, o que está alimentando o solo etc. Sobre ter a sabedoria de enxergar e apreciar os detalhes.

São as práticas "só porque deu vontade" que nutrem nosso solo

Michelle bate na tecla de que priorizar algo que nos faz bem, mas que temos o hábito de deixar de lado em detrimento da rotina e do trabalho, faz a diferença em outras áreas da nossa vida. Ela encerra a primeira parte do livro que mesmo algo que consideramos pequeno tem o poder de fazer a diferença não só para nós, mas no que devolvemos para a sociedade. 

É mais fácil destruir algo que não nos pertence 

Nessa parte do livro Michelle compartilha sua experiência como uma mulher preta ocupando espaços majoritariamente masculinos e brancos. Ela fala sobre como "é complicado sonhar com o que não se vê" e como isso faz com que várias pessoas se questionem onde e como poderiam achar seu espaço se não existem versões delas mesmas no mundo. É uma parte necessária que me lembrou bastante Minha História. 

Quando a gente escolhe viver com outra pessoa, essa escolha determina como vamos viver 

Michelle Obama também compartilha um pouco do que aprendeu ao longo de tantos anos casada com Barack, não apenas na figura de presidente dos Estados Unidos, mas como o parceiro com quem escolheu dividir a vida. Ela fala sobre amores reais frente a um mundo onde as relações são romantizadas e exageradas e como os relacionamentos são dinâmicos, cheios de mudanças, sempre evoluindo. 

Michelle Obama é uma mulher extremamente cativante e gosto sempre que acompanhar o que ela decide compartilhar com o mundo. Nossa luz interior: Superação em tempos incertos não chegou aos pés de Minha História, mas é uma leitura relaxante e que conversa bastante principalmente com mulheres. Sempre uma inspiração ♥

Gosta do meu trabalho e quer apoiar de alguma forma? Conheça meu projeto no Catarse! Com esse apoio mensal é possível cobrir alguns custos para manter o trabalho, investir em equipamentos novos, pagar algumas continhas e dedicar mais tempo aos livros que tanto amo e quero apresentar para vocês ♥

You May Also Like

0 comments