Resenha: Veneno

by - 06:15

 


Recentemente testei um formato de mini resenhas postadas nos stories e destaques lá do Instagram e a resposta foi bem positiva. Só que como sou velha de internet e não resisto a deixar algo registrado, não poderia deixar de trazer aqui pro blog as impressões sobre Veneno: Anjo de Bremen, uma graphic novel curta, rápida, mas intensa.

"Quando, em 1831, uma jovem escritora chega a Bremen, Alemanha, para escrever um relato de viagem, encontra muito mais do que apenas um lindo porto, igrejas e praças arborizadas. Um único assunto domina as conversas entre donas de casa, comerciantes e autoridades: Gesche Gottfried.

Por um lado, uma assassina impiedosa, que servia torradas envenenadas com manteiga de camundongos aos filhos, maridos e amigas. Por outro, uma mulher caridosa, que doava alimentos aos famintos.

Com grande empenho, idealismo e olhando para os casos com as lentes de uma mulher que vive em uma sociedade dominada por homens, a jovem escritora busca por informações — guiada pelo profundo desejo de compreender a razão dos assassinatos e as motivações de Gesche. Em sua fúria por encontrar uma resposta, essa acaba se envolvendo com figuras suspeitas, segredos e perseguições, fazendo com que sua própria experiência na cidade acabe entrelaçando-se com a da lady killer envenenadora."

FICHA TÉCNICA
Título: Veneno: Anjo de Bremen
Autores: Peer Meter (roteirista) e Barbara YelinVerissimo (ilustradora)
Páginas: 208
Ano: 2022
Editora: DarkSide®Books
Nota: 4
Compre: Amazon
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA


Veneno: Anjo de Bremen é uma graphic novel de true crime que conta a história de Gesche Gottfried, a envenenadora em série que era considerada por muitos uma cidadã exemplar e altruísta. Já conhecia a história de Gesche Gottfried por causa de Lady Killers em que a assassina é mencionada na galeria letal, ao final do livro, mas foi interessante conhecer a história por outra perspectiva.

Sempre falo que os quadrinhos são um formato incrível para adaptar e contar diversas histórias e nesse caso as escolhas de roteiro para Veneno: Anjo de Bremen foram interessantíssimas. 

O quadrinho conta a história desse acontecimento marcante na história de Bremen por meio de uma escritora britânica que visita a cidade para escrever um roteiro de viagem, sem saber dos crimes de Gottfried e da execução marcada para o dia seguinte. 

Além da recepção desconfiada e agressiva por parte dos moradores, ela se depara com uma realidade extremamente machista e foi inesperado ver esse enfoque em meio a uma história de true crime baseada em uma assassina em série. Acrescentou mais uma camada na história que já me era familiar e me fez devorar o quadrinho com ainda mais gosto. 

E ainda deixo aqui a recomendação de outro livro, caso goste de true crime, Lady Killers Profile: Belle Gunness. Não é quadrinho, mas é uma pedida certa pra quem curte um bom true crime e foi escrito por ninguém mais ninguém menos que Harold Schechter. Caso você queira outro quadrinho, fica a recomendação de Lady Killer, uma graphic novel de ficção sobre uma esposa amorosa, mãe dedicada e assassina de aluguel. 


Gosta do meu trabalho e quer apoiar de alguma forma? Conheça meu projeto no Catarse! Com esse apoio mensal é possível cobrir alguns custos para manter o trabalho, investir em equipamentos novos, pagar algumas continhas e dedicar mais tempo aos livros que tanto amo e quero apresentar para vocês ♥

You May Also Like

1 comments

  1. Livros da darkside são tão perfeitos, meu sonho ter todas essas capas na minha estante. Amei o post e o vídeo.

    ResponderExcluir