Resenha: De olho nela

by - 11:30

 


Reality shows oferecem entretenimento para milhões de espectadores desde que começaram a ganhar popularidade. Nos últimos tempos, eles também têm sido uma bela janela da sociedade ao retratar pautas vigentes, principalmente relacionadas a minorias.

Entretanto, a falta de representatividade de corpos ainda é constante, infelizmente. Raramente nos vemos retratados nos seriados, filmes e, claro, reality shows que tanto adoramos assistir. Bea Schumacher, blogueira de moda plus size, decide dar voz a essa indignação em relação a um de seus programas favoritos e acaba sendo colocada como um bode expiatório para que mudanças na indústria comecem a acontecer. 

Essa é a premissa de De olho nela, estreia literária de Kate Stayman-London. Saiba mais! 


"Bea Schumacher é uma blogueira de moda plus size que tem amigos maravilhosos, uma família dedicada, uma legião de seguidores… e um coração partido. Para se distrair, toda semana ela acompanha o viciante reality show É pra casar, em que uma pessoa busca o amor verdadeiro entre vinte belos pretendentes.

Justo quando Bea desiste de vez de procurar pelo amor, ela recebe uma proposta intrigante: É pra casar quer que ela seja a próxima estrela do programa. Bea concorda, mas com uma condição: ela não vai se apaixonar de jeito nenhum. O que ela quer é dar mais visibilidade para sua carreira e para outras mulheres plus size, inspirando pessoas no país inteiro a se aceitarem.

Mas, quando as câmeras começam a rodar, ela percebe que as coisas serão mais complicadas do que ela esperava… Em uma narrativa montada a partir de tweets, roteiros e blogs de fofocas, Kate Stayman-London nos convida a mergulhar no mundo incrivelmente real de Bea."


FICHA TÉCNICA
Título: De olho nela
Autora: Kate Stayman-London
Páginas: 384
Ano: 2021
Editora: Paralela (Companhia das Letras)
Nota: 4,5
Compre: Amazon 
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA
AVISO DE GATILHO: gordofobia, assédio

Quantas influenciadoras plus size você acompanha? Quantas mulheres fora do "padrão" você vê nas novelas em papéis de destaque? Quantas mulheres gordas você viu como protagonistas de reality shows? É isso que Bea Schumacher questiona ao criticar um de seus programas favoritos. E sua opinião faz barulho, como deveria fazer. E incomoda, como é de se esperar. 

Programas de TV cujo mote é encontrar um par perfeito estão aí aos montes e todos os anos somos capturados por um novo. Entretanto, algo tende a se manter: o padrão de corpos que, na verdade, não são padrão de verdade. De olho nela traz para a ficção uma realidade extremamente comum. Kate Stayman-London mescla a narração dos acontecimentos em ordem cronológica, recortes de matérias de jornais, blogs e revistas, comentários de internautas, transcrições de programas de TV e diversos outros recursos para mostrar a pluralidade da cobertura da mídia. São aspectos que são ainda mais credibilidade para a história são transferidos para a narrativa. 

"Não que esteja fora de cogitação algum dia me casar, ter filhos, família - eu quero tudo isso. Mas essa parte de namorar não está indo nada bem ultimamente, então eu meio que desencanei. Não parece o melhor momento da minha vida pra participar de um reality show de romance, né?" Página 51

De olho nela foi um romance que me chamou a atenção logo de cara justamente pela premissa e o storytelling muito bem desenvolvido pela autora. Para uma estreia literária, Kate Stayman-London mostra a que veio com uma escrita maravilhosa. Entretanto, o desenvolvimento dos personagens, principalmente da protagonista deixa a desejar um pouco. Em determinados momentos senti que faltou profundidade à Bea, principalmente no decorrer da história. A forma como ela reagia a determinadas situações também pareceu um pouco irreal, ainda mais levando em conta o contexto do livro. Senti que faltou um pouco de maturidade a ela, ainda mais levando em conta o tom firme e impositivo que ela tinha em seu texto, que serve como estopim para a história. 


O livro esbarra em diversos assuntos que vão além de uma história de amor romântico. Muito além do reality no qual Bea Schumacher protagoniza, iremos acompanhar a sua jornada em busca da cura da forma como ela mesma se vê e se autossabota constantemente. A autora também traz, de forma crua e assustadora, a reação de haters e da sociedade como um todo, que demoniza ou supersexualiza os corpos gordos. De olho nela nos coloca na pele de uma mulher que precisa lidar, diariamente, com a opinião invasiva e cruel das pessoas ao seu redor. 

"O que a Bea de dezessete anos acharia se pudesse ver seu futuro como uma estrela de TV com um monte de homens lindos como pretendentes? A admiração dela se despedaçaria se soubesse que era tudo uma farsa?" Página 185


De olho nela, apesar de ter alguns pontos que poderiam ser melhorados na narrativa e no desenvolvimento dos personagens, é uma leitura necessária. A leitura flui muito bem, a escrita de Kate é uma delícia e o romance é muito gostoso de acompanhar. De olho nela traz uma vibe mais moderna para um estilo de comédia romântica clássica, uma indicação bem acertada para fãs do gênero. 

"Bea obrigou seu corpo a se mexer. Ela saiu do quarto 108 e voltou ao corredor, atravessou o saguão e pegou o elevador que levava à sala de figurino. Enquanto esperava, percebeu com uma amiga a ironia que sua visita a Lauren teve exatamente o efeito desejado: Bea não tinha mais dúvida nenhuma sobre quem deveria mandar para casa." Página 312

Gostou da resenha e quer conhecer outro romance? Confira a resenha de Os números do amor

Participe do grupo exclusivo no Telegram para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados ♥

You May Also Like

0 comments