Desafio: Uma bruxa por mês (projeto de leitura)

by - 04:22


 A figura da Bruxa sempre chamou bastante atenção e foi motivo de curiosidade, perseguição, atração ao longo dos séculos. Sempre tive uma fascinação pela figura feminina da bruxa porque ressoava em mim de uma forma que eu nunca soube explicar muito bem. 

Hoje em dia, depois de anos tentando entender e me ligando mais a causas femininas e feministas, entendi que grande parte desse fascínio vem do fato de a bruxa, da forma estereotipada que a gente conhece, bater diretamente de frente com diversas características do que se é esperado de uma mulher na sociedade. 

E com o passar dos anos a gente vai vendo isso sendo consolidado nos contos de fadas, com as bruxas da disney, as vilãs velhas, feias, pouco "femininas", mas ao mesmo tempo são aquelas que usam da sua sexualidade, são misteriosas e sensuais, reclusas, decididas, sozinhas, sensuais, existe uma forte conexão com o natural, com a natureza. As bruxas acabam sendo uma representação contrária das expectativas sobre a mulher e o que é ser mulher, o que é feminino. As bruxas como o mal, o ruim, em oposto ao que é bom, puro. 

Hoje em dia as bruxas são vistas, por muitas mulheres, como ícones de força feminina e vêm ganhando novas leituras, mesmo que talvez tenha até caído um pouco no ridículo por conta das redes sociais e da banalização de alguns conceitos e recortes. 

Mas é inegável afirmar que por conta da pluralidade de pensamentos e opiniões existentes a respeito da figura da bruxa, temos mudado a forma como a gente olha para essas histórias, e novas narrativas estão sendo escritas com esse olhar mais sensível. 

E esse olhar parte de diversas experiências e vivências que colocam a figura da bruxa de uma forma para pessoas de diferentes classes, diferentes raças, diferentes culturas. Resumindo: a figura da bruxa nunca foi entendida, interpretada e reinventada de formas tão plurais. 

A literatura, que tem uma parcela considerável de responsabilidade por influenciar a representação da bruxa ao longo dos séculos, vem mostrando, cada vez mais, essa transformação. A literatura vem sendo espelho dessa gama de perspectivas e possibilidades e foi com base nisso que surgiu a ideia do projeto de leitura: uma bruxa por mês. 

Esse projeto surgiu como algo extremamente pessoal e pensado para mim, mas à medida que fui comentando e compartilhando um pouco lá no Instagram e no Canal, fui percebendo que as pessoas tinham interesse em saber mais e, quem sabe, poderiam participar também. 

Expliquei direitinho o projeto no vídeo que acabou de sair lá no canal e compartilhei a minha lista de leituras que irão me acompanhar ao longo do ano de 2021. Fica aqui meu convite para que você abrace esse desafio/projeto de leitura. Vem ♥


*Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem podem ser feitas diretamente com nosso contato. Atenderemos prontamente Photo by Content Pixie on Unsplash

Participe do grupo exclusivo no Telegram para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados ♥

You May Also Like

2 comments

  1. Oi minha linda, confesso que nunca me aprofundei no assunto mas, achei bacana fazer um projeto para conhecer melhor as histórias, não sei se vou participar pois, ano passado eu já reli muitos livros e esse ano estou com um projeto pessoal que vai me ocupar muito tempo, espero consegui ler pelo menos um livro por mês.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Eu amei seu blog. Tenho um carinho e admiração enorme pelas bruxas,sejam as das histórias reais ou fictícias. Leio todos os livros infantis com bruxas e bruxos. Amo os filmes. Enfim, me sinto participante deste lindo universo encantador e sábio.

    https://kattia30.wordpress.com/

    ResponderExcluir