Qual a diferença entra HQ, Graphic Novel e Mangá?

by - 05:27


Você com certeza já ouviu falar sobre HQs, Graphic Novels e Mangás e talvez você até mesmo tenha esse tipo de leitura como preferência. Mas você sabe qual é a diferença entre eles? Para explicar brevemente o que difere cada um desses formatos e entender algumas de suas particularidades, confira o post <3

HQ

HQ é a sigla para Histórias em Quadrinhos, que nada mais são do que uma forma artística e sequencial de contar uma história por meio de imagens e palavras. Também são conhecidas como gibis, comics, comic book etc. As histórias em quadrinhos podem se desdobrar em vários formatos, incluindo os que serão mencionados a seguir. Para Will Eisner, um dos ícones das HQs, uma das características fundamentais do gênero é a sobreposição de palavras e imagem.

Vários comics (ou revistas em quadrinhos, como são conhecidas no Brasil) são publicados em longas séries, aproveitando os fascículos mais curtos. São esses que encontramos em bancas de revistas e que ficaram bem famosos por conta das célebres histórias da Marvel e da DC.

https://www.instagram.com/nostalgiacinza/

GRAPHIC NOVEL

Graphic novel, ou novela gráfica, costuma ter um número de páginas maior do que uma revista em quadrinhos, podendo ter uma lombada. O formato das graphic novels costuma ser mais parecido com o de livros, aquele tamanho comum mais vertical. Além disso, graphic novels também costumam ser direcionadas para um público mais adulto.

As graphic novels costumam ser publicadas em volumes únicos ou com séries bem mais curtas, podendo ser lidas sem a necessidade de se comprometer com a leitura de uma extensa série como costuma ser o caso de algumas histórias e revistas em quadrinhos.

https://www.instagram.com/nostalgiacinza/
MANGÁ

Mangá é o termo utilizado para classificar as histórias em quadrinhos, ou seja, as HQs, produzidas no Japão. Ao contrário do sentido de leitura ocidental, em que começamos a ler o livro com a lombada (a costura do livro ou a junção da capa e contracapa) virada para a esquerda, os mangás seguem a leitura oriental. Ou seja, a lombada fica virada para a direita e você tem a sensação de que está começando a ler o livro pela última página.

Os mangás costumam ser publicados em preto e branco, com algumas páginas coloridas ao começo de cada capítulo (dependendo do estilo do artista) e em tamanhos variados. Eles também podem ser dividos em dois estilos proeminentes: Estilo Shounen, voltado para o público masculino adolescente; e Estilo Shouju, obras para meninas adolescentes.

https://www.instagram.com/nostalgiacinza/
*Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem podem ser feitas diretamente com nosso contato. Atenderemos prontamentePhoto by Miika Laaksonen on Unsplash

Inscreva-se na newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados. Faça parte da newsletter feita para os amantes dos livros ♥

You May Also Like

2 comments

  1. Adorei! Tenho descoberto muitas coisas novas depois que conheci teu canal.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia prefiro mais a Graphic novel, mas quando era criança amava os mangás.
    Ótimo post. Claro e objetivo.


    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir