Livros para ler aos pouquinhos

by - 05:50


Devorar as páginas daquele livro viciante é um dos maiores prazeres que um leitor pode ter. Não tem nada mais gostoso do que começar e terminar um livro de uma vez e ainda sentir que a leitura foi ótima. Entretanto, alguns livros pedem um pouco mais de tempo, quase uma degustação. E são desses livros que vamos falar hoje. Decidi juntar em um post alguns dos meus livros favoritos para folhear e degustar aos pouquinhos. São livros que podem ser reflexivos, apaixonantes, inspiradores ou até mesmo com indicações de leitura também.

Para saborear de página em página, confira alguns livros para ler aos pouquinhos!


AS COISAS QUE VOCÊ SÓ VÊ QUANDO DESACELERA - Sunim Haemin

Para os fãs de livros de auto-ajuda, esse é uma excelente pedida. Com textos curtos e pílulas diárias, o livro de Sunim Haemin é um alívio muito bem-vindo para rotinas corridas e atarefadas. É um daqueles livros fáceis até para levar na bolsa, para sempre ter uma inspiração em mãos, algo para nos ancorar novamente. Ele fala sobre plenitude, bem-estar, contemplação, estilo de vida, ansiedade e saber enxergar a beleza nos detalhes. Um livro gostoso de ler e de presentear.

"De tempos em tempos, surge um livro que, com sua maneira original de iluminar importantes temas espirituais, se torna um fenômeno tão grande em seu país de origem que acaba chamando a atenção e encantando leitores de todo o mundo.

Escrito pelo mestre zen-budista sul-coreano Haemin Sunim, As coisas que você só vê quando desacelera é um desses raros e tão necessários livros para quem deseja tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão.

Ilustrado com extrema delicadeza, ele nos ajuda a entender nossos relacionamentos, nosso trabalho, nossas aspirações e nossa espiritualidade sob um novo prisma, revelando como a prática da atenção plena pode transformar nosso modo de ser e de lidar com tudo o que fazemos.

Você vai descobrir que a forma como percebemos o mundo é um reflexo do que se passa em nossa mente. Quando nossa mente está alegre e compassiva, o mundo também está. Quando ela está repleta de pensamentos negativos, o mundo parece sombrio. E quando nossa mente descansa, o mundo faz o mesmo."


O LIVRO DOS RESSIGNIFICADOS - AKAPOETA

Muito conhecido no Instagram, AKAPOETA também tem um livro onde seus ressignificados ganharam forma em lindas páginas ilustradas. Assim como seus posts no Instagram, o livro traz significados poéticos para os mais diversos temas. É outro título ótimo para quem busca pequenas inspirações diárias e mostra como um pouco de perspectiva pode fazer nossos dias melhores.

"Antes aprisionadas na formalidade dos dicionários, palavras como girassol, Deus, sonho, tatuagem, cafuné e muitas outras são libertadas por João Doederlein que assina com o pseudônimo Akapoeta neste seu primeiro livro. Elas são repensadas a partir das experiências pessoais do autor, de vinte anos, e de sua geração, mesclando romantismo bem resolvido, paixão, isolamento e um dia a dia que respira tecnologia e cultura pop. Combinando textos que se tornaram sucesso nas redes sociais com material inédito, o autor acha novos significados para os signos do zodíaco, para clichês indispensáveis como paixão e saudade e para as atualíssimas match e crush. Uma história de amor correspondido entre um jovem e sua musa a escrita."


TODO AMOR - Vinícius de Moraes

Todo Amor é uma coletânea de trabalhos assinados por Vinícius de Morais e é um dos meus livros favoritos da minha coleção por conta da edição maravilhosa. São poesias, músicas e textos de um dos mais aclamados nomes do Brasil. É um daqueles livros para passar as páginas em dias chuvosos ou simplesmente para absorver uma página por dia durante o café da manhã. É um aconchego muito bem-vindo e também é um belo presente - para si e para o outro.

"Vinicius de Moraes reinventou o amor. O tema parecia velho quando ele aliou a poesia dos livros à música popular, trazendo o amor para o centro das atenções como uma emoção sempre nova. Com organização do poeta Eucanaã Ferraz, Todo amor reúne mais de cem fragmentos — entre cartas, crônicas, poemas e letras de canção — que formam um painel admirável e apaixonante. De “Eu sei que vou te amar” até “Canto triste”, o leitor pode observar a enorme variedade de formas que esse sentimento assume na produção do poeta: a alegria, a tristeza, o ciúme, a devoção absoluta, a veneração, o arrependimento, o perdão, o lance cômico e a expectativa do fim."



ESTRANHERISMO - Zack Magiezi

Falando em poesia, há algum tempo fui fisgada pelas palavras de Zack Magiezi. Por muito tempo eu entrava todos os dias no Instagram para conferir as últimas poesias que tanto me marcaram. Estranherismo é um livro que guardo com carinho na estante e é ótimo para ler e reler, saboreando palavras e rabiscando sentimentos.

"A estreia em livro de uma nova voz da poesia brasileira.
Publicadas originalmente no Instagram, as poesias datilografadas de Zack conquistaram uma legião de fãs, falando sobre sentimentos, medos e dores, amores e perdas, tudo o que de mais profundo toca as pessoas. A sua poesia delicada e bela brinca com as palavras, cria neologismos e conquista os corações, dialogando diretamente com cada um de seus leitores. “Desde que minha vida saiu dos trilhos eu sinto que posso ir a qualquer lugar”, escreve o autor. Felizmente, agora os leitores também podem acompanhar essa jornada poética."



FARMÁCIA LITERÁRIA - Susan Elderkin, Ella Berthoud

Farmácia Literária foi um achado. Pensa em um livro que fala de livros e que te dá indicações de livros para curar nossos males. Fico impressionada porque, além de gostar bastante de todo o conceito do livro, ainda é um título que me apresenta mais indicações de leitura do que consigo absorver. É um daqueles livros que será apreciado por todas as pessoas de uma forma diferente, em momentos distintos. Um livro que abre portas ao mesmo tempo em que nos cura de ressacas literárias e alguns males da vida.

"Lido no momento certo, um livro pode mudar sua vida. “Farmácia literária” é um tributo a esse poder. Mais de 400 livros para curar males diversos, de depressão e dor de cabeça a coração partido Para criar esta obra, as autoras viajaram por dois mil anos de literatura, selecionando livros que promovem felicidade, inspiração e sanidade, escritos por mentes brilhantes que nos mostram o que é ser humano e nos permitem identificação ou até mesmo catarse. Estruturado como uma obra de referência, em “Farmácia literária” os leitores podem simplesmente procurar por sua “doença”, seja ela agorafobia, tédio ou crise da meia-idade, e encontrarão um romance como antídoto. A biblioterapia não discrimina entre as dores do corpo e as da mente (ou do coração). Está convencido de que tem sido covarde? Leia O sol é para todos e receba uma injeção de coragem. Vem experimentando um súbito medo da morte? Mergulhe em Cem anos de solidão para ter uma nova perspectiva da vida como um ciclo maior. Ansioso porque vai dar um jantar na sua casa? Suíte em quatro movimentos, de Ali Smith, vai convencê-lo de que a sua noite nunca poderá dar tão errado. Brilhante e encantador, Farmácia literária pertence tanto à estante de livros quanto ao armário de remédios. Esta obra vai fazer com que até mesmo o leitor mais aficionado descubra um livro do qual nunca ouviu falar e enxergue com outros olhos aqueles mais familiares. E, mais importante, vai reafirmar o poder da literatura de distrair e fazer viajar, repercutir e curar, além de mudar a maneira como vemos o mundo e nosso lugar nele."



O LIVRO DO BEM: GRATIDÃO - Jessica Grecco, Ariane Freitas

Nunca fui de gostar de livros interativos, sempre tive tanto cuidado com meus livros que a mera ideia de violá-los me deixava extremamente incomodada. Mas ultimamente tenho procurado cada vez mais livros que promovem a autoavaliação e falam sobre gratidão e plenitude que não tive outra escolha a não ser me apaixonar pelo Livro do Bem. Com pequenas tarefas diárias, O Livro do Bem nos ajuda a encontrar beleza em todos os detalhes e nos ensina como praticar a gratidão diariamente. Parece bobo, mas é uma delícia. Meus dias ganharam novas cores depois que comecei a preenchê-lo.

"Este é um livro especial, porque é sobre uma prática que vai mudar sua vida: a gratidão. É oportunidade de aprender a se conectar melhor com o mundo exterior e desenvolver sua atenção e sua respiração para que sua vida se torne mais leve. É, também, a chance de olhar com mais carinho para os momentos da sua vida e perceber o quanto ela é incrível – ainda que você, muitas vezes, deixe isso passar batido.

Este é um livro sobre tudo o que você sente e como reage a cada acontecimento vivido. E ele só estará pronto quando você preenchê-lo com sua rotina e as suas verdades. Será que você tem vivenciado a gratidão – não a palavra bonita, conhecida e adorada por tantas pessoas –, o sentimento real? Venha descobrir com a gente!

E fica aqui um convite: fotografe e publique tudo o que você fizer neste livro nas redes sociais com a tag #LivroDoBem. Porque tudo o que é do bem merece ser compartilhado!"



CLARICE LISPECTOR: TODOS OS CONTOS - Clarice Lispector

Clarice Lispector é uma autora que se consagrou por suas palavras fortes, sinceras e poderosas. Essa edição também é um achado e tenho muito orgulho de tê-la na minha coleção. Todos os Contos é uma coletânea de reúne alguns dos trabalhos mais célebres de uma das escritoras mais renomadas da literatura brasileira. É um livro para mergulhar, aos pouquinhos, no universo de Clarice. Um presente tanto para fãs da autora quanto para quem quer começar a conhecê-la.

"Autora de romances e contos que figuram entre os mais emblemáticos da literatura brasileira, Clarice Lispector é considerada uma das mais importantes escritoras do século XX. Sua popularidade alcançou níveis surpreendentes nas últimas décadas, especialmente após o fenômeno da internet, mas sua figura e sua obra seguem exercendo sobre leitores o mesmo e fascinante estranhamento que causaram desde sua estreia literária, em 1943. Nesta coletânea, que reúne pela primeira vez todos os contos da autora num único volume, organizado pelo biógrafo Benjamin Moser, é possível conhecer Clarice por inteiro, desde os primeiros escritos, ainda na adolescência, até as últimas linhas. Essencial para estudantes e pesquisadores, para fãs de Clarice Lispector e iniciantes na obra da escritora, Todos os contos foi lançado nos Estados Unidos em 2015, figurando na lista de livros mais importantes do ano do jornal The New York Times e ganhou importantes prêmios, como o Pen Translation Prize, de melhor tradução. Agora é a vez de os leitores brasileiros (re)descobrirem por completo esta contista prolífica e singular."


E se quiser ficar por dentro de tudo que rola aqui no Nostalgia Cinza em primeira mão e de um jeito bem simples e objetivo? Então assine a newsletter! Prometo não encher sua caixa de entrada e ainda mandar conteúdos bem legais ;)

You May Also Like

3 comments

  1. Amei as indicações, quero ler todos, vou começar pelo primeiro :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei as indicações.
    Tenho vontade de ler "As coisas que você vê quando desacelera ".
    Eu tenho vontade de ler o livro "Staying Strong "da Demi Lovato durante um ano .Ele trás para cada dia uma reflexão e uma meta.

    Primo post
    Bjs

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir