4 livros para repensar o consumo de carne e ajudar a mudar seu estilo de vida

by - 03:49


Já faz algum tempo que tenho repensado minha dieta e meu consumo de carne. Há alguns meses prometi para mim mesma que, pelo menos um dia toda semana, não comeria carne. Estou tentando, aos poucos, diminuir a ingestão de carne e tenho cada vez mais procurado opções vegetarianas quando vou aos restaurantes. Comer carne sempre foi algo extremamente presente na minha rotina por questões culturais e familiares e, no meu caso, tenho achado muito difícil abandonar por completo o consumo da proteína animal nessa forma. Entretanto, nos últimos tempos, tenho me sentido cada vez mais incomodada. Comecei a repensar minha dieta quando percebi que o que eu acredito não condiz com os meus hábitos e desde então tenho procurado me informar o máximo possível sobre o estilo de vida vegetariano.

Como sempre bato na tecla de que a literatura é uma ferramenta poderosíssima para moldar o pensamento, decidi usar o blog para apresentar algumas leituras que ajudassem a desmistificar alguns pensamentos e aprofundar a discussão, mesmo para quem não pensa em se tornar vegetariano ou vegano. Pensando nisso, procurei a Liz Chollet. Acompanho o perfil dela no Instagram há algum tempo e ela é uma das minhas maiores inspirações no que diz respeito a estilo de vida sustentável, consumo consciente e veganismo. Ela topou indicar alguns livros para repensar o consumo de carne e ajudar a alcançar uma vida mais saudável e consciente. Vale muito a pena conhecer o perfil dela, vocês vão encontrar muito conteúdo de qualidade, reflexões que ajudam a desconstruir o pensamento e uma pessoa incrível! Sugiro começar por este post dela, onde ela dá uns belos tapas na cara hehe.

Confira 4 livros para repensar o consumo de carne, indicados pela Liz, e vamos caminhar juntos nessa jornada:

ALIMENTAÇÃO SEM CARNE: Um guia prático para montar a sua dieta vegetariana com saúde - Eric Slywitch
"Em edição ampliada e revisada, o renomado médico vegetariano Eric Slywitch ensina todos os cuidados que devemos ter ao aderir a uma alimentação sem carne. Em uma conversa franca, o autor discorre sobre importantes nutrientes, como ferro, zinco, cálcio, ômega-3, vitamina D e a tão falada B12, e demole todos os mitos sobre a proteína da carne. Além disso, dá explicações detalhadas sobre como todos esses compostos agem no organismo e quais os efeitos do excesso e da falta de cada um deles. Com mais de 20 anos de prática médica, o autor dá orientações para uma dieta vegetariana segura, provando que é possível, sim, não comer carne e ser muito saudável."

VIREI VEGETARIANO, E AGORA? - Eric Slywitch
"Milhões de pessoas em todo o mundo vêm adotando o vegetarianismo em busca de uma maneira mais saudá vel não apenas de se alimentar, mas também de se relacio nar com o meio ambiente e com os animais – e este livro foi escrito para aqueles que pretendem se tornar vegetarianos, são vegetarianos ou têm algum parente ou amigo vegetariano. Em uma sociedade em que a carne é onipresente, essa não é uma escolha simples ou fácil. Escrito por um médico especia lizado em nutrologia e dietas vegetarianas, o livro responde as dúvidas mais comuns e traz soluções práticas para os obstáculos e as saias justas do dia a dia."

PORQUE AMAMOS CACHORROS, COMEMOS PORCOS E VESTIMOS VACAS: Uma introdução ao carnismo - Melanie Joy
"Melanie Joy investiga de forma brilhante e inovadora por que nós estamos tão dispostos a comer certos animais enquanto jamais sonharíamos em comer outros. Nossa disposição para fazer isso só existe porque negamos a realidade. Ignoramos as evidências de que os animais têm consciência e que não precisamos de carne em nossa alimentação, pois, na maioria das vezes, vivemos mais tempo e melhor sem ela. Diferente de muitos livros que explicam por que não devemos comer carne, este explica por que comemos carne e como podemos fazer escolhas mais conscientes, como cidadãos e consumidores."

LIBERTAÇÃO ANIMAL - Peter Singer
"Desde a primeira edição, em 1975, esta obra inovadora vem conscientizando milhões de pessoas sobre o “especismo”,nosso sistemático descaso em relação aos interesses dos animais não humanos, e inspirado, em todo o mundo, movimentos pela mudança de nossas atitudes em relação aos animais e pelo fim da crueldade que lhes infligimos.
Em Libertação animal, Peter Singer expõe a terrível realidade da indústria pecuária e dos testes de novos produtos – destruindo as falsas justificativas que embasam essas práticas e propondo alternativas para algo que, além de uma questão moral, assumiu contornos de um sério problema social e ambiental. Este livro, um importante e persuasivo apelo à consciência, à justiça e à decência, é leitura obrigatória não só para aqueles que reconhecem os direitos dos animais, mas também para os que ainda os ignoram."



Você é vegetariano ou pensa em se tornar? O que pensa sobre isso? Vamos conversar nos comentários? Sugestões de outras leituras são aceitas e incentivadas <3 E se você quiser ficar por dentro de tudo que rola aqui no Nostalgia Cinza em primeira mão e de um jeito bem simples e objetivo? Então assine a newsletter! Prometo não encher sua caixa de entrada e ainda mandar conteúdos bem legais ;)

You May Also Like

0 comments