5 motivos para ler as histórias de Liane Moriarty

by - 14:12




Quem acompanha o blog há algum tempinho com certeza já me viu falando sobre os livros de Liane Moriarty e hoje vou explicar o porquê de suas histórias serem assunto recorrente aqui no Nostalgia Cinza. Li o primeiro livro de Liane Moriarty em 2014 e desde então tenho a autora como uma das minhas favoritas. Ela é uma inspiração tanto para a leitora em mim que está sempre em busca de histórias bem trabalhadas e intrigantes, quanto para a escritora que sonho ser que admira enredos com um desenvolvimento perfeito a construção narrativa invejável. Quer saber os 5 motivos que tornam as histórias de Liane Moriarty tão boas? Confira:

Esse post faz parte da Semana especial Liane Moriarty, em parceria com a editora Intrínseca, para conferir os outros posts clique aqui.
 
1. As protagonistas são mulheres
É cada vez mais gratificante ver mulheres conquistando um merecido espaço na literatura e isso inclui as próprias páginas das histórias que lemos. Liane, além de ser uma escritora digna de todo o sucesso que está fazendo, cria personagens fortes e complexas, fazendo jus às mulheres que leem suas histórias e procuram na literatura uma forma de se sentirem representadas. Liane dá voz aos dilemas femininos contemporâneos que vão desde a vida profissional, a relação com os filhos, a busca pelo autoconhecimento e a vida a dois. 

Em suas histórias, Liane Moriarty tem o hábito de dividir a condução da narrativa em três núcleos diferentes, geralmente protagonizados por três protagonistas femininas. É nessa escolha narrativa que Liane dá voz a todos os tipos de personalidades, bagagens e ações. É fácil se identificar com suas personagens ou pelo menos reconhecer traços de alguém em suas páginas. Ela dá vida a mulheres fictícias de maneira primorosa e inspiradora para nós, mulheres reais. 

2.Suas obras estão sendo adaptadas para a televisão e cinema
Muita gente não sabia que Big Little Lies, uma das séries mais premiadas de 2017, era uma adaptação de um livro e que essa história foi criada por Liane Moriarty em Pequenas Grandes Mentiras. Quem lê os livros da autora costuma ter a impressão de que está assistindo uma trama se desenrolando perfeitamente diante dos olhos, por isso é tão fácil adaptar suas histórias. Liane trabalha seus personagens bem e descreve cenários e momentos de forma objetiva e clara, o que fez com que Big Little Lies fosse uma adaptação extremamente fiel ao livro. 

Além da segunda temporada garantida com a inclusão de ninguém menos que Meryl Streep ao elenco, O segredo do meu marido vai virar filme e conta com Blake Lively como protagonista! Já não bastasse, Reese Witherspoon, protagonista da adaptação da HBO, também adquiriu os direitos para a adaptação de Até que a culpa nos separe. Ou seja, ainda vamos ler, ver e ouvir muito falar de Liane Moriarty!

3. Liane trabalha as relações familiares e a vida doméstica
Os arcos centrais das histórias de Liane Moriarty envolvem as relações familiares em núcleos domésticos, o que faz com que seja quase impossível não  criar vínculos com os personagens e estabelecer relações de empatia em meio aos enredos aparentemente simples. 

Suas histórias abordam desde problemas conjugais e descobertas individuais até violência doméstica e bullying. Seus temas são universais e necessários e é difícil terminar um de seus livros sem algumas reflexões em mente.

4. Os personagens são trabalhados em profundidade
Liane Moriarty, a cada livro, prova que é capaz de tornar extraordinário o banal. É uma autora que vem mostrando que sabe, como ninguém, criar personagens complexos sem precisar inventar acontecimentos mirabolantes para torná-los interessantes. 

A autor sempre trabalha com mais de um personagem como foco da narrativa e isso enriquece ainda mais as suas histórias. O que para muitos escritores poderia ser um obstáculo, para Liane é algo trivial. Ela consegue trabalhar muitos protagonistas ao mesmo tempo sem empobrecer a história ou se perder em meio a tantos acontecimentos paralelos. 

Liane consegue criar histórias tão críveis que às vezes nos esquecemos que estamos lendo uma ficção e não a história de alguém de verdade, seus protagonistas são muito bem trabalhados e não perdem sua essência ao longo das histórias, muito pelo contrário. Liane consegue fazer o leitor crescer com os personagens e se aprofundar no mesmo ritmo de desenvolvimento da trama.  

5. Suas histórias são fáceis de ler
Liane Moriarty se tornou uma de minhas autoras favoritas devido à sua capacidade de escrever histórias redondinhas que não deixam nenhuma ponta solta. Suas narrativas são pensadas nos detalhes e cada diálogo, cada momento, cada interação nos leva para um ponto adiante da narrativa. Cada detalhe mencionado ao longo da história tem papel fundamental para a construção da narrativa que é concluída sem pontas soltas. Liane escreve livros que seguem bem seu objetivo e não ficam enrolando ou guardando elementos para uma possível continuação. São raros os momentos em que nos sentimos entediados ou desconectados com a leitura. Mesmo com livros maiores, passando as 400 páginas, Liane escreve enredos fáceis de ler, quase viciantes. 

As histórias de Liane Moriarty são perfeitas para ler em tardes tediosas de domingo ou em dias chuvosos em que só queremos nos distrair um pouquinho com histórias que poderiam muito bem ser as nossas. Liane é uma autora que me conquistou com seus personagens interessantes, enredos envolventes e intrigas emocionantes. 

E aí? Você já leu algum livro da Liane Moriarty ou tem vontade de ler? Qual? Me conta aqui nos comentários, vamos conversar!

You May Also Like

23 comments

  1. Nunca li nenhum livro da autora, aliás desconhecia, mas achei interessante a forma que falou dela, cativou bastante, acho que será as minhas próximas literaturas, adoro personagens complexas e leitura que me façam entrar mesmo na história e perder a noção do tempo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Laura, tudo bem? Eu lembro perfeitamente do dia em que eu li a sua resenha de "O Segredo do Meu Marido", o enredo me cativou tanto que eu comprei o livro e simplesmente amei a história (minha mãe leu depois e também amou). Eu concordo com você em todos os pontos da lista, mais pessoas deveriam conhecer as obras da Liane Moriarty (inclusive estou morrendo de vontade de ler "O que Alice Esqueceu", eu li a sua resenha e ela me cativou por completo).
    Bjs e sucesso com o blog!
    http://escritorawhovian.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Bom te ver por aqui <3 Fico muito feliz que tenha gostado do livro e espero que leia O que Alice esqueceu, acho que você vai gostar! Obrigada por sempre confiar nas minhas indicações e por acompanhar o blog <3

      Excluir
  3. Olha... Gostei. Nunca li nada da autora... Mas parece interessante... Anotei aqui para procurar mais informações

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a autora mas pela sua descrição ela parece fantástica. Conseguir fazer do banal algo extraordinário é realmente admirável, o protagonismo feminino também é algo que merece muitos aplausos.

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum livro desse, mas ele parece ser bem legal! Me interessou muito! 💗 Vou colocar na minha lista!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Laura lindona!

    Eu jpa li um desses livros, justamente o Pequenas Grandes Mentiras. E assisti à série também. Amei a atuação de minha querida Nicole. E a leitura fácil, porém profunda, é o que me atrai na narrativa da autora. Ainda não li outro livro dela, mas gostaria. Principalmente o último que acabou de ser lançado. AMo livros com protagonistas mulheres, consigo mergulhar melhor na leitura. Certamente lerei mais livros dela.

    Seu texto está lindo como sempre.

    Bjão.
    Di ~ Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! As histórias dela são ótimas, né? Fiquei bem viciada na série, confesso que assisti tudo de uma vez, em um dia ahaha Leia mais livros dela mesmo, não vai se arrepender! <3

      Excluir
  7. Olá, sempre vejo muita coisa positiva sobre os livros da Liane mas nunca senti vontade de ler.. Com os motivos que você separou aqui, acho que vou repensar essas leituras ein haha.. Gostei muito do post e das dicas que você trouxe!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Achei muito bacana você trazer este post da autora e fazer uma semana especial disto. Ainda não conheço a escrita da Liane, mas sempre vejo comentários positivos, o que sempre despertou mi ha curiosidade. O fato dela abordar a relação familiar e problemas domésticos é um ponto muito positivo, assim como as suas personagens femininas. Por qual livro deveria começar a ler?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Recomendo que você comece com O segredo do meu marido ou com O que Alice esqueceu, que é o último lançado aqui pela Intrínseca <3

      Excluir
  9. Laura,
    em primeiro lugar, quero dizer que adorei o nome do seu blog. Nostalgia cinza é um título maravilhoso, dá vontade de roubar e colocar em algum escrito meu! rsrsrs
    Sobre o post, eu não conhecia a autora, mas por tudo o que você elencou me despertou a vontade de conhecê-la. Sobretudo pelos itens 1, 3 e 4 da sua numeração de motivos...
    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teófilo! Obrigada pelo elogio ao nome do blog, guardo com muito carinho essa expressão ahaha

      Excluir
  10. Olá
    Ainda não consegui ler nenhum livro da autora, mas estou doida para ler BLL parece ter uma história incrível é bem instigante, também tenho vontade de ver a série que parece muito boa e quem sabe ficar com aquele gostinho de 'quero ler tudo que essa mulher escreve'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro e depois veja a série, recomendo muuuito <3

      Excluir
  11. Não conhecia essa autora, mas gostei do que foi dito, exceto o motivo 2, pois acho muito raro achar uma adaptação de livro nos cinemas, que seja bom ou fiel ao livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que a adaptação pra série ficou excelente? Também não costumo gostar, mas BLL realmente ficou sensacional!

      Excluir
  12. Eu não tive a oportunidade de ler seus livros, mas depois de ver a série Big Little Lies eu realmente queria fazer isso. A séries de drama são os meus preferidos, mas Big Little Lies se tornou no meu filme preferido. Sua historia é muito fácil de entender e os atrices podem transmitir todas as suas emoções. Na minha opinião, Sharp Objects serái uma das mehores series drama que será lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio. O série superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Esta série conta uma história extraordinária.

    ResponderExcluir