Retrospectiva: 17 melhores posts de 2017

by - 14:39



Nesse clima de final de ano é sempre bom refletir sobre tudo o que fizemos ao longo de 2017. Apesar de ter focado mais no universo dos livros esse ano e ter deixado um pouco de lado o caráter mais pessoal do meu blog, o Nostalgia Cinza ainda é um espelho do que vivi ao longo do ano e cada post, por mais objetivo que seja, guarda uma história por trás, me relembra momentos e estados de espírito. Pelo terceiro ano seguido decidi fazer uma retrospectiva dos melhores posts do blog nos últimos 12 meses. É uma forma de mostrar conteúdo que não esfria para aqueles que estão chegando no blog agora e também relembrar alguns posts que merecem outra visitinha.
Espero que gostem dessa pequena viagem pelos últimos 365 dias, que eles tenham sido tão encantadores e enriquecedores pra vocês como foram pra mim. O ano de 2018 já está aí e gostaria de me aproximar um pouco mais daquelas pessoas que gastam um tempinho do seu dia para conferir as coisinhas que deixo aqui no Nostalgia Cinza. Ei, você que está lendo esse post agora, por que não me dá um oi? Vou deixar aqui minhas redes sociais, estou sempre aberta pra bater um papinho. Twitter (@lauraresende) / Instagram (@lauraresende). Vem? <3

DICAS PARA TIRAR FOTOS INCRÍVEIS DE LIVROS

"Sempre tento tirar fotos agradáveis para ilustrar minhas resenhas e todo dia aprendo algum truque que pareça melhor, mas ainda estou aprendendo o que funciona ou não. Sei que muita gente tem dificuldade para encontrar inspiração no que diz respeito a fotografias e, pensando nisso, decidi tentar algo diferente aqui no blog."

NEW ORLEANS EM FOTOS

"Fiz um post no ano passado em que compartilhei algumas fotos de uma viagem que fiz para minha cidade favorita, Nova York. Em dezembro de 2016 tive a chance de visitar uma cidade que sempre me deixou fascinada para conhecer: New Orleans."

7 APLICATIVOS ESSENCIAIS PARA LEITORES

"Hoje existem aplicativos para agradar a todos e, claro, leitores não poderiam ficar de fora. Com opções de leitura offline, publicação independente, possibilidade de salvar links e acompanhar seus blogs favoritos, alguns aplicativos foram feitos para agradar e oferecer comodidade."

RESENHA: PARIS PARA UM E OUTROS CONTOS

"Não é preciso muito pra perceber que eu amo contos. Gosto de escrevê-los, gosto de lê-los, de me apaixonar por eles. Estou sempre procurando uma nova coletânea de contos para me encantar e, claro, Jojo Moyes fez exatamente isso. Quem acompanha o blog há algum tempinho pode perceber como as resenhas dos livros de Jojo Moyes estão ficando cada vez mais frequentes. Nessa resenha você vai entender um pouquinho mais o porquê de todo o alvoroço."

5 ROMANCES PARA LER NO WATTPAD

"Livros digitais estão se tornando cada vez mais comuns na internet. Os tempos estão mudando e muitos leitores passaram a adotar esse novo formato para se aventurar em suas histórias. Com a crescente aceitação do formato digital, vem aumentando cada vez mais o número de escritores que optam por se arriscar em plataformas que incentivem a publicação de originais. A mais famosa de todas: o Wattpad."

RESENHA: OUTROS JEITOS DE USAR A BOCA

"Outros jeitos de usar a boca apareceu para mim pela primeira vez em um vídeo da JoutJout. Um dos poemas narrados no vídeo fala sobre o relacionamento da filha com o pai e me tocou profundamente. Fiquei curiosa a respeito do livro já que adoro poesia (acho que dá pra perceber pelo instagram do Nostalgia Cinza, né?) e estava procurando uma leitura do gênero. Não foi difícil passar as páginas de Rupi Kaur e vou contar o porquê."

6 LIVROS PARA CURTIR O FRIOZINHO

"O inverno chegou pra gente e nada melhor do que aproveitar esse tempo para ficar enrolado nas cobertas com uma xícara de café na mão e um bom livro, não é mesmo? Pensando nisso, decidi fazer um post curtinho, mas bem útil, com 5 livros para curtir o friozinho, para quem está procurando boas indicações nessa época maravilhosa."

PLAYLIST: MÚSICAS PRA ESCUTAR DURANTE A LEITURA

"Não sei vocês, mas escuto música praticamente o dia inteiro. Adoro ficar procurando e descobrindo músicas novas para dar mais vida aos meus dias e montar playlists de acordo com o meu humor. Ler é um hábito constante e muito presente no meu dia a dia também, então seria inevitável reunir algumas músicas para escutar durante a leitura."

26 RECOMEÇOS

"As coisas mudam, ela pensou observando aquela água dourada pela luz do sol poente.
Bem ali, há vários anos, ela brincara naquelas águas, correra pela areia endurecida e se divertira com coisas que só crianças achavam graça."

5 ROMANCES DE ÉPOCA PRA LER

"Romances de época fazem parte de um gênero literário que parece conquistar mais e mais leitores a cada dia que passa. Acho que nunca vi tantos livros desse tipo nas prateleiras como nos últimos tempos. Pensando em indicar alguns bem legais, convidei minha amiga Bruna Curi do blog Escritora Whovian para escolher alguns e escrever esse guest post."

RESENHA: EU SEI ONDE VOCÊ ESTÁ

"Eu sei onde você está é um livro eletrizante desde o começo. Já na primeira página me vi presa junto à Clarissa em um pesadelo sem saída. A realidade de uma mulher perseguida por um louco compulsivo é de arrepiar, ainda mais pela forma extremamente verossímil com que a autora narra o livro. Para os fãs de suspense é uma leitura obrigatória! Para aqueles que estão começando a se aventurar por esse gênero literário é uma excelente pedida. Quer saber o que achei do livro? Então confira a resenha de Eu sei onde você está."

UM POUQUINHO DA BIENAL DO LIVRO - RIO 2017

"Esse ano realizei uma vontade enorme que era participar da Bienal do Livro no Rio de Janeiro. Já fui em duas aqui em Minas Gerais, mas a Bienal do Rio é outro nível, né? Chegando no lugar e vendo a quantidade de pessoas eu já sabia que encontraria uma infinidade de editoras, livros, leitores e uma estrutura maior do que eu estava acostumada. Não deu outra."

LINKS FEMINISTAS DA SEMANA

"Sempre que posso gosto de reunir alguns links que me chamaram a atenção durante a semana e compartilhá-los aqui no blog. Durante os últimos dias, percebi que a maioria dos links que eu tinha salvado eram feitos por mulheres. O que isso significa? Que cada vez mais as mulheres têm conquistado espaço como produtoras de conteúdo e de conteúdo muito bom! Pensando nisso, decidi fazer desse post o primeiro links feministas da semana. Mesmo que nem todos os posts tenham discursos feministas ou textos políticos, foram escritos com temáticas relevantes para o público feminino ou simplesmente escritos apenas por mulheres. Legal, né?"

5 LIVROS-REPORTAGEM PARA CONHECER

"Desde que comecei a faculdade de jornalismo tenho me deparado com várias histórias incríveis que me fizeram crescer como escritora e como pessoa. O papel do jornalismo é contar histórias que façam a diferença na vida de alguém e livros-reportagens são perfeitos exemplos de como isso pode ser feito. Um gênero literário que eu nunca havia ouvido falar passou a ser um dos meus favoritos e uma grande fonte de inspiração. Separei 5 livros-reportagem com temáticas diferentes, importantes e que acredito que valem a pena ser divulgados."

VAMOS COMEÇAR A FALAR SOBRE YOGA?

"Sabe aquele momento em que você percebe que você nunca mais vai ser a mesma pessoa? Aquele ínfimo pensamento que de repente passa a mudar irrevogavelmente a sua forma de ver e viver o mundo? Foi mais ou menos assim que me senti depois que comecei a fazer yoga. Não vou mentir e dizer que foi na primeira aula, naquele primeiro instante em que sentei num tapetinho que tive a minha perspectiva de vida virada de cabeça para baixo. Não foi tão instantâneo; foi sutil, morno. Certo."

5 LIVROS SOBRE SERIAL KILLERS

"Serial killers sempre fizeram parte do imaginário popular, seja por causa da crueldade sem limites que caracteriza seus crimes ou sua falta de empatia para com qualquer pessoa. Faz tempo que sou fascinada por esses criminosos macabros, inteligentes e cruéis e estou constantemente tentando ampliar o espaço dedicado a eles na minha estante. Livros sobre serial killers nos ajudam a entender um pouco melhor essas pessoas e decidi reunir alguns ótimos exemplos para quem também gosta de se aventurar por esse universo literário."

10 LIVROS PARA LER NO NATAL

"Chegou a melhor época do ano e é impossível não querer mergulhar de vez no espírito natalino, certo? E nada melhor do que aproveitar o começo das férias para colocar uma música de natal e ler alguns livros que abordam essa temática maravilhosa. O que não falta é opção e reuni em apenas um post 10 livros para ler no natal para você entrar no clima da melhor forma possível!"


*Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem podem ser feitas diretamente com nosso contato. Atenderemos prontamente. Fonte: taryndraws.

.
Quer ficar por dentro de todos os posts do Nostalgia Cinza? Então assine a newsletter! É só colocar seu email, prometo não encher sua caixa de entrada <3

You May Also Like

4 comments

  1. Oi Moça! Acabei de conhecer seu blog, mas me encantei demais. Me identifiquei muito com sua forma de escrever e sua paixão pela leitura. Salvarei seu link para passar por aqui mais vezes!

    Boa sorte com o blog e feliz ano novo :)

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, vou dar uma olhada em todos os links com certeza ♥ Principalmente o de músicas durante a leitura.
    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir