Resenha: Amor & Gelato

by - 09:02



Amor & Gelato é um romance com gostinho de férias. Um dos últimos lançamentos da Intrínseca leva o leitor a conhecer Lina, uma adolescente que perdeu a mãe, se viu forçada a mudar para a Itália e começa a descobrir um pouco mais sobre o passado de sua mãe.
Lina vai entender que existe muito mais do que sua mãe havia lhe contado do tempo que viveu em Florença. Percorrendo o mesmo caminho de sua mãe, Lina vai descobrir a beleza da Itália, dos seus gelatos e dos encantadores jovens italianos. 
Quer saber o que achei do livro? Então confira a resenha de Amor & Gelato:

“Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali.
Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração.
Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda. Amor & gelato é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos, com direito a tudo de mais intenso que o lugar tem a oferecer: desde paixões até corações partidos."













FICHA TÉCNICA 
Título: Amor & Gelato
Autora: Jenna Evans Welch
Ano: 2017
Páginas: 320
Idioma: Português
Editora: Intrínseca
Nota: 4/5
Compre: Amazon
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza



Amor & Gelato é um livro leve desde o começo. Após um pequeno prólogo que narra uma das últimas conversas entre Lina e sua mãe, a história começa a se desenrolar sem mais delongas. Morando em um cemitério da Segunda Guerra Mundial com Howard, antigo amigo de sua mãe e um homem até então desconhecido, a adolescente vê seu mundo tirado dos eixos e tenta fugir de qualquer adaptação. Sem desfazer as malas e evitando qualquer menção à sua mãe, Lina se esconde o máximo possível dessa nova e inquietante realidade.
A história começa a mostrar seu propósito quando Sonia, amiga de Howard, lhe entrega um antigo diário que a mãe de Lina havia enviado para a Itália pouco tempo antes de morrer. A princípio Lina não consegue criar coragem para abri-lo direito e ler seu conteúdo. A morte de sua mãe ainda é um fardo muito recente e doloroso. 


“As lápides brilhavam sob o luar como dentes num sorriso sombrio e estranhamento silencioso. Nenhuma beleza poderia compensar uma vista como aquela. Saí da janela e tirei o papel do bolso. Era hora de planejar minha fuga." P. 22

Com o passar dos dias a jovem começa a se aventurar nas páginas do diário e descobre que ali está escrita a história da sua origem, do seu verdadeiro pai e de sua mãe. Ao lado de Ren, seu melhor amigo italiano, ela começa a percorrer o mesmo caminho de sua mãe em busca das respostas que procura. Esse é todo o foco narrativo do livro e é o diário que dita o ritmo da leitura. Ao mesmo tempo em que é uma boa estratégia para conduzir o leitor pela narrativa, é um detalhe que me pareceu falho.

A princípio é compreensível que a dor da perda impeça Lina de passar as páginas do diário com rapidez, ela quer preservar o que de novo ainda resta da sua mãe. Entretanto, quando a jovem começa a refazer os passos da mãe e começa a envolver pessoas do passado nesse caminho, é falha essa alternativa. Não faz muito sentido procurar as respostas em desconhecidos quando se tem tudo escrito no diário pelas palavras da própria mãe. Isso não atrapalha a narrativa em momento algum, mas é um detalhe que martelou na minha cabeça durante vários momentos do meio até o final da leitura.







Apesar disso, Amor & Gelato é um livro extremamente agradável de ler uma vez que a narrativa é praticamente toda construída a partir de diálogos. A autora optou por escrever uma história pouco descritiva com enfoque nas relações entre os protagonistas e as suas conversas. É condizente com o tom do livro e com a história proposta e faz com que a leitura flua de maneira natural.
Em diversos momentos me peguei pensando que esse livro seria perfeito para um filme. O cheiro de férias e o gostinho de pipoca se fizeram presentes durante toda a leitura.
A diagramação do miolo do livro também ajuda a tornar a leitura mais dinâmica e divertida;  tamanho da fonte, da página e os trechos do diário da mãe de Lina intercalados durante a narrativa contribuem para isso. A linda capa exemplifica bem a narrativa e dita perfeitamente o tom do livro: doce, divertido e encantador.





“20 DE JUNHO
ESTOU AQUI. Eu poderia escrever cinquenta páginas sobre minha primeira semana em Florença, mas basta dizer que estou aqui. [...] Meu apartamento fica bem em cima de uma padaria barulhenta e meu colchão parece de papelão, mas quem se importa quando a cidade mais deslumbrante do mundo está bem diante da janela?". P. 86

Amor & Gelato é uma narrativa adolescente no que diz respeito aos dilemas pessoais vividos pela protagonista, pela fluidez das paixões e pelo clichê juvenil, mas isso não restringe a leitura a jovens. Isso porque é um livro leve e muito gostoso de ler, perfeito para curar uma ressaca literária e folheá-lo com um sorriso bobo no rosto. Para os amantes de histórias encantadoras e divertidas, é uma pedida certa!

Se você gostou da resenha e quer conhecer outro livro apaixonante da Intrínseca, confira a resenha de Paris para um e outros contos!

“Passei a hora seguinte andando de um lado para o outro no quarto. peguei o diário algumas vezes para examinar as páginas que ainda não tinha lido, mas toda vez que tentava abri-lo acabava largando-o como se fosse uma batata quente. Tudo terminaria quando eu lesse o último texto que minha mãe escreveu. Eu nunca mais ouviria nada novo dela. E saberia exatamente o quanto tinha sofrido." P.263


Quer ficar por dentro de todos os posts do Nostalgia Cinza? Então assine a newsletter! É só colocar seu email, prometo não encher sua caixa de entrada <3

You May Also Like

15 comments

  1. A resenha ficou ótima, essa capa é linda! ♡♡
    http://toobege.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Apesar de todo clichê eu amo este tipo de leitura despretensiosa, que não nos deixa de ressaca.
    Confesso que já fiquei com o sorriso bobo só de ler a resenha e ver a capa, é tão fofa, leve. Escritas com bastante diálogos ajuda o livro a fluir com rapidez, quando damos conta já se foram as 320 páginas.
    Se achar uma promoção vou querer. Adorei a dica.

    Beijoks
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Quando eu bati o olho nessa capa fiquei encantada e doida para ter/ler,mas não me aprofundei na história nem nada. Depois da sua resenha percebo que é um livro feito para mim, condiz muito com o que eu gosto, dialogos, uma história leve e uma enrredo despretencioso. Eu já ia comprar, agora tenho certeza que vou devorar também!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Parece uma história boa de ler, leve, fácil de entender, aquele típico romance de férias, muito bacana, apesar do clichê evidente e de não ser um dos meus gêneros preferidos, amei o resumo da história e a resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jéssica que livro mais lindo menina, com toda certeza eu adoraria ler e ficar com esse gostinho de férias que nem tu falastes, sei que seria uma ótima pedida, suas fotos ficaram ótimas e eu fiquei apaixonada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Jamais imaginei que o titulo do livro tivesse a ver com essa história! Inesperado!
    Vou comprar so por causa dessa resenha!
    parabens!
    bjos
    www.omundodatutty.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, amei sua resenha. Amor & Gelato é um livro que está na minha lista de desejados desde que vi a capa pela primeira vez. Deve ser complicado morar num cemitério, mas que bom que a personagem tem essa oportunidade de saber mais da mãe através do diário.

    ResponderExcluir
  8. Conheci o livro no encontro da Intrínseca e achei a capa bem fofa. Ele me pareceu isso mesmo que você disse , leve e fofo, bom para ler depois de uma ressaca. Eu não li ainda, mas desde o encontro deixei o título anotado.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oi Laura! Eu comprei esse livro no Amazon Day e estou até agora procurando tempo para lê-lo, mas que bom que gostou, isso me dá mais vontade de ler hahahaha
    Beijos <3
    http://sophiesamiesarfati.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Heeey!

    Que livro mais fofo 😍 só a capa já ganha o coração.
    Vi muitos comentários sobre este livro e sempre me encontro.
    Gostei muito da sua resenha, me deixou ainda mais curiosa pela leitura.

    Parabéns pelas fotos ficaram fofas 😍

    ResponderExcluir
  11. Que livro mais amorzinho!
    E que amorzinho de fotos!
    Adorei tudo...
    Me lembrou livros da Stephanie Perkins, que amo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que título bonitinho e bem juvenil, fora a capa que chama bastante atenção. já o enredo, achei um pouco mais denso, não no sentido pejorativo, sabe, mas tipo, com essa capa fofinha, engana, mesmo sendo para adolescente e como você bem menciona, clichê.

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    A primeira coisa que me atraiu nesse livro foi a capa, amo livros de capas bonitas haha. E pelos inúmeros comentários que li sobre a obra, sei que é o tipo de leitura que irei gostar. Livros ambientados em lugares que gostaria de conhecer sempre me atraem e são leituras que adoro fazer. Estou bem curiosa para conhecer esse clima de férias.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei seu blog, e suas fotos são lindas.
    Sobre a resenha, eu dei uma apuladinha porque estou leno o livro hahaaha. mas concordo com vc que apesar de ser aadolescente, não se restringe, até onde estou tem me agradado bastante e já passei bastante da adolescência hahaahaha.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Gostei da premissa do livro e a capa dele é bem fofa. Quero ler, mas vai demorar ainda :/
    Bjs

    ResponderExcluir