Resenha: Lovecraft/Poe

by - 05:47

 


A arte latino-americana guarda alguns tesouros dos quadrinhos como Alberto Breccia. Adaptando algumas das mais famosas histórias de autores clássicos como H.P. Lovecraft e Edgar Allan Poe, Breccia presenteia os leitores com um volume de tirar o fôlego. 

Saiba mais sobre Lovecraft/Poe, de Alberto Breccia!


FICHA TÉCNICA
Título: Lovecraft/Poe
Autor: H.P. Lovecraft, Edgar Allan Poe
Quadrinista: Alberto Breccia
Tradução: Bruno Cobalchini Mattos
Páginas: 200
Ano: 2022
Editora: Quadrinhos na Cia (Companhia das Letras)
Nota: 4
Compre: Amazon 
Comprando por esse link você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA


"Reunidos pela primeira vez em um único volume, os universos inquietantes de H.P. Lovecraft e Edgar Allan Poe adaptados por um dos maiores quadrinistas de todos os tempos.

No início dos anos 1970, durante uma viagem de Madri a Milão, Alberto Breccia compra uma edição barata com os contos de H.P. Lovecraft. O episódio o transporta imediatamente para a sua adolescência em Buenos Aires, quando nas páginas da edição argentina da revista Weird Tales entrou pela primeira vez em contato com o universo daquele que, segundo Neil Gaiman, é “o começo de toda a literatura de horror”. Nos anos seguintes, Breccia criaria versões para clássicos de Lovecraft e também de Edgar Allan Poe, testando diversas variações estilísticas e demonstrando seu domínio excepcional do desenho e da composição.

Das experiências com colagem e monotipo de “O chamado de Cthulhu” à montagem cinematográfica e minimalista de “O coração delator”, dos tons grotescos de “William Wilson” ao clima expressionista de “O estranho caso do Sr. Valdemar”, o virtuosismo e a desenvoltura de Breccia assombram. Exemplo extraordinário da complexa relação entre literatura e quadrinhos, o mundo dos dois mestres do horror ressurge mais perturbador do que nunca. “Eu não queria oferecer ao leitor apenas a minha visão”, anotou Breccia, “também queria que cada leitor acrescentasse algo de seu, que utilizasse a base que eu fornecia para revesti-la com seus próprios temores, com seu próprio medo”."

Dividido em duas partes, Lovecraft/Poe traz uma coletânea de dois mestres do horror. As histórias selecionadas de Lovecraft envolvem seres mitológicos, extraterrestres e surreais e brincam com a imaginação humana e os limites do bizarro. Já as de Poe apresentam o melhor do horror pelo qual o autor se tornou tão famoso. Foi um belo crivo de contos e histórias de ambos os autores e pode ser um quadrinho perfeito para apresentar a obra dos autores para novos públicos que talvez não estejam inseridos na literatura.


As histórias selecionadas em Lovecraft/Poe, de Alberto Breccia, são: 

LOVECRAFT 

  • O festival
  • A coisa na soleira da porta
  • A sombra de Innsmouth
  • A cidade sem nome
  • O horror de Dunwich
  • O chamado de Cthulhu
  • A cor que caiu do espaço 
  • O assombro das trevas
  • Um sussurro nas trevas 

POE

  • O gato preto
  • O estranho caso do sr. Valdemar
  • William Wilson
  • A máscara da morte rubra
  • O coração delator 


O estilo usado nas histórias de Lovecraft e Poe também difere bastante e é interessante observar como Alberto Breccia despeja suas interpretações dessas narrativas de maneira tão distinta. As histórias de Lovecraft são ilustradas em preto e branco, com traços fortes e perfeitamente caóticos. É difícil não se sentir sugada para dentro dos quadros em meio ao caos que combina com a atmosfera das histórias de Lovecraft. Já a parte de Poe é praticamente toda colorida, com desenhos que brincam com o surrealismo e têm com um quê de abstrato.

Algumas das histórias selecionadas de Lovecraft tiveram a adaptação do texto feita por Norberto Buscaglia, o que não acontece com as de Poe, ao menos não há menção de tal. Na primeira parte confesso que a quantidade de texto me cansou um pouco pensando no formato do quadrinho. Como o desenho de Alberto Breccia já é tão complexo e rico em detalhes, acredito que a quantidade de texto tira um pouco o foco da adaptação e torna a leitura um tanto quanto cansativa, o que não acontece na segunda parte em que temos as histórias de Poe. 


Apesar de não ser uma fã do trabalho de Lovecraft, achei interessante conhecer um pouco mais de seu texto. Já com Poe, como já havia tido um contato maior com seu trabalho, foi um deleite ler histórias como O estranho caso do sr. Valdemar e O coração delator de forma tão diferente pelas mãos de Alberto Breccia. Foi uma experiência de leitura totalmente diferente e enriquecedora. 

👉 O quadrinho tem um formato grande, 21x27 cm, a capa é brochura e o papel tem uma boa gramatura. 


Adaptar histórias clássicas de horror é um desafio, ainda mais levando em conta trabalhos de autores que ficaram tão famosos por seus estilos únicos e já fazem praticamente parte do imaginário popular da literatura. Como sempre, afirmo que os quadrinhos podem ser plataformas riquíssimas para expandir ainda mais o alcance de histórias e aumentar o leque de pessoas que podem ter contato com determinadas narrativas. 

Se for para tocar em textos quase intocáveis, que seja alguém como Alberto Breccia. 

Gostou da resenha e quer conhecer outro quadrinho adaptado da literatura? Então confira a resenha de 1984 em quadrinhos!


Gosta do meu trabalho e quer apoiar de alguma forma? Conheça meu projeto no Catarse! Com esse apoio mensal é possível cobrir alguns custos para manter o trabalho, investir em equipamentos novos, pagar algumas continhas e dedicar mais tempo aos livros que tanto amo e quero apresentar para vocês ♥

You May Also Like

0 comments