O que é narrativa epistolar?

by - 06:16


O romance epistolar é um estilo de narrativa em que o autor conta a história por meio de cartas, diários, notícias de jornais e e-mails. A escolha de narrar por meio de cartas é a mais comum, mas com o passar do tempo outras alternativas foram sendo adotadas para acompanhar o contexto e o perfil dos leitores.

Apesar de não ser um recurso literário tão comum atualmente, o romance epistolar atingiu seu ápice no século 18, buscando trazer mais veracidade aos enredos e explorar as diferentes formas de narrar uma história em primeira pessoa ou variando entre poucos personagens.

O romance epistolar é uma técnica bem interessante para dar voz aos personagens e conferir mais profundidade e aproximação com o leitor. Nesse estilo, o autor pode explorar diversas formas de criar uma identificação com o personagem, de limitar o acesso do leitor a determinados pontos da narrativa, de aumentar a subjetividade da mensagem que ele quer passar etc. O romance epistolar oferece muitos recursos para dar o tom de uma história e ainda é uma das técnicas mais interessantes da literatura.

https://www.instagram.com/nostalgiacinza/
*Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem podem ser feitas diretamente com nosso contato. Atenderemos prontamente Photo by Álvaro Serrano on Unsplash

Inscreva-se na newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados. Faça parte da newsletter feita para os amantes dos livros ♥

You May Also Like

0 comments