O que é Cli-Fi?

by - 07:41


Em uma novíssima série de posts sobre estudos literários, vamos explicar um pouco alguns gêneros que estão ganhando força e trazendo para o público livros incríveis.

A ficção científica, também conhecida como sci-fi, é um gênero queridinho por leitores do mundo todo. Com editoras especializadas na publicação de livros que misturam a ficção especulativa com elementos futurísticos, o sci-fi já tem um público fiel e apaixonado. O cli-fi, por outro lado, chega com uma proposta um pouco diferente.

Cli-fi, também conhecido como Climate fiction, é um subgênero da ficção que trata das mudanças climáticas, como o aquecimento global, e suas implicações passadas, presentes e futuras. Desde 1800, quando diversos cientistas começaram a estudar as consequências das intervenções humanas no aumenta das temperaturas do planeta, o futuro da humanidade se tornou cada vez mais incerto e a literatura fez questão de acompanhar essa dúvida.

Entretanto, foi apenas no final dos anos 2000 que o jornalista Dan Bloom cunhou o termo Climate Fiction como uma forma de incentivar a reflexão a respeito das mudanças climáticas. Para o jornalista que se vê como um missionário do gênero, a literatura cli-fi é importantíssima para fazer com que as pessoas, por meio de narrativas extremas e que fogem da abstração, consigam entender as perspectivas de um futuro assustador.

Um dos elementos mais chamativos no gênero cli-fi é como a ciência realmente ganha espaço de forma crível na construção das narrativas e justificativas. Ao trazer um enredo que poderia muito bem ser real e que pode, quem sabe, vir a se tornar realidade em um futuro próximo, o cli-fi ajuda a criar uma conexão do leitor com o mundo que ele habita, o que pode ajudar a trazer reflexões sobre a ocupação humana e as consequências das mudanças climáticas.

Confira alguns livros de cli-fi já lançados no Brasil:


Para saber mais:

E além do conteúdo postado no Blog, no YouTube, Instagram e Twitter, o Nostalgia Cinza conta com uma newsletter especial para os amantes da literatura. Além de ficar por dentro do conteúdo postado nas redes sociais, ao assinar a newsletter você tem acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado editorial, literatura e ainda fica à par dos lançamentos mais aguardados. Inscreva-se e receba também essas newsletters preparadas com muito carinho para todo leitor ♥

You May Also Like

0 comments