Resenha: Notas sobre ela

by - 11:34



Notas sobre ela me conquistou desde que conheci os poemas de Zack Magiezi. Acompanho o autor e poeta em seu perfil no instagram desde que me lembro e, quando ele lançou Estranherismo já me apaixonei por suas palavras simples, doces e envolventes. 
Em Notas sobre ela o autor volta com poemas inéditos que, mais do que encantar, contam a história da vida de uma mulher que poderia muito bem ser qualquer uma de nós. 
Quer saber o que achei do livro? Então confira a resenha de Notas sobre ela:

“Livro do poeta autor de Estranherismo e sucesso na internet. Ao retratar a mulher da infância à maturidade, Zack Magiezi mergulha no universo e na aura femininos revelando suas nuances, facetas e matizes. Dos picos de solidão noite adentro às alegrias ensolaradas à beira-mar; dos cheiros e tatos da inocência às expectativas que ora se cumprem ora se quebram; dos sonhos que reconfortam à realidade que lapida. Os vislumbres e as impressões; sentimentos e sensações; gestos, fotos, livros, discos, pessoas: nada foge ao autor. Obra inédita inspirada na série de textos que conquistou as redes sociais, Notas sobre ela é, em essência, sobre todas elas."











FICHA TÉCNICA 
Título: Notas sobre ela
Autor: Zack Magiezi
Ano: 2017
Páginas: 110
Idioma: Português
Editora: Grupo Editorial Record (Bertrand Brasil)
Nota: 4/5
Compre: Amazon / Saraiva
Comprando por esses links você ajuda e incentiva o Nostalgia Cinza
LIVRO CEDIDO PELA EDITORA


Notas sobre ela é um daqueles livros para ler quando se está procurando um descanso para a mente. Zack Magiezi conta, através de poemas bem curtos, a vida de uma mulher sem muitos dilemas pessoais, sem muitas perturbações. Ou seja, é uma mulher comum, como qualquer outra. Isso faz com que a leitura corra de um jeito tranquilo e gostoso de ler.
O livro é dividido em quatro fases: infância, juventude, ser adulta, velhice. A velhice, a fase mais curta de todas, é narrada em primeira pessoa, ao contrário das três anteriores que têm um narrador onisciente contando a história da mulher. A falta de um nome para a protagonista é apenas mais uma forma de criar uma identificação com ela; é muito fácil se colocar em seu lugar. 


“Dispensou as bonecas
Ela sempre quis os livros
Os seus olhinhos brilhavam
Quando visualizavam o título em vermelho
'As viagens de Gulliver'
A imaginação é visita atrevida
Entrou nos olhos dela
E nunca mais foi embora." P. 11

Ao contrário de Estranherismo, em que cada poema parecia me conquistar de uma forma diferente, fiquei com a impressão de que Notas sobre ela foi escrito de uma forma mais "dura". Quer dizer, os sentimentos transmitidos no primeiro livro do autor me pareciam mais autênticos e despertavam sensações que senti falta em Notas sobre ela. Enquanto alguns poemas eram delicados e encantadores, outros pareciam ocupar espaço na página. Gostaria de ter lido alguns poemas mais emocionantes, mas acredito que não foi essa a intenção do autor com essa pequena coletânea. 




A fase narrada na infância é minha favorita porque enfatiza as pequenas descobertas diários. É uma narrativa que mostra o mundo sendo observado e compreendido através dos olhos de uma pequena menina que ainda tem um longo caminho pele frente. É um capítulo doce, dá para sentir a nostalgia em cada página folheada, em cada palavra escrita. Zack Magiezi tem o dom de encantar com seus poemas e Notas sobre ela é apenas um dos inúmeros exemplos disso. Ele conta desde o primeiro contato da menina com o mar até a primeira mudança para um lugar completamente novo. É uma delícia, como mulher, tentar lembrar exatamente como me senti durante os mesmos eventos.
A diagramação do livro é bem diferente, me surpreendi porque foge completamente ao design do primeiro livro de poemas do autor. A capa é dura, com apenas uma pequena máquina de escrever enfeitando o topo da página, a fonte Lacrima em amarelo e em alto relevo, e o papel é Reciclato, um fator que não mudou em relação ao Estranherismo.




“Ela parou
E viu que estava correndo atrás de alguém que não queria ficar
Ela parou
E viu como isso a deixou distante do seu amor-próprio
E voltou" P. 73


Adoro poesia, amo livros de poema. Quando Notas sobre ela chegou aqui em casa me surpreendi porque as palavras de Zack Magiezi já conquistaram um lugarzinho especial na minha estante. Mal posso esperar para o próximo lançamento do autor, tenho certeza que será ainda mais adorável
Notas sobre ela é um daqueles livros para ler com uma deliciosa caneca de chocolate quente e um cobertor sobre o colo. É uma viagem gostosa pelas fases da vida de uma mulher com delicadeza e ternura. É um livro leve, tranquilo e rápido de ler. É um presente para o próprio coração e para alguém que goste de suspirar em voz alta. Uma leitura para terminar em uma sentada no sofá.

Se você gostou da resenha e quer conhecer outro livro de poesia, confira a resenha de Regurgitofagia!

“Olho para a minha filha
Minha menina de olhos castanhos
Tão mulher
Tão segura
Resolvendo tudo
Independente e forte
Ela sabe disfarçar tão bem quanto a mãe" P.107



Quer ficar por dentro de todos os posts do Nostalgia Cinza? Então assine a newsletter! É só colocar seu email, prometo não encher sua caixa de entrada <3

You May Also Like

1 comments