20 anos de FRIENDS

by - 17:29


            Esse post vai ao ar num dia muito especial. Há exatamente 20 anos – no dia 22 de Setembro de 1994 – a NBC estreava a série que, algum tempo depois, se tornaria o sitcom mais famoso dos Estados Unidos.
Friends chegou com um roteiro simples, cômico e cotidiano. A história da série gira em torno da vida de seis amigos que moram em Manhattan e vivem suas vidas tentando se ajustar à vida adulta. Filmada em poucos cenários (basicamente apenas o apartamento de Monica, o de Chandler e Joey e a cafeteria), com diálogos simples e bem humorados, a série evoluiu ao construir a personalidade dos personagens e desenvolver tramas corriqueiras. Friends, que começou com problemas de orçamento, acabou se tornando um fenômeno mundial, com 10 temporadas de sucesso, dezenas de prêmios e boas colocações em listas dos melhores seriados da TV. O último episódio de Friends foi exibido no dia 6 de maio de 2004 e foi assistido por nada mais, nada menos que 52,5 milhões de pessoas só nos Estados Unidos.
Como fã alucinada, não poderia deixar de fazer um post em homenagem aos 20 anos da série de comédia mais fantástica de todos os tempos. Espero que os fãs da série curtam o post e que aqueles que não conhecem, fiquem morrendo de vontade de assistir.

Após 20 anos de estreia e 10 de encerramento, a série ainda é televisionada e mantém ótimos índices de audiência. Atores como Jennifer Aniston foram consagrados, a música de abertura I’ll Be There For You da banda The Rembrandts ficou em primeiro lugar nas paradas de sucesso por muito tempo, diálogos e referências entraram para a história da comédia de TV e até hoje Friends conquista novos fãs.



Friends é a minha série favorita, sem sombra de dúvida. Para quem não sabe, tenho até um tumblr dedicado inteiramente ao seriado, onde posto apenas gifs e edições feitos por mim. Clique aqui e conheça o f-centralperk. Já devo ter assistido todos os episódios pelo menos quatro vezes, alguns já vi mais de dez. Friends já faz parte da minha vida há alguns anos e vai ser um pedacinho de mim pra sempre. Sei a maioria dos diálogos de cor; e mesmo sabendo inúmeros episódios de trás pra frente, ainda morro de rir como se tivesse sido a primeira vez. É quase impossível escolher os meus favoritos, muito menos o que eu gosto mais. Assim como eu, existem muitos outros fãs alucinados com a série. É impossível não rir de pelo menos um episódio e quase impossível não se apaixonar com a série.
A série conta com 236 episódios, cada um com, em média, 22 minutos. E são os 22 minutos mais bem gastos do dia. Muitas vezes me vi impossibilitada de mudar de canal, mesmo já tendo visto aquele episódio trocentas vezes. Porque Friends é bom assim.



Ao longo da história, muitos atores famosos fizeram participações especiais na série. Alguns deles: Brad Pitt, Bruce Willis, Charlie Sheen, Dakota Fanning, Emily Osment, Gary Oldman, George Clooney, Hugh Laurie, Julia Roberts, Robin Williams, Sean Penn, Tom Selleck, Winona Ryder, etc. Friends se tornou uma série de peso, com convidados especiais tão importantes quanto.
Uma das coisas que mais gosto na série é a maneira como os personagens amadurecem ao longo das temporadas. Os atores conseguiram se conectar perfeitamente com cada personagem, dando um caráter e personalidade especiais para cada um. Acho isso mágico. Cada personagem tem sua trajetória ao longo da série, sendo trabalhado de forma igualitária aos outros, não existe preferência.
Friends é aquela série para assistir em qualquer momento. Assisto quando preciso me distrair, quando preciso rir, quando só quero me senti bem, quando estou entediada. Não é necessário ter assistido todos os episódios anteriores para entender um capítulo, então se estiver na dúvida sobre assistir ou não pela primeira vez, não se preocupe. Mas é muito bacana ver a trajetória dos personagens, a maneira como a história simplesmente se desenrola.  

Friends completa hoje 20 anos e é impossível não ficar um pouco nostálgica. É claro que vou matar a saudade (como se já não matasse quase todos os dias), e para isso separei alguns dos episódios mais engraçados. É impossível selecionar os meus favoritos, então fica aqui a minha lista daqueles episódios em que tive que limpar as lágrimas que minhas gargalhadas me deram de presente. Sem ordem específica de preferência.

1)      The One With Unagi (Temporada 6 - Episódio 17)
2)      The One With The Ball (Temporada 5 - Episódio 21)
3)      The One with the Embryos (Temporada 4 - Episódio 12)
4)      The One With the Cop (Temporada 5 - 16)
5)      The One With Joey's New Brain (Temporada 7 - 15)
6)      The One With The Football (Temporada 3 - Episódio 9)
7)      The One With The Blackout (Temporada 1 - Episódio 7)
8)      The One in Barbados (Temporada 9 - Episódio 23)
9)      The One with Ross's Sandwich (Temporada 5 - Episódio 9)
10)   The One with Phoebe's Husband (Temporada 2 - Episódio 4)



Ao longo de 10 anos, a série evoluiu bastante. O que começou com um grupo de seis amigos jovens e um pouco imaturos terminou com o mesmo grupo muito mais adulto e maduro. Sem nunca perder o encanto. Friends é apaixonante, a simplicidade da série é cativante. Sem efeitos especiais, sem forçar a barra, sem um enredo muito complexo e problemático; apenas um grupo de seis amigos tentando se virar no começo da vida adulta e fazendo de tudo para ficarem juntos.
Não só os atores aprenderam muito com a série, mas os fãs também, inevitavelmente. Sei que Friends fez e ainda faz parte da vida de muitas pessoas ao redor do mundo, com uma série tão boa não tinha como ser diferente.

Algumas curiosidades sobre a série:

- O primeiro nome da série foi Insomnia Cafe. Depois passou para Friends Like Us, Six of One e finalmente para Friends.
- O romance entre Ross (David Schwimmer) e Rachel (Jennifer Anniston) acabou se desenvolvendo devido à química entre os atores, não era algo previsto inicialmente.
– Phoebe (Lisa Kudrow) e Chandler (Matthew Perry) deveriam ser coadjuvantes.
- David Schwimmer foi o primeiro dos seis protagonistas a ser contratado e Jennifer Aniston a última.
- A moldura que fica em volta do olho mágico no apartamento da Monica tinha originalmente um espelho. Ele foi quebrado por um membro da equipe, mas acharam que ficava bem assim mesmo. Acabou virando um símbolo da série.
- David Schwimmer dirigiu vários episódios da série.
- O episódio de The One After Vegas foi dedicado a Courteney Cox e David Arquette, que haviam se casado. Nos créditos iniciais, todos os membros do elenco e da produção tiveram o sobrenome Arquette adicionado ao final de seus nomes.
- James Michael Tyler, que interpreta Gunther, foi contratado porque era o único extra que sabia mexer em uma máquina de espresso.
- Todos os seis personagens moraram no apartamento da Monica.


Antes de gravarem os últimos episódios, os atores e os roteiristas gravaram um vídeo com comentários sobre a série. Eles se despedem do maior trabalho de suas carreiras e o adeus deles é emocionante. Se você é fã, com certeza vai ficar com os olhos brilhando. Esse vídeo está no DVD da última temporada e quem curte Friends precisa assistir. Confira o vídeo abaixo:



Espero que os fãs de Friends tenham gostado do post e que aqueles que nunca assistiram nenhum episódio se rendam e morram de amores por uma série fantástica. Tenho certeza de que não vão se arrepender de assistir.
Fica aqui meu carinho por um seriado tão presente na minha vida. Quem é fã de séries sabe que algumas simplesmente nos marcam de maneiras irremediáveis; foi o que Friends fez comigo. Daqui a 10 anos estarei comemorando 30 anos da série e novos fãs vão se juntar a mim, tenho certeza.
Se você ficou morrendo de vontade de assistir, Friends é televisionado pelo canal Warner aqui no Brasil. 

I’ll be there for you <3



Se você é fã de Friends, me conta! Friends faz parte da sua vida tanto quanto faz da minha? E se você ainda não tinha assistido nenhum episódio, ficou com vontade de ver? Não deixe de comentar!

You May Also Like

5 comments

  1. Friends é meu seriado favorito! Amo de paixão.

    Eu vi todos e sempre que acho na teve a cabo reprise paro para olhar. Acho incrivel como um enredo super simples conseguiu ter uma importância absurda na tv!

    E sim, também adoro o episódio do Unagi!

    ResponderExcluir
  2. Assisti toda a série pelos menos uma dez vezes e ainda rio muito quando assisto. Tenho a série completa em dvd e é uma coisa que guardarei para a vida. Amo também o episódio do Unagi, Ross tá impagável! Outro episódio que adoro é The one where everybody finds out, simplesmente sensacional!

    ResponderExcluir
  3. A melhor série de todos os tempos!!
    Todo mundo gosta, né?

    Amei o post.

    Beijinhos, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Essa é somente a minha série favorita da vida. Comecei a assistir porque minha tia era fã e eu passava muito tempo na casa dela. Depois de dois episódios me apaixonei e não consegui parar mais. Tem alguns episódios mais tristes que eu ia chorando enquanto assistia e meu marido falando: "Você sabe que é de mentirinha, né?" kkkkkk Pra mim é muito real.
    Beijos
    P.S.: Tira a confirmação de palavras. É um saco e desanima de comentar ;)

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa Friends tbm é a série da minha vida sério msm. Eu comecei a assistir a série quando já estava na última temporada...me marcou muito pelo fato da época em que eu vivia tbm tinha um grupo de amigos e nós tbm éramos inseparáveis na época. E até hoje assisto a série todos os dias e o Netflix me ajuda bastante nesse quesito!

    ResponderExcluir